Menu

Impressão 3D e o que o CAD tem haver com isso?

Publicado por Glauber de Souza Silva em 17/07/2016 - Nenhum Comentário

Salve galerinha, hoje falaremos sobre um assunto que pra muitos é a nova revolução industrial, a impressão 3D. Sabemos que a impressão 3D não é uma tecnologia muito atual, tampouco é um super avanço. Mas que a transformação de máquinas super caras e inacessíveis em um utensílio de escritório trará para humanidade uma revolução, com certeza trará. A muitos anos atrás, fazer os desenhos de um projeto era um trabalho muito custoso e caro. Profissionais aptos a fazer desenhos bem representativos, bonitos e num prazo pequeno eram raros e caros. Nós precisávamos dar um jeito nisso, e criamos a ferramenta CAD. Com isso ficou bem mais fácil representar o que queríamos e fazer modificações quando necessário já não era um problema tão grande assim.

impressão 3d

O que a Impressão 3D tem a nos oferecer?

Com todo o avanço das ferramentas CAD hoje temos muitos recursos para testar e desenvolver novos produtos. A modelagem 3D nos trouxe a capacidade de realmente recriar o que queremos no mundo digital. E as ferramentas de simulação, cada vez mais robustas e tecnologicamente avançadas, podemos recriar o ambiante e situações que quisermos. Mas estes testes normalmente são feitos por sistemas computacionais, programados por seres humanos e que pode deixar passar alguma variável que possa existir no mundo real. E para não deixar passar nada, são feitos protótipos e esses protótipos são submetidos a inúmeros testes reais para saber onde estão as falhas e consequentemente saber como corrigi-las. Como a criação desses protótipos não é nada barato, só se chega a fazê-lo, para testes finais, deixando a cargo da teoria e da experiência dos projetistas a responsabilidade de que aquilo tudo tem de funcionar.

A impressão 3D veio para que a prototipagem, fosse mais acessível e pudesse ser feita em várias fases do projeto. Podendo assim ter um produto mais enxuto e com menos erros ou reparos na fase final de testes.

Onde Entra o CAD nessa história?

Bom acho que o CAD não entra nessa história. Ele é a história. Se não existisse o CAD e a modelagem 3D, a impressão 3D não seria possível. A capacidade de desenvolver modelos precisos, trouxe a possibilidade de criar o que quisermos. Hoje se quisermos podemos baixar e imprimir até armas de fogo. A tecnologia e hardware necessários já estão aí. Basta que nós apliquemos e nos desenvolvamos para nos adaptarmos a esse novo mundo.

O que falta para chegarmos lá? Nessa revolução da impressão 3D?

Bom eu poderia dizer que não falta nada e que está aí em nosso dia-a-dia. Mas isso seria deixar de lado que estamos num país que não apoia o desenvolvimento tecnológico. Hoje vendemos soja e compramos computadores. Essa matemática não pode bater. Quantas toneladas de Soja temos que vender para comprar uma impressora 3D? Na cotação atual, teríamos que vender 4 toneladas de soja para pagar por uma boa impressora 3D. Eu sonho um dia que teremos em nosso país, uma ajuda ao desenvolvimento tecnológico. Onde profissionais das áreas técnicas, serão bem mais valorizados e que possamos fazer como verdadeiros técnicos e não como professores pardais, arriscando nossa carreira. E para isso a prototipagem é necessária. E o futuro da prototipagem é a impressão 3D. Vamos correr para o futuro e deixar que nossas mentes nos levem a evolução.

Grande abraço amigos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *