Guia AutoCAD 2015 – O que há de Novo?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Mais um ano, mais um AutoCAD lançado. A Autodesk tem sido muito confiável mantendo-se fiel em suas atualizações durante anos. Aqui está a meu guia AutoCAD 2015 de novos recursos – juntamente com a minha opinião.

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

Já há muito tempo, a Autodesk tem tentado adicionar uma “Capa” para o AutoCAD. Lembre-se da atual página? Desta vez, eles em minha mera opinião, acertaram. Aqui está o que você vê agora ao iniciar o AutoCAD.

Tela inicial AutoCad 2015

Neste ponto você está em uma guia que se chama New Tab(Nova aba).

Na parte inferior estão dois links. Por padrão, você está na página Create. Se você clicar no link Learn(saiba mais), a página desliza para mostrar-lhe alguns vídeos de treinamento , dicas e recursos on-line .

Na guia Criar, há três colunas:

  • Get Started (Começar): Aqui você pode clicar em Start Drawing (Iniciar Desenho) ou escolher um modelo, abrir arquivos, abrir um conjunto de folhas (sheet set), obter mais modelos on line, e explorar desenhos de exemplo.
  • Recent Documents (Documentos recentes): Aqui você vê as miniaturas de desenhos recentes que você abriu. Para abrir basta clicar sobre a miniatura do desenho que necessita visualizar.
  • Conect (Conecte-se): aqui você pode entrar no Autodesk 360 ou enviar feedback.

Se você clicar em Get Started , Abre-se um arquivo com o nome Drawing1 numa Nova guia. Você pode clicar no botão New Tab (ele se parece com o botão New Tab em seu navegador) para obter a mesma tela de três colunas que você vê quando abre AutoCAD – lá você pode iniciar um novo desenho ou abrir um existente. As guias de layout funcionam de forma semelhante, contando com uma guia Novo layout.

A grande sacada é que cada desenho que você abre, Sendo na guia New tab ou usando o comando OPEN, terá a sua própria guia. Deste modo fica muito mais fácil alternar entre os desenhos.

Minha opinião: Eu não sou um grande fã de “covers”. Mas eu amo estas novas guias.

Ajuda Animada

No novo sistema de Ajuda, se você clicar na ferramenta que deseja usar ou buscar o comando, uma seta animada mostra onde a ferramenta está nas abas superiores. Se a ferramenta não está no menú superior, uma mensagem informa qual guia da barra e do painel ela está.

Isso é útil para iniciantes. Na verdade, qualquer um pode usar este recurso para as ferramentas que não estão nas abas visíveis, porque parece que eles continuam mantendo coisas fora dela! Por exemplo, na guia Exibir, embora tenha muito espaço nela, não mostra os seguintes comandos:

• Vistas (Views)

• Estilos de visualização (Views Styles)

• Coordenadas (Coordinates)

• Navegar (Navigate)

Novos esquemas de Cores

 Há um novo esquema de cores escuras. Foi supostamente implantado para minimizar o cansaço visual. Para alterá-lo, inicie o comando Opções (options) e, na guia Exibição (Display), selecione entre as opções Light e dark na lista drop-down esquema de cores (color scheme).

Eu particularmente gosto muito desse sistema de cores escuros, pois deixa o ambiente com menos luz deixando a visualização do software menos cansativa.

 

Inserir Blocos diretamente da barra de ferramentas

 image007

Se você tem blocos armazenados no desenho, você pode inseri-los a partir da barra de ferramentas. O que poderia ser melhor? Você pode fazer o mesmo para as dimensões, textos de chamada (mleaders), texto, tabelas e células de tabelas.

Minha opinião: Ótimo Recurso!

Nova Visualização de objetos selecionados e Seleção por lasso (Lasso Selection)

Os objetos selecionados se apresentam de uma forma diferente. Em vez do velho tracejado, os objetos agora ficam com suas linhas grossas e destacadas.

Seleção por Lasso (lasso selection) é uma nova maneira de selecionar objetos. Você clica em uma área em branco e arraste ao redor dos objetos. Solte o botão do mouse quando você está feito. Qualquer coisa que atravessa a fronteira laço é selecionado.

Assista ao vídeo Postado no Canal Carris Technology no Youtube.

Pré-visualização de comando

Você pode ver o resultado de TRIM, EXTEND, BREAK e MATCHPROP antes de selecionar os objetos, para ver se o resultado será o esperado. Isso deve reduzir o número de operações de desfazer, trazendo mais produtividade. Por exemplo, quando você está aparando um objeto, depois de especificar o objeto base, você pode passar o cursor sobre o objeto que você deseja cortar e ver o resultado antes de selecionar o objeto.

Minha Opinião: Muito útil!

Emblemas de Cursor

Quando você está fazendo certas operações, há um ícone, chamado de emblema, no cursor, para que você saiba o que você está fazendo. Por exemplo, Você verá um X quando você usar o comando ERASE. Da mesma forma, existem emblemas para copiar, mover, escala e ZOOM.

Minha Opinião: Não vejo muita utilidade neste recurso, até por que é mais fácil lembrar o comando que está sendo usado do que decorar o que cada emblema quer dizer.

Novos controles de viewport

Você pode mais facilmente redimensionar as viewports arrastando em seus limites. A janela ativa é mais claramente delineada com um limite azul claro. Você pode pressionar Ctrl e arraste para dividir uma janela ou remover uma janela, arrastando o seu limite para a borda da tela.

Novos recursos de Texto (Mtext)

Marcadores e numeração são automáticos. AutoCAD muda automaticamente o texto,caso você pressionar a tecla Shift enquanto Caps Lock estiver ligado. Texto subscrito e sobrescrito são mais facilmente criados com os novos botões na barraEditor de Texto.

Há um botão de Cópia de Propriedades (Match Properties) no Editor Mtext para tornar mais fácil a cópia de propriedades de Texto.

A digitação de frações ficou mais fácil, também. Basta digitara fração utilizando uma barra e o AutoCAD já coloca em seu formato correto. Ao editar o texto, você verá um ícone de modificação automática e você pode clicar nele para controlar a fração.

O novo comando de Alinhamento de Texto permite alinhar o texto de uma única linha, múltipla ou objetos Mtext entre si. Este recurso alinha os objetos de texto com os outros para que eles não se pareçam jogados e é diferente do recurso de alinhar a esquerda, a direita ou centralizado encontrado na barra de ferramentas de texto.

Melhorias de localização geográfica

O recurso localização geográfica permite definir a localização geográfica de um mapa. (Se você quiser acessar os dados de mapas on-line, você precisa estar conectado à sua conta do Autodesk 360.) Usando dados on-line o Autocad permite que você especifique um local, inserindo um endereço ou em zoom sobre algum mapa. Você também pode incorporar dados e partes de mapas. É uma forma de fazer download de mapas do Google da área especificada em seu desenho.

E um pouco mais…

• Acesso mais fácil a ferramentas de desenho isométrico

• melhorias na nuvem de pontos

• Um novo framework de conversão de dados (ATF), Importações de CATIA, Pro Engineeer, SolidWorks e outros formatos, abrangendo malhas, curvas, cores de objetos e camadas.

• Há um novo complemento, chamado Autodesk BIM 360.

• Você pode criar ícones para botões da barra de ferramentas em formato de imagem PNG.

O que você mais gostou – e o que não gostou?

E quais novos recursos você gostaria de ver? Deixe um comentário!

*Este artigo foi originalmente publicado na página www.ellenfinkelstein.com – na língua inglesa, está aqui a tradução livre de minha autoria.

165 Comentários


  1. Ola, Em meus desenhos aparecem diversas linhas (tipo linhas guias) que atrapalham muito a visualização. Elas parecem estar ligadas a “pontos invisíveis” como faço para desativar esse recurso? E para que serve?
    Obrigada

    Responder

    1. Ola Maria, acho que você está se referindo ao grid, caso seja isso, basta você pressionar a tecla F7 que irá desativar o recurso.
      Quanto estar ligados a pontos, não entendi bem, mas caso o mouse só se movimente por este ponto pode ser o “snap mode” que está ativado e para desativar é só pressionar a tecla F9.

      Maria o grid serve para ter uma referência em relação as dimensões que está desenhando, como numa folha milimetrada. A distância desses grids pode ser configurada para melhor se adaptar a seu desenho.

      Espero ter esclarecido sua dúvida.

      Obrigado pela visita.

      Responder

  2. Após utilizar o autocad 2015 percebi estas mesmas linhas, em volta das linhas do desenho, realmente elas atrapalham, também não consegui retira-las ainda.

    Responder

    1. Geordano Lima, essas linhas aparecem quando a linha esta selecionada? Se sim, essa é a forma do AutoCAD 2015 demonstrar qual linha está selecionada, antes nas versões anteriores as linhas ficavam tracejadas. Para retornar o efeito de seleção para linhas tracejadas digite na linha de comando do AutoCAD 2015 o seguinte comando: “SELECTIONEFFECT” (sem as aspas), e modifique o valor que deve estar 1 para 0, pronto o efeito de seleção volta a ser como nas versões anteriores do AutoCAD. Espero ter ajudado.

      Obrigado pelo comentário

      Responder

      1. Obrigado pela atenção, porem já conhecia este recurso. E estas linhas que me refiro são: linhas na volta, de todas as linhas do desenho, mesmo as que não estão selecionadas. (quando está com zoom para todo o desenho, este aparenta estar desfocado, devido a estas linhas)

        Responder

        1. Olá Geordano Lima, me desculpe mas não visualizo estas linhas no meu AutoCAD 2015, poderia me enviar uma imagem da tela do AutoCAD 2015 com essas linhas aparecendo, talvez eu consiga ajudar a resolver o seu problema.

          meu e-mail é contato@desencad.com

          No aguardo.

          att

          Responder

        2. Boa noite Geordano, dei uma olhada nas imagens que me enviou e percebi sim a diferença, para modificar essa configuração vá em options -> acesse a aba System e clique sobre o botão “Graphics Performance”. Feito isso desmarque a opção “smooth line display” e pronto a visualização volta a ser como antes. Espero que tenha ajudado.
          Respondi por aqui porque sua dúvida pode ser a mesma, de mais algum visitante.

          Grande abraço. Obrigado pela confiança.

          Responder

          1. Cara eu tava sofrendo aqui com essas linhas irritantes.
            Resolvi meu problema com sua dica.
            Vlw mesmo!
            Obrigado.


          2. Muito obrigado Glauber, ajudou muito.


          3. Muito obrigado ! sua dica resolveu meu problema !


  3. Acabo de baixar o autocad 2015 para mac. Pois o meu autocad 2014 estava muito lento.
    Não estou conseguindo utilizar a bolinha no meio do mouse para dar o zoom. Isso mudou no autocad ?

    Responder

    1. Olá Taise, Não, o recurso continua o mesmo. Estive pesquisando aqui, e não encontrei um recurso do AutoCAD que resolva o seu problema. Mas li um pouco sobre e também conversei com amigos que tem muita vivência com o AutoCAD, e ouvi que nos casos que aconteceram esse problema, o causador era um drive do mouse incompatível. Tente atualizar o drive do seu mouse.

      Espero que ajude.

      Responder

  4. Estou usando o 2015 e o desenho fica apagado e quando passo o mouse somente quando passo o mouse em cima ele acende, como faço para mudar isso?

    Responder

    1. Olá Graziela, Tudo bem? Não entendi muito bem o que disse, o desenho não está aparecendo ou ele está mais apagado? Pergunto isso pois se ele está apagado pode ser ou porque ele é uma referencia externa e o AutoCAD exibe as referencias externas com uma transparência para que ele possa se distinguirdo resto do desenho ou, o seu desenho pode estar contido numa layer que está desligada pois em alguns casos, se configurado assim, o AutoCAD também apresenta transparência quando as layers estão desligadas. Diga-me qual caso é o seu, que talvez possamos ajudar a modificar as configurações para que possa resolver seu problema.

      Att,

      Glauber de Souza Silva

      Responder

  5. Bom dia. Uma coisa do CAD 2015 que as vezes me atrapalha bastante é quando vou aplicar o hatch, ele gera um preview do hatch, só que isso me atrasa muito pois muitas vezes ele dá o preview aonde não quero e tenho que ficar esperando o computador processar um área inteira á toa. Tenho como destivar esse preview do hatch?

    Responder

    1. Bom dia Cláudia Augusta, Respondendo a sua pergunta, sim há uma forma de desativar, basta modificar o valor da variável “HPQUICKPREVIEW” para “OFF”. Para isso basta digitar o comando “HPQUICKPREVIEW” na linha de comando e pressionar “Enter”, digitar novamente na linha de comando o valor “OFF” e pressionar “Enter” finalizando o comando. Prontinho não haverá mais o preview do seu Hatch.

      Espero ter ajudado.

      Grande abraço,

      Responder

  6. Boa tarde!
    Estou quebrando a cabeça com o cad2015. Já consegui resolver o problema do hatch, que seleciona Tudo , até você conseguir clicar no que realmente quer hachurar. Usei o comando que você citou HPQUICKPREVIEW.
    Agora, o problema é no paper space… seleciono minhas penas, clico em display plot styles, mas o hatch sempre fica colorido… ele nao assume na visualização as cores das penas. Não adianta dar regenall. Na plotagem ele sai com a cor que eu quero, mas no layout nao consigo ver como vai ficar a plotagem. Você sabe como faço para o hatch no layout/paper assumir as cores do meu plot style?
    Obrigada!

    Responder

    1. Olá Monica, Que bom que consegui resolver uma das suas dúvidas, Vamos tentar resolver a outra:
      Para que a pré-visualização apareça como deve ser impresso, devemos configurar a página para que mostre dessa forma.
      1 – Digite na sua linha de comando PAGESETUP – Abrirá uma janela para que selecione e modifique as configurações de página.
      2 – Sem clicar em nada antes, clique em modify. Observe no canto superior esquerdo da janela que abrir se o campo “name” estará como .
      3 – Agora no canto superior direito selecione o plotstyle que deseja.
      4 – Aqui está o pulo do gato. Marque a opção “Display Plot Style”.
      5 – Clique em OK.

      Feito isso, acho que irá resolver o seu problema.

      Espero seu FeedBack.

      Grande Abraço.

      Responder

  7. Olá Glauber
    Eu já tinha feito todos esses procedimentos ontem, mas não dava certo, o hatch continuava colorido. Troquei de plot style, dei um monte de regen, olhei várias vezes se o display plot style estava marcado, testei em vários desenhos, e no final acabei desistindo. Só esqueci de fechar o autocad e abrir novamente… Hoje, quando liguei o PC e abri o arquivo, estava tudo lindo, do que jeito que deveria estar!! Vai entender…

    Obrigada pela ajuda!!

    Responder

  8. Boa tarde!
    Meu problema é semelhante ao da Mônica. Eu uso um driver de plotter HP 1050C instalado como impressora virtual do Windows há muitos anos. Na visualização do Layout, eu deixo marcada a opção “Display plot styles” e meu layout se apresenta nas cores e penas configuradas para plotagem. No AutoCAD 2015 funciona da mesma maneira, contudo, todos os hatchs aparecem com espessuras que não correspondem à configuração de penas e cores adotadas. Na verdade aparecem todas bem mais grossas. A plotagem sai normal, obedecendo o configurado. Queria saber também, porque se ativo o “Hardware Acceleration” no Graphics Performance o desenho fica todo esmaecido, quase apagado. Quando um comando está ativo o desenho se destaca onde se passa o cursor.
    Obrigado

    Responder

    1. Olá Nerino, Li sua pergunta hoje pela manhã e logo fui buscar informações sobre os problemas que citou, mas até o momento não encontrei respostas. Me parece estranho esses problemas ocorrerem no AutoCAD 2015, você consegue informar se estes problemas ocorrem em outras versões quando instalado em seu computador?

      Responder

      1. Boa noite Glauber! É realmente muito estranho, pois nunca ocorreu isso, em nenhuma versão. Eu tenho a vesão 2014 instalada no mesmo computador e, nela é normal. Eu abro o mesmo desenho e tudo funciona normalmente. Hoje, me deparei com mais um problema, que pode ter relação com o anterior. Em um desenho, eu tenho 2 layout’s. Respectivamente o pavimento térreo e mezanino em cada um. Trata-se de um salão de eventos em dois pavimentos e com a área de piso hachurada com linhas quadriculadas. Ao utilizar a opção “Screening” no Plot Stylr Table Editor, para deixar as linhas mais claras, a visualização também não obedece. Abro no 2014 e está normal. Como lhe disse antes, os comandos para impressão, são obedecidos, apenas sua visualização é que não funciona. Percebi também que, ao fechar o desenho e abrir novamente, ele atualiza a visualização e mostra de acordo, porém, só no layout que estava ativo quando o desenho foi fechado. No outro layout, que tem o mesmo hatch, da mesma cor, do mesmo layer, não obedece. Eu achei que pudesse ser algum conflito com o driver da plotter usado, mas testei com o driver da HP T520 e não muda nada.
        Obrigado pelo seu empenho e se conseguir alguma resposta, por favor me comunique.
        Abraço

        Responder

        1. Olá Nerino,Realmente são exceções muito estranhas, que realmente parece ser proveniente de algum conflito entre drivers ou coisa parecida. Estou buscando uma solução, mas até este momento não obtive sucesso. Já busquei vários recursos relacionados com exibição e plotagem e realmente está sendo um desafio. Com certeza quando tiver alguma novidade te digo. E o que é mais incrível é que não há nenhuma documentação da autodesk, nem no site oficial ou nos foruns da comunidade, que apontem para algum erro ou incompatibilidade do AutoCAD 2015. Mas continuo na procura, grande abraço.

          Att,

          Responder

          1. Olá Glauber, comigo tbm está ocorrendo exatamente o mesmo problema… o pior é que tenho hatches que estão na mesma layers que algumas linhas e na visualização do layout estas linhas aparecem de acordo com o configurado nas penas mas os hatches saem coloridos e com as espessuras todas erradas… já fucei em tudo e não consegui encontrar a origem do problema tbm… Se conseguir alguma resposta, por favor me ajude rs grande abraço!


          2. Olá Marlon, Estou em busca da solução para este problema, mas não encontrei ainda material, nem no site e nos foruns oficiais da Autodesk, e nem nos arquivos de ajuda do software, mas continuo minha busca e caso encontre a resolução postarei e avisarei a vocês todos que estão incluídos por e-mail.

            Grande Abraço.


  9. Obrigado Glauber!

    Eu acho que na verdade isso pode ser um bug da nova versão. Como poucas pessoas (pelo menos que eu conheço) utilizam a opção “Display Plot Styles” ativada e com um driver virtual de plotter, o problema ainda não tenha sido relatado.
    Qualquer novidade, é só postar, pois, estou constantemente na página. Parabéns pelo serviço que você presta.
    Abraço

    Responder

  10. Olá gostaria de saber como fazer as coordenadas no autocad 2015? Ou seja colocar aquele comando 0000 para fazer planta baixa, já tentei colocar mas não consigo

    Responder

    1. Olá Natalia, Obrigado pela visita. Gostaria de poder ajudar, mas não estou conseguindo entender exatamente o que quer. O que quer dizer por coordenadas? Eu costumo colocar coordenadas utilizando ou ferramenta texto que é a forma manual ou utilizando uma lisp que faz a inserção automática da coordenada quando clicamos em um ponto da tela. Mas temos que saber se está falando mesmo de coordenadas, pois não vejo a motivo para utilização de coordenadas em uma planta baixa. O que você quer dizer não sãos as cotas, para representar as dimensões de cada objeto na planta? Aguardo retorno.

      Grande Abraço.

      Glauber de Souza Silva

      Responder

  11. Olá Glauber,
    Fiz a atualização do meu autoCAD para 2015, porém eu utilizava o autocad classic e estou meio perdida agora.
    Onde se encontram as ferramentas de DRAWING LIMITS, REGEN, RASTER IMAGE e TOOLBARS?

    Obrigada

    Responder

    1. Olá Fernanda Pironi, Obrigado pela visita. Bom, vejamos. Com as mudanças de interface sempre há duvidas de onde está cada comando e tudo mais. E eu sempre digo para os cadistas mais antigos que deveriam já ir se adaptando a nova interface para que a mudança não tivesse que ser na marra. Mas com o dia a dia do trabalho, sempre na correria não podemos nos dar ao luxo de perder tempo na busca de um recurso que estamos acostumados a ter em mãos rapidamente. Entendo a sua dificuldade, pois uso AutoCAD desde a versão R14 e então tive que passar por essa adaptação, quando foi lançado o AutoCAD 2008 se me lembro bem, foi essa a versão que as mudanças foram mais radicais, lembro de ficar horas para concluir um desenho que levaria minutos para terminar.
      Agora Fernanda, respondendo parte de sua dúvida, sempre temos a facilidade de acessar qualquer recurso que se saiba o nome pela linha de comando apenas digitando o comando pelo teclado e apertando enter. Vamos por partes. Eu não consegui saber em quais toolbars se encontram cada um dos recursos que citou pois estou no trabalho, e hoje ta maior correria aqui. Mas para que você possa fazer suas pesquisas, as toolbars se encontram no menu Tools que está localizada na barra de menus superior (aquela mesma onde está o File, edit, insert…). Se não conseguir encontrar por favor volte a fazer contato para que eu possa sanar sua dúvida. Desculpe não poder responder diretamente cada dúvida sua hoje, pois está maior correria aqui, mas respondi para que não ficasse sem nenhuma resposta, não gosto de deixar meus leitores sem uma resposta por muito tempo. Aguardo retorno para saber se conseguiu resolver ou não seu problema.

      Grande abraço,

      Glauber de Souza Silva.

      Responder

  12. Boa tarde, Glauber!
    Gostaria de saber, porque as vezes o hatch muda a escala dele em computadores diferentes?
    Por exemplo, estou mexendo no meu projeto e coloco o hatch.
    Aí vou mexer no mesmo projeto, mas em outro computador (da minha casa) e quando vou dar hatch, a escala muda (ou fica tudo pequeno, ou tudo grande)? Você sabe me dizer?
    Muito obrigada!!!

    Responder

    1. Olá Amanda, esse problema que você citou é muito comum e normalmente e causado pela diferença de unidades entre desenhos, por exemplo: Quando você cria um novo arquivo e seleciona o template acad.dwt você está selecionando um arquivo que trabalha nas unidades Inchs e Feet(Polegadas e Pés), e quando seleciona o arquivo de template acadiso.dwt está trabalhando no sistema métrico, que é mais comum para nós brasileiros. Então eu sugiro que sempre que criar um arquivo novo utilize o template acadiso, e creio que não terá novamente esse problema.

      Espero que tenha ajudado.

      Att,

      Glauber de Souza Silva
      Técnico Projetista
      CEO do DesenCAD.com
      contato@desencad.com

      Responder

  13. Olá, adoro o autocad 2015, e uma das novidades que mais gosto é a linha selecionada em azul, mas instalei no meu computador e veio com a linha de seleção tracejada, gostaria de mudar pra ela ficar azul, como faço? Outra coisa, quando abro o editor de texto no layout, aparece um fundo branco na caixa de texto que dificulta muito a visualização do cursor, tem como mudar isso?Muito Obrigada!

    Responder

    1. Bom dia Ana Luiza, Para mudar o efeito da seleção é simples basta mudar o Valor da variável SELECTIONEFFECT para 1, e pronto você terá de volta o efeito azul no seu AutoCAD 2015.

      Espero que tenha ajudado.

      Grande abraço.

      Att,

      Responder

  14. Boa tarde Gláuber. Já trabalhava com AutoCAD 2015 e precisei reinstalar ele. Tinha uma toolbar no rodapé da tela chamada “CUSTOMIZATION”, que aparece o model space, grid, snap, osnap, etc…Como faço pra habilitar essa toolbar? E aproveitando, gostaria de saber de você se tem como eu deixar o GRID do AutoCAD 2015 igual do AutoCAD 2007, por exemplo, que ao invés de linhas, mostrava apenas pontos? Muito obrigado.

    Responder

    1. Boa tarde Fernando, obrigado pela visita. A barra que está citando creio que seja a barra de Status (Status Bar), caso ela não esteja aparecendo, digite o Comando “STATUSBAR” na linha de comando e modifique seu valor para “1”, creio que isso resolverá seu primeiro problema. Agora modificar a exibição das linhas do grid, nunca fiz, mas pesquisarei e caso tenha alguma novidade posto aqui.

      Grande abraço e espero que ajude.

      Att, Glauber de Souza Silva

      Responder

      1. Boa tarde Gláuber. Obrigado pela dica. Valeu mesmo. Com relação ao grid eu acabei encontrando a resposta. Você vai na barra “DRAFITING SETTINGS” e clica na aba “SNAP AND GRIDS” e daí você configura o grid do seu jeito nas opções “GRID STYLE”, “GRID SPACING” e “GRID BEHAVIOR”. E para abrir a opção “DRAFTING SETTINGS” a melhor forma é através do “OBJECT SNAP”. Abraço e valeu.

        Att

        Fernando Eduardo da Silva

        Responder

        1. De nada cara, obrigado você por compartilhar o seu conhecimento conosco, realmente nunca havia modificado nem as distancias nem a aparência do grid, ta anotado aqui.

          Grande abraço.

          Att,

          Glauber de Souza Silva

          Responder

  15. Boa tarde Glauber. Estou com um problema e queria ver com você se pode me ajudar nessa. Desta vez é com relação à impressão. Toda vez que mando imprimir uma folha do AutoCAD 2015, ela sai em um formato menor do que eu preciso. Tipo assim, mando imprimir em formato A1 e a folha sai em formato A3. Gostaria de saber de você se já viu algo parecido? Se sim, o que eu devo fazer e se por acaso precisar de alguma coisa que eu talvez possa te ajudar, pode me falar por e-mail também. Muito obrigado Glauber.

    Att

    Fernando Eduardo da Silva

    Responder

  16. Boa tarde Gláuber. Estou com uma outras dúvidas, quem sabe você pode me ajudar. É com relação ao SNAP. Não consigo fazer com que a opção ande de acordo com o espaçamento que eu coloco. Parece até que ele está desligado. Você já viu algo parecido? E outra pergunta também. A linha do cursor do AutoCAD antes cruzavam os eixos X e Y, e agora eles param na caixinha do cursor. Você sabe se tem como mudar isso? Já tentei nas opções, mas ainda não consegui. Muito obrigado.

    Outra coisa Gláuber, com relação a impressora eu consegui resolver o problema. E pior que era simples: Fui nos “DISPOSITIVOS DE IMPRESSORAS” e na opção “PREFERÊNCIAS DE IMPRESSÃO”. Lá o papel estava configurado como A4 e alterei para a opção A1 e o problema foi resolvido.

    Muito obrigado Gláuber.

    Att

    Fernando

    Responder

    1. Boa tarde Fernando, não entendi o problema que está tendo com o SNAP, o que você quis dizer com – “Não consigo fazer com que a opção ande de acordo com o espaçamento que eu coloco” – mande um print do seu cursor para que eu entenda melhor o problema. Aguardo contato.

      Att,

      Responder

  17. Ola tudo bem ?

    Entao, e possivel mudar o layout das ferramentas no autocad 2015 para o mac ox ??

    estou gostando muito, mas gostaria de mudar isso!!

    Responder

    1. Ola Walter Jr, como você está? Não entendi sua pergunta? você pretende mudar layout das ferramentas para o estilo clássico? Bom, se for isso, o workspace classic foi retirado da versão 2015 do AutoCAD, mas existe uma forma de tê-la novamente. Mas a explicação é longa e esse é o assunto de um post que está sendo preparado, então peço um pouco de paciência que em breve esse tutorial estará disponível a Todos.

      Att,

      Responder

  18. Boa tarde Companheiro.

    Iniciei há pouco tempo no mundo do CAD e como parte de atividade estou produzindo uma planta baixa no AutoCad 2014. Ocorre que finalizando o projeto na layers 3D não consegui mais encontrar a camada “paredes”. A mesma não se encontra desabilitada. Há algum mecanismo que eu possa fazer para recuperar essa camada “perdida”?

    Responder

    1. Olá Arles Carvalho, obrigado pela visita. Bom pelo que eu entendi você tinha uma layer chamada “paredes”, mas agora ela não se encontra nas layers do seu desenho, bom se existia algum objeto nessa layer ela de maneira alguma poderia ser deletada, então primeiramente tenta na lateral esquerda da janela layer clicar e, all layers para exibir todas as layers contidas no desenho, e volte a busca-la. caso não encontre sua layer não mais existe no desenho, então se for o caso, crie uma layer nova com o nome “paredes” e termine o seu desenho. Bom não sei se era essa a sua dúvida, mas caso ainda não tenha conseguido a solução poste aqui suas dificuldades.

      att,

      Glauber de Souza Silva.

      Responder

  19. As coordenadas não ficam visíveis no autoCAD 2015 como nas outras versões autoCAD. Como faço para que elas apareça?

    Responder

    1. Olá Érica, Obrigado pela visita. Bom, se entendi, acho que você está se referindo as coordenadas do Cursor que aparece no canto inferior esquerdo da tela. Para Ativá-lo basta clicar com o botão direito sobre a barra inferior e selecionar a opção Cursor coordinate value. Veja na imagem abaixo:

      cursor coordinate value

      Espero que tenha ajudado Érica. Caso haja alguma dúvida, deixe novamente nos comentários.

      Grande abraço.

      Glauber de Souza Silva

      Responder

  20. Oi Glauber, que massa seu site!
    Essas perguntas tiraram tantas dúvidas minhas! rs
    Agora já consegui fazer meu cad voltar a mesma cara do clássico. Só as abas agora diferem. Não tem jeito, sou “oldschool” hahah
    Não sei porque eles insistem tanto em mudar. Tomei cada olé depois que instalei esse 2015!! E olha que até o ano passado era professora habilitada Autodesk, não sou novata e fiquei perdida! rs

    Parabéns pelo trabalho!
    Heloísa

    Responder

    1. Olá Heloísa, nossa um elogio vindo de uma professora habilitada Autodesk, me deixa lisonjeado. Estamos tentando fazer um trabalho aqui de utilidade pública, sem cobrar nem um centavo por isso, tendo como combustível o reconhecimento, e ler o seu comentário logo pela manhã, nos dá um empurrãozinho a mais para continuar. Obrigado pela visita e continue acompanhando pois vêm muita coisa legal por aí.

      Grande Abraço,

      Glauber de Souza Souza SIlva

      Responder

  21. Oi Glauber,
    Gostaria de sua ajuda, uso o autocad 2015 e acontece que no meu desenho as cores dos layers não estão ficando nas linhas que coloco. Ficam as informações quando clico nelas, com o nome e tudo, porém a cor não fica no desenho.

    Responder

    1. Bom dia Flavia, obrigado pela visita. Bom, o único motivo que consigo determinar que possa ser o causador do seu problema é que os objetos estejam com as cores determinadas na propriedade impedindo que elas assumam as cores determinadas nas layers. Bom para analisar se esse é o seu caso, selecione o objeto em questão e observe nas propriedades se a cor está definida como “by Layer” caso não esteja é isso que está causando o problema. Veja na imagem abaixo:

      panel_properties

      Obs.: Esse painel se encontra na aba Home do AutoCAD 2015.

      Para resolver basta selecionar todos os objetos contidos no desenho e mudar essa propriedade para “By Layer” isso fará que os objetos assumam as propriedades definidas nas layers que os contém.

      Espero que tenha sido claro. Caso haja alguma dúvida não hesite em comentar.

      Grande Abraço.

      Responder

  22. Olá! Estou aprendendo agora a usar o Autocad 2015 e pra piorar, estou num mac.
    já tive problemas com o Catia neste computador, por isso resolvi mudar o software. Porém estou fazendo um exercício simples onde é necessário utilizar a ferramenta “divide” em linhas retas, e simplesmente nada acontece quando seleciono os objetos a serem divididos. Alguma sugestão do que pode estar acontecendo?

    Obrigada pela atenção.

    Mariana

    Responder

    1. Olá Mariana, Obrigado pelo comentário. Bom, para responder essa dúvida, primeiro vamos entender como funciona o comando DIVIDE do AutoCAD. O Comando DIVIDE, não quebra a linha como se pode facilmente imaginar, ele na realidade cria pontos de acordo com o espaçamento que colocou. No seu caso acho que você está executando o comando e não está vendo esses pontos, pois por padrão o AutoCAD apresenta os pontos, como eles realmente são. Mas para visualização e edição dos mesmo esse padrão dificulta o trabalho, então o ideal é mudar esse estilo de exibição para que se possa visualizar esses pontos na tela.
      Para mudar o estilo de ponto basta ir até o menu FORMAT -> POINTSTYLE ou digitar POINTSTYLE na linha de comando.

      Espero que tenha ajudado.

      Grande abraço.

      Responder

  23. Ola! Você sabe se o Autocad 2015 tem limite de Viewport ? É que tenho um desenho com umas 20 Viewports e quando crio outra ele exclui uma existente.

    Responder

    1. Bom dia Welder, obrigado pelo comentário. Cara por default, o AutoCAD só aceita 16 viewports ativas ao mesmo tempo por layout, não é comum termos mais de 16 viewports ativas no mesmo layout, mas se for necessário ter mais de 16 viewports ativas, é fácil modificar essa configuração. Basta acessar a variável de sistema digitando “MAXACTVP” na linha de comando do AutoCAD e depois apertar ENTER, agora o AutoCAD solicitará um novo valor para essa variável, digite a quantidade de viewports que deseja que seja possível adicionar ao seu desenho por cada folha, mas lembre-se que muitas viewports ativas podem causar lentidão e erros no AutoCAD, atrapalhando assim seu rendimento no trabalho.

      Espero que tenha ajudado.

      Grande Abraço.

      Glauber de Souza Silva
      Fundador e CEO do DesenCAD.com

      Responder

  24. Olá, estou com muita dificuldade em mexer em meus arquivos dwg. Quando abro um arquivo e passo o mouse encima dele a imagem fica granulada (quando esta na aba model) ou fica sobrepondo outras imagens (quando esta na aba layout). Não consigo mexer direito na imagem é como se eu estive com uma borracha gigante passando encima do arquivo, ele fica todo granulado e transparente.
    Dificil de explicar, tentei de tudo mas não consigo reverter esta situação.
    Agradeco se puder me ajudar.
    Abracos, Paula.

    Responder

    1. Olá paula, esse problema que esta descrevendo, nunca o vi acontecer e fazendo algumas pesquisas não cheguei a nenhuma solução, o que pode ajudar é desinstalar todo o pacote do AutoCAD 2015 e voltar a instalar e ver se o problema foi resolvido.

      Aguardo retorno, para saber se seu problema foi resolvido.

      Att,

      Responder

  25. Olá, preciso muito de ajuda.
    Estou com muita dificuldade de mexer no autocad, não sei o que mexi exatamente e ouve uma desconfiguração, onde toda vez que entro no programa, mesmo que em arquivos diferentes e passo o mouse sobre o desenho ele fica granulado (quando estou na aba model) e ja quando estou na outra aba (layout) e passo o mouse sobre ela fica mostrando trechos do model como se fosse uma borracha que deixa transparente a área por onde passa.
    Nunca vi isso, pesquisei em diversos sites e não achei como reverter. Só quero que ele volte ao normal.
    Por favor, preciso de ajuda!
    Tenho trabalho para entregar e não consigo terminar por conta disso.
    Desde já muito obrigada.
    Paula Morales

    Responder

  26. Ola boa noite Glauber;
    gostaria de uma ajuda tua ..
    tenho o Cad 2015 instalado so que quando mexo o cursor ele fica com um monte de linha seguindo …
    o que faço?

    Responder

    1. Olá Tiago, Obrigado pela visita. Bom cara, falando assim, eu não consigo identificar o que realmente possa estar acontecendo, as cegas o que posso dizer que pode ser um problema de compatibilidade de sua placa de vídeo, mas para uma maior certeza peço que envie algumas imagens do que está acontecendo para poder analisar melhor e chegar a uma solução do seu problema.

      Aguardo Retorno.

      Att,

      Responder

        1. Bom Tiago, pelo que vi nas imagens, realmente o problema é de compatibilidade de hardware de vídeo. O que pode tentar fazer é acessar a variável -GRAPHICSCONFIG pela linha de comando após isso escolher a opção L (acceLeration) e digitar S (software)… Essa pode ser uma solução para o seu problema. Caso não resolva, e se você tiver acesso a uma versão um pouco mais antiga do AutoCAD, eu utilizaria ela para testar se o problema está no AutoCAD 2015 ou se o problema é na máquina que está trabalhando.

          Já tentou desinstalar todos os recursos do AutoCAD e depois reinstalar? Pode dar certo.

          grande abraço.

          Aguardo um feedback….

          Responder

          1. ola Glauber
            olha deu certo pelo comando que você pediu para digitar..
            obrigado pela dica!!
            😉


          2. boa noite Glauber
            olha eu aqui mais uma vez..
            olha desta vez meu menu na parte de cima sumiu ( ribbon), e não aparece a seta para poder dar as opções o que faco?
            o meu é o cad 2015 e português.
            ?


          3. Olá Tiago, sempre é bom tê-lo aqui novamente. Cara tenta Digitar o comando _RIBBON e vê se ela volta ser exibida. Digite como eu disse, pois seu AutoCAD está em português e precisamos acessar o comando…digite _RIBBON sem esquecer do Underline do inicio, exatamente como está aqui. OK??

            Aguardo Retorno….

            Grande Abraço.


          4. Glauber deu certinho o camando que pediu para colocar..
            mais uma vez obrigado…
            há mais uma coisa
            tem como escolher para fazer calculo de área como dar a área em hectares?

            ATT;


          5. Bom cara, se digitar o comando _UNITS poderá escolher em que unidade e qual precisão, mas acredito hectares, por não ser uma unidade do sistema internacional de medidas, acho que não está disponível.

            Mas vale olhar, pois estou sem meu computador e neste que estou usando não tenho AutoCAD…

            Olhe e me fale o que encontrou.

            Grande Abraço.

            Att,


  27. Olá, algo estranho acontece no meu AutoCAD. Quando eu entro no comando line, por exemplo, e clico no primeiro ponto, a linha não aparece. Só aparece quando eu clico no segundo ponto. Como faço pra linha voltar a aparecer?

    Responder

    1. Olá Camila, obrigado pela visita. Bom, depois de algumas horas de pesquisa e muita “cabeçada no teclado”, realmente não consegui encontrar resposta a sua pergunta. Isso pode ser um bug da instalação ou algum arquivo que foi corrompido por algum motivo. Então eu aconselho a reparar a instalação do AutoCAD ou até mesmo refazê-la sem deixar nenhum arquivo de configuração no computador.

      Bom espero que a reinstalação resolva o seu problema.

      mas continuo aqui a busca pela solução e se obtiver algum avanço lhe comunico.

      Att,

      Responder

  28. Prezado Glauber, muito bom o seu site. é a primeira vez que venho aqui e com uma dúvida.. No comentário da Érica, em 25/04/2015, ela faz referência a ausência das coordenadas na linha de comando. Também estou com este problema e não consigo achar o comando “cursor coordenate value”, conforme vc orientou. Trabalho com desenhos em topografia e as coordenadas visíveis na linha de comando são essenciais para a rapidez e precisão de meus comandos. Tem outra forma de ativá-los? Ah, estou usando o AutoCAD 16.Grato, Welerson Athaydes

    Responder

    1. Olá Welerson, obrigado pela visita e pelo comentário.
      Cara, a forma de exibir as coordenadas do cursor que eu conheço é utilizando o botão direito do mouse sobre a barra de status, que fica na parte inferior da janela do AutoCAD e selecionando a opção Cursor coordinates Values. Veja:

      coordinate value

      Caso a barra de status não se apresente pra você digite o Comando STATUSBAR pressione Enter e digite 1 e pressione Enter assim você estará atribuindo o valor “1” a essa variável, que significa que a barra de status deve ser exibida.

      Cara espero que ajude, caso não resolva entre em contato novamente para buscarmos uma solução.

      Grande abraço.

      Att,

      Glauber de Souza Silva
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  29. Boa noite, Glauber.
    Meu problema no AC 2015 é que ao dividir uma reta ou circunferência não aparecem os pontos visiveis. No 2010 eu ia no format-point styl e escolhia o ponto e determinava o seu tamanho. Mas neste 2015 não sei onde encontrar. Será que pode me dar uma ajuda.
    Obrigado, um abraço.
    Flávio

    Responder

  30. Glauber, boa noite.
    Meu problema no AC 2015 é que ao dividir uma reta ou circunferência os pontos não aparecem. Não sei onde ativar, já no AC 2010 ia no Format – Point styl e selecionava o ponto assim como o seu tamanho. Já fuçei em tudo e não consegui, será que o professor pode me dar uma dica.
    Fico muito grato, um abraço.
    Flávio

    Responder

    1. Olá Flávio, para editar o estilo de ponto o comando é _ddpstyle, assim você terá acesso ao painel de estilos de pontos para poder exibi-los da forma que desejar.
      Você também pode acessar pelo menu Format >> Point Style, que se encontra no topo da janela do AutoCAD, ao lado do menu Edit.

      Espero que ajude.

      Att,

      Glauber de Souza Silva
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  31. Olá,

    Não sou profissional da área, só um curioso, por isso não sei se me farei entender, mas vamos lá.

    Estou fazendo um pequeno “projeto”, mas não sei o que fiz que desconfigurei algumas funções do meu Autocad 2015, graças a esse fórum consegui reaver a maioria, mas tem uma coisa que não consegui reaver ainda: Sabe quando vc quer começar uma nova linha perpendicular a uma já existente a partir de uma certa distância de um certo ponto, vc posixiona o cursor no referido ponto, arrasta o mause e o cursor mostra a distância e então vc digita a distância desejada, dá enter e começa a linha nova, pois bem, não sei o que fiz aqui, mas não estou conseguindo mais determinar essa distância.

    Espero ter me feito entender, aguardo resposta e desde já agradeço

    Responder

    1. Olá Diovanni, obrigado pela visita e pelo comentário. Bom, não entendi muito bem o que você quis dizer, mas vou tentar te ajudar pelo que entendi. Vamos lá.
      Se entendi, você necessita que a dimensão da linha que está sendo criada seja mostrada ao lado dela, correto? Cara de uma forma simples basta você apertar o botão F12 que irá ativar o comando Dinamic Input.

      Bom meu amigo, espero que tenha ajudado. Mas caso tenha ficado alguma dúvida, volte a deixa-la aqui, pois tentaremos sana-las o mais rápido possível.

      Grande Abraço.

      Glauber de Souza
      CEO DesenCAD.com

      Responder

  32. Olá! Abri meu autocad 2015 e aquela capa inicial sumiu! Como colocar ela de volta? Obrigada!

    Responder

    1. Olá Juliane, Obrigado pela visita e pelo comentário. Para exibir novamente a aba NEW TAB no AutoCAD 2015 bastar setar o valor “1” para a variável NEWTABMODE. Para isso siga os passos.

      Passo 1: Digite na linha de comando do AutoCAD 2015 o seguinte comando, NEWTABMODE e pressione ENTER.

      Passo 2: Digite o valor “1” e pressione ENTER.

      Prontinho!!! Agora reinicie o AutoCAD 2015 e veja se o problema foi solucionado.

      Espero que a dica ajude a responder sua dúvida, mas caso ainda haja algo a esclarecer, por favor, não hesite em perguntar.

      Grande Abraço.

      Att,

      Glauber de Souza Silva
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  33. SERIO SALVOU MINHA VIDA

    ACREDITA Q AS LINHAS NÃO ERAS RETAS???? ELAS FICAVAM TORTAS E EU NAO ENTENDIA PORQUEEE!!! OTIMA DICA! OBRIGADA

    Responder

    1. Obrigado Jamille pela visita e pelo comentário, sempre é bom saber que ajudamos a resolver o seu problema.

      Grande abraço.

      Att,

      Glauber de Souza
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  34. Glauber boa tarde,

    Gostaria de saber se tem como desativar o reconhecimento automático de linhas e hachuras (passo o mouse e ele tudo no desenho), isso está deixando meu arquivo muito lento.
    Obrigada.

    Responder

    1. Olá Lucélia, obrigado pela visita e pelo comentário. Vamos ao seu problema. Realmente alguns recursos do AutoCAD pode se tornar um incomodo e esses efeitos visuais, horas facilitam nossas vidas outras, nem tanto. Para desativar esse recurso de reconhecimento de seleção, basta ir ao painel Option >> na aba Selection e desmarcara as opções When a commando is active e When no command is active. Veja na imagem abaixo.

      mouseOverAutoCAD

      Espero que tenha ajudado na sua dúvida.

      Grande Abraço.

      Att,

      Glauber de Souza
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  35. olá Glauber!

    Eu estou aqui com um problema que me atrapalha muito no trabalho, q é quando tento mover uma linha q coincida as suas extremidades com outras, mexe mais linhasdo que as q eu seleccionei…

    Responder

    1. Olá Barroso, obrigado pela visita e pelo comentário.

      Não entendi muito bem sua colocação, mas creio que está tentando mover uma polyline, que nada mais é do que varias linhas unidas pelos vértices. Para separar essas linhas você pode executar o comando BREAK e clicar no ponto que você queira separar a linha, ou pode também utilizar o comando explode, só que se suas linha tem muitos vértices, por exemplo, uma linha gerada a partir de um levantamento topográfico ou um arco formado por pequenas linhas, você terá um problema, pois o comando irá separar todas as linhas deixando sua linha toda “picada”. Então a meu ver o melhor recurso é mesmo o BREAK.

      Espero que tenha respondido a sua dúvida.
      Caso não, deixe novamente nos comentários que procuraremos outro caminho para a solução do mesmo.

      Att,

      Glauber de Souza
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  36. olá Glauber,

    Obrigado pela atenção, mas o problema não é esse. são linhas independentes só que quando tento mover uma linhas, o objecto desenhado sofre alterações se essa linha tiver pontos coincidentes com o resto do desenho, como se estivesse a fazer um strech… eu desconfio que o que me está a causar o problema seja alguma nova funcionalidade que está activada, porque quando tento executar tal tarefa, junto do cursor aparece-me uma figura geométrica tipo um “s”…

    Responder

  37. caro Glalber, o comando BO foi substituído por qual comando no Cad2015?

    Responder

    1. Olá Adailson, Obrigado pela visita. O comando “BO” ao qual faz referência seria o comando BOUNDARY, que gera uma polilinha no interior de uma área fechada? Se sim, o comando não foi substituído não tente digitar o nome completo do comando, pois talvez o BO esteja fazendo referência a outro comando.

      Att,

      Responder

  38. Olá. Estou tendo um problema com meu mouse. Se eu ligo o hardware acceleration, o mouse deixa um rastro na tela e fica impossivel desenhar. Porém se eu desligo, o mouse fica muito lento no comando linha, parece que estou arrastando uma tartaruga. O que eu faço?

    Responder

    1. Olá Giulia, obrigado pela visita e pelo comentário. Olha, esse problema está ligado a sua placa de vídeo que pode não ser compatível com versão do AutoCAD. Eu tentaria ver se as especificações para um bom funcionamento do AutoCAD está de acordo com as suas especificações. Caso a máquina que esteja usando não suporte a versão do AutoCAD que está usando, mudaria para uma anterior e observaria se os problemas continuam. Caso os problemas persistam, pode ser um problema com o driver da sua placa de vídeo. Então o próximo passo seria tentar atualiza-lo.

      Espero que tenha ajudado.

      Att,

      Responder

  39. Por fv, como faço para colocar linha de chamada pelo comando dimension??

    Responder

  40. estou exportando a imagem de um mapa para o cad,
    mas quando salvo e entro novamente não consigo visualizar mais a imagem.

    Responder

    1. Olá Jessica, obrigado pela visita e pelo comentário. Para que a imagem volte a abrir quando você acessar o desenho, a mesma tem que estar salva no mesmo diretório do desenho.

      Att,

      Responder

  41. olá glauber!
    estou com o cad aqui e funciona muito bem, porem estou com um problema!
    se eu fizer um line que coniside sua extremidade com outra linha, quando movo o line pelo cursor, automáticamente o outro line se altera como se estivessem amarradas. como posso deligar isso ?

    Responder

    1. Olá Renato Gouveia, obrigado pelo comentário. Bom cara, acredito que você esteja clicando sobre aquele quadrado azul que fica nas extremidades da linha, caso você esteja com as duas linhas selecionadas na hora de modificar a linha em questão e as linhas tem extremidades coincidentes, você acaba modificando também a outra linha. E a outra possibilidade foi de você ter criado uma polilyne, que nada mais é que várias linhas unidades por suas extremidade. Caso seja esse o caso as linhas estarão vinculadas umas com as outras. Para resolver utilize o comando explode para separar as linhas.

      Espero que tenha ajudade.

      Att,

      Responder

  42. Boa noite Glauber!!!
    me ajudo um pouco porem não consegui resolver o problema!
    não se trata de pollyline.

    pois não são todas as pranchas que abro q estão assim.
    se vc colocar a extremidade da linha coincidente com o centro de outra, se você mover de qlq modo uma das linhas elas se movem simuntaneamente.

    se souber de algo sobre essa configuração, seria de grande valia desativa-li.

    forte abraço e obrigado por enquanto

    Responder

    1. Olá Renato Gouveia, vamos tentar uma outra abordagem então. Digite na Linha de comando a seguinte ordem DELETECONSTRAINTS. Feito isso selecione os objetos com problemas e pressione Enter. E tente mover as linhas novamente.

      Aguardo seu feedBack.

      Att,

      Responder

  43. o comando da como invalido Glauber…
    continuamos com o paradigma! rs….

    Responder

    1. Olá Renato, me desculpe acabei me confundindo. Como estava respondendo aos comentários pelo tablet não tinha como testar antes de enviar o comando na realidade é DELCONSTRAINT… Tenta aí e me fala…

      Att,

      Responder

  44. show de boloa Glauber…
    tudo normal 100%

    obrigado pelo auxilio!!!

    Responder

  45. Bom dia Glauber,

    Baixei o AUTOCAD 2016 e não estou conseguindo mudá-lo para Classico. Com isso estou com dificuldade de encontrar a barra do DRAWORDER. Não consigo usar este comando pelo teclado, pois isso gostaria de saber onde a barra se encontra.
    Muito obrigada e parabéns pelo site.

    Responder

    1. Bom dia Hercília, obrigado pela visita e pelo comentário. Vamos por partes. Caso você prefira utilizar a interface clássica no AutoCAD 2016, dê uma olhada nesse artigo do nosso site que explica passo-a-passo como ter a interface clássica no AutoCAD 2015, mas os passos para o AutoCAD 2016 são iguais, então você conseguirá utilizá-lo no AutoCAD 2016.

      Na segunda pergunta que é como exibir a barra DRAWORDER no AutoCAD 2016, basta ir até o menu TOOLS -> TOOLBARS -> AUTOCAD e clicar sobre DRAW ORDER, Prontinho o menu Draw Order estará disponível. Veja:

      autocad-dwg-draworder

      Espero que tenha ajudado.

      Caso haja alguma dúvida não deixe de entrar em contato.

      Att,

      Responder

  46. Olá Glauber,

    Adorei seu site! Parabéns!!!

    Glauber, eu sou usuária de mac e baixei o cad nele.
    Estou com dificuldade demais para acrescentar um novo plot style que ja usava em outros arquivos para o que estou usando atualmente!
    Vc pode me ajudar?
    Agradeço desde já.

    Responder

    1. Olá Meliss, Obrigado pelo comentário. Desculpe mas não entendi. Você quer instalar um Plot Style existente em outro computador para o seu novo, ou quer pegar as configurações de um CTB e adicionar a um novo.

      Fico no aguardo do seu esclarecimento para melhor responder.

      Att,

      Responder

  47. Olá Glauber, instalei o CAD 2015 e todos os comandos que digito ele abre uma janela e mostra as opções que tenho, tipo quero mover algo, coloco “m” e ao invés de ir pro comando direto ele fica tentando adivinhar o que eu quero, como desligo isso e volto para o modo normal?
    Obrigada.

    Responder

    1. Olá Daniela, obrigado pela visita. Bom eu gosto muito do recurso, mas como cada um é cada um…. Se não o mundo seria muito monótono, não é mesmo? rsrsrsrs.Então Vamos a como desativar o recurso:

      1 – Primeiro clique com o botão direito sobre a linha de comando
      2 – Vá até a opção “Input Settings”
      3 – desmarque todas as opções.

      Veja na imagem abaixo:

      autocomplete-autocad

      Espero que ajude.

      Att,

      Responder

  48. Gostaria de saber como eu arrumo a seleção dos objetos.

    Instalei o Autocad 2015, e quando vou selecionar objetos ele não forma um quadrado de seleção, ele parece que desenha uma seleção.

    Tenho como configurar esse comando para ficar como um quadrado de seleção?

    Obrigada

    Responder

    1. Boa Tarde Luciana, Obrigado pelo comentário. Respondendo a sua dúvida, caso você queira selecionar utilizando uma janela de seleção você deve clicar num ponto da tela, mover o mouse e clicar novamente em outro ponto, criando assim uma seleção retangular. A dificuldade que está tendo, é que quando você seleciona, mantem o mouse pressionado, isso no AutoCAD 2015/2016 cria uma seleção a mão livre. Que na minha opinião é uma ferramenta fantástica.

      Espero que tenha esclarecido.

      Att,

      Responder

  49. Boa tarde Glauber.. rapaz instalei o autocad 2015, mas sempre usei 2006 e 2012.. Quando vou selecionar linha(ou qualquer coisa) aparece um contorno cinza sobre o item selecionado(dou o primeiro click na tela e ao passar o mouse pela linha a ser selecionada, já aparece esse contorno). Eu creio que meu computador tenha uma configuração limitada para esse novo recurso, pois toda vez que vou selecionar algo, da aquela “travadinha chata”… tudo funciona normal mas acontece esse lag e me atrasa bastante. Espero que tenha entendido minha explicação, e agradeço desde já pela atenção!

    Responder

  50. Nossa estava sofrendo com as linhas em volta da linha do desenho no Autocad 2016 e a dica do glauber foi maravilhosa hahahahaha

    muito obrigada

    Responder

  51. quando copio e colo no meu auto cad aparece um ponto de interogação enorme e nao aparece o conteudo na qual quis colocar no mesmo arquivo dwg . estou desesperado , preciso entregar meu projeto … alguem
    ?

    Responder

  52. Oi glauaber!
    Estou aprendendo a mexer no autocad 2016, e nao estou conseguindo mexer no Orthomode. Quando seleciono este comando, ao inves de criar uma linha reta, ele cria uma especie de seleção retangular, de modo que quando clico na tela, nada acontece. Voce poderia me ajudar e dizer pq isto esta acontecendo? sou uma iniciante

    Responder

    1. Olá Angela, Essa seleção surge quando está utilizando o comando line por exemplo? Bom isso não é comum, o que pode estar fazendo você confundir são as linhas que ajudam na orientação que são linhas tracejadas mas que não influem na utilização do comando.

      Mande um print da tela para tentarmos analisar seu problema.

      att,

      Responder

  53. Olá, Glauber.
    Parabéns pela postagem e obrigada pelas dicas.
    Tenho tido um problema frequente desde o ano passado em projetos que venho fazendo e até hoje nenhum colega passou pelo mesmo problema. Nem o responsável pelas programações e manutenções do note identificou a origem ou solução.
    Então, tomo a liberdade de te consultar para saber se conhece o mesmo: produzo os desenhos, layers, blocos, layout etc. normalmente, salvo o arquivo, fecho. Tudo certinho e como é comum.
    Depois, quando abro o arquivo, parte do desenho simplesmente some. As layers continuam existindo, mas parte das hachuras, linhas, blocos feitos etc. somem, como se nunca tivessem existido. Isso já aconteceu em uns 4 projetos meus.
    Trabalhava com o Autocad 2014, depois instalei o 2015, não me adaptei e reinstalei o 2014.
    Enfim, mesmo abrindo novamente, o arquivo não volta ao que era por completo.

    Obrigada por enquanto pela atenção.

    Responder

  54. Oi Glauber, tudo bem? Instalei recentemente o 2015 após anos usando o 2008. O que tem me atrapalhado bastante, baixando meu rendimento pela metade, é a demora entre um comando e outro. Cada vez que faço algo, o que quer que seja, ele fica um tempo pensando antes que eu consiga concluir o comando ou seleção.
    Desde já agradeço a ajuda

    Responder

    1. Talvez a máquina que esteja utilizando não suporte a nova versão do AutoCAD que instalou, isso acontece pois a quantidade de recursos necessários como memória e processamento para rodar bem o AutoCAD aumentou muito da versão 2008 para 2015. Observe se o que esta atrapalhando não seu computador e não a versão do AutoCAD em si.

      Att,

      Responder

  55. Boa noite!! Grata pelo site!
    Estou com um problema!

    Por exemplo: quando quero editar um bloco, clico 2 vezes em cima do bloco e teoricamente iria para tela de edição.
    Ou, quando quero editar um hatch, teoricamente ele iria para a tela de edição.

    Mas o caso é que isso não está acontecendo!
    Quando clico duas vezes no bloco ou no hatch, aparece a propriedade! Não para editar!

    O que faço?

    Responder

    1. Olá Jessyca, desculpe pela demora, voltei a faculdade, agora numa nova área e como a universidade é pública e estava de greve estou estudando em pleno janeiro e fevereiro e não estava tendo tempo para acompanhar o blog e responder as perguntas. Bom, vamos a sua dúvida.

      Por padrão no AutoCAD 2015 a ação de edição de bloco após o clique duplo é drecionar para uma tela de seleção e depois para uma área de edição fora do desenho, então não entendo porque acontece dessa configuração mudar sozinha, acho que está relacionada a uma variável, mas ainda estou na pesquisa para descobrir qual é, então eu indico que você faça uma restauração de sua instalação do AutoCAD acessando esse artigo que temos em nosso site:

      Como Restaurar as configurações padrões do AutoCAD

      E para a edição do Hatch por padrão o AutoCAD 2015, após fazer um seleção de um Hatch ele modifica as opções do menu superior para as configurações de Hatch, masssss como a senhorita está trabalhando com a versão clássica da interface e se me permite um puxão de orelha, procure utilizar a nova interface, pois nas versões mais novas como a 2016 o AutoCAD já perde essa funcionalidade. Então é bom nos adaptarmos. A solução é um pouco mais complicada. Para ter novamente a edição do Hatch com o duplo clique siga o tutorial apresentado nesse link: http://joserato.xpg.uol.com.br/hatch-edit-com-duplo-clique-no-cad-2012.html. Esse link irá te ensinar como modificar as ações de duplo clique no AutoCAD.

      Bom Jessyca espero que tenha ajudado e que seu problema seja resolvido.

      Att,

      Responder

  56. Esqueci de dizer que coloquei o auto cad clássico. Deve ser por isso !

    Responder

  57. Bom dia! Estou com uma dúvida no Cad. A respeito das coordenadas que aparecem na barra inferior do CAD em UTM, teria alguma ferramenta para as mesmas serem mostradas em geográficas? Graus/min/sec?

    Responder

    1. Boa Noite Lorena. Nunca utilizei coordenas geográficas no AutoCAD, acho que não é possível trabalhar desta forma, pelo menos com os recursos presentes no AUtoCAD. Talvez exista uma lisp ou plugin que permita isso, mas eu não conheço. Desculpe não poder ajudar.

      Att,

      Responder

  58. Quando clico em alguma linha sempre aparece algo igual à imagem abaixo. Não consigo desabilitar isto. Alguém sabe como posso desabilitar esta opção da seleção ?

    Responder

    1. Olá Jussinei, Na realidade não estou observando a imagem. Poderia reenviá-la para podermos analisar e sanar a sua dúvida?

      Att,

      Glauber de Souza Silva
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  59. Oi Glauber! Adorei as dicas do site!
    Instalei o 2015 e não consigo deixar as linhas coplanares para fazer fillet, etc.. Antes eu utilizava o zzera.
    Parece que meu desenho só tem 2 eixos, mas quando passo a planta para o sketch vejo que cada ponta das linhas está em um nível! O que faço??

    Responder

    1. Olá Laura, para deixar todas as linhas com coordenada Z = 0, Utilize o comando _FLATTEN. Acho que isso Resolverá seu problema.

      Att,

      Glauber de Souza
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  60. Boa tarde!
    Como faço para ativar a espessura de linha no autocad 2015??

    Responder

    1. Olá Rafaela, para habilitar as espessuras de linha para serem exibidas na tela, Existe um botão próximo ao ortho e SNap na parte inferior do AutoCA, que precisa ser habilitado para que as espessuras sejam vistas.

      Att,

      Glauber de Souza SIlva
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  61. Boa Tarde Glauber

    Estou usando o autocad 2015, Estou tentando fazer um levantamento na planta de implantação de um loteamento, onde tem várias praças e areas de lazer, estou tentando selecionar pontos das areas e quando clico pra dar o comando, não aceita, nem pelo comando object não aceita.

    Você consegue me ajudar?
    Favor, aguardo sua resposta

    Responder

    1. Olá Gabriel, não entendi muito bem o que pretende fazer. Você necessita executar exatamente o que nesse projeto?

      Aguardo esclarecimento.

      Att,

      Glauber de Souza
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  62. BONS DIAS GLAUBER.
    Tenho seguido as v/ dicas com muita atenção, e agora é a minha vez de pedir ajuda,o meu programa é AUTO CAD LT 2016.
    Eu não consigo apagar os “documentos recentes” na lista apresentada.
    Como fazer?
    Desde já obrigado.
    Cumprimentos
    Fernando Carrola

    Responder

    1. Olá Fernando Carrola, para limpar esse histórico, você terá que apagar registros do sistema, e eu não indico que o faça. Isso pode causar problemas de instalação no AutoCAD ou até mesmo no seu sistema operacional.

      Caso eu encontre uma forma mais segura e 100% garantida, compartilharei com vocês em forma de POst aqui no blog.

      Att,

      Responder

  63. Glauber, muito obrigado pela a atenção,
    tem de haver uma solução, e até á próxima.
    Fernando Carrola

    Responder

  64. Olá, não estou conseguindo selecionar mais de um objeto ao mesmo tempo, seleciono um objeto e quando seleciono um segundo o primeiro desmarca.

    O que pode ser?

    Responder

    1. Olá Jakeliny. como está? Bom esse problema é comum e é facilmente resolvido seguindo o passo abaixo:

      PICKADD” – Quando você seleciona um objeto e vai selecionar o segundo o AutoCAD 2015 tira a seleção do primeiro, isso não é bom, pois a maioria das vezes precisamos selecionar vários objetos de uma vez. Caso isso ocorra, basta modificar o valor da variável “PICKADD” para 1. Essa variável também resolve quando a tecla delete não funciona.

      Caso queira saber mais sobre as variáveis no AutoCAD acesse esse post: http://www.desencad.com/2014/11/variaveis-no-autocad-2015-preferencias-e-dor-de-cabeca/

      As variáveis são responsáveis por muitas das configurações e funcionamentos no AutoCAD. Sendo assim é sempre bom saber como usá-las.

      Espero que ajude.

      Grande Abraço.

      Responder

  65. Quando eu termino o meu projeto e ponho para imprimir em PDF, simplismentes as minhas linhas ficam tortas. Porque isso acontece? Se poder ajudar…

    Responder

  66. ACHEI DE GRANDE VALIA, ESTE SITE, QUE MUITO CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA NAÇÃO. APROVEITO PARA PERGUNTAR UMA DUVIDA: EU NESCESSITO DE LISP PARA O AUTOCAD 2015, QUE FUNCIONE ASSSIM:
    EU ESCREVO O NOME DA LISP BEM COMO O CAMINHO PATH QUE ELA PERTENCE, E AO FAZER O PIC COM MOUSE NA TELA SERÁ RECONHECIDO COMO UM COMANDO. ESTA LISP FICARIA NA TELA.
    OBRIGADO. ABRAÇOS A TODOS
    EM BREVE MANDAREI UM TRABALHO QUE DESENVOLVI, SERÁ DE GRANDE INTERESSE A TODOS.
    ROBERTO

    Responder

    1. As lisps ainda funcionam no AutoCAD 2015, mas os plugins que são mais atuais, vem sendo desenvolvidos utilizando uma linguagem mais poderosa. Agora, sobre ter uma lisp tão específica, seria necessário desenvolver. Isso demanda bastante trabalho. Caso algum dos usuários esteja disposto, deixo aberto para postagem aqui o link pra download.

      Para complementar a resposta, no site abaixo estão disponíveis vários plugins, extensões e etc. Acesse e tente achar algum que te ajude.

      segue o link: https://apps.autodesk.com/ACD/pt/Home/Index

      Responder

  67. Olá meu caro. Imagine uma linha se encontrando com um circulo ou outra imagem qualquer. Bom, quando tenho levar esta linha para uma posição de encontro ele posiciona automaticamente em algum local próximo como fim de linha ou midpoint, ou seja, não consigo levar par aonde eu quero.
    Bom, espero que tenha me entendido.

    Responder

  68. Fiz e pergunta e em seguida encontrei a resposta. O que acontece é que, quando o Nearest não está marcado ele não posiciona em qualquer ponto.
    Bom, resolvido, mas agradeço mesmo assim.

    Responder

  69. To com esse probelmas ja citado em 25/031/15

    “Outra coisa, quando abro o editor de texto no layout, aparece um fundo branco na caixa de texto que dificulta muito a visualização do cursor, tem como mudar isso?”

    Parabéns pelo Site… enquanto procurava solução pro meu problema apreendi varias dicas úteis. Muito bom

    Responder

  70. Gostaria de saber se no 2015 a tal StatusBar (Barra de opções) que está em ícones, pode ser alterada para texto.

    Responder

  71. Bom dia!
    Usando o fillet ou offset para criar uma nova linha o espaço entre as linhas se alteram sozinho, o que preciso para manter a precisão do espaço que coloquei no comando?
    exemplo: na planta baixa coloco offset .15 para criar alvenaria mas visivelmente o comando coloca a medida que quer, no fillet o raio entra corretamente mas o espaco entre as linhas tambem nao obedece .15

    Responder

    1. O que pode estar acontecendo Kelly é que a resolução de seu monitor esteja mal configurada. Tente fazer uma medição para ter certeza de que a medida está incorreta.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *