Recursos paramétricos nos Softwares CAD

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

 

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

Saudações galera, para continuarmos o nosso desenvolvimento como Desenhistas Técnicos, preste atenção nesta palavra “Técnico”, temos acima de tudo, a obrigação de sermos grandes conhecedores da área em que atuamos e dos recursos nela aplicadas, para podermos ser capazes de entender e aplicar corretamente todos os caminhos para alcançarmos nosso objetivo. Hoje falaremos de definições paramétricas que estão cada vez mais presentes nos softwares atuais.

Desenho paramétrico é a tecnologia usada para projetar definindo, restrições e condições para cada elemento do projeto. Por exemplo, podemos definir que uma linha será sempre paralela à outra ou que um circulo será tangente a essa linha ou até mesmo a distância que deve existir entre essas linhas.

Existem dois tipos gerais de condições nos recursos paramétricos:

  • Condições geométricas relacionando dois objetos entre si
  • Condições dimensionais, controle de distancia, tamanho, ângulos e raios dos objetos envolvidos.

 

paramétricos

 

 

Este recurso traz mais segurança aos desenhistas deixando-os mais tranquilo das relações entre os objetos evitando assim erros de posicionamento. Podendo assim ter mais clareza em analisar se a concentricidade entre um parafuso e o furo destinado a ele estão ok, ou se o afastamento entre duas chapas está exatamente onde deveria.

O solidWorks traz todo o seu esboço baseado em condições geométricas e condições dimensionais, e os recursos paramétricos são utilizados também na hora da montagem de um sistema com mais de uma peça trazendo assim a condição de relaciona-los entre si.

O AutoCAD também traz recursos paramétricos para os desenhos 2D, que são muitos úteis quando precisamos desenhos precisos e que necessitam da certeza em relação ao paralelismo, concentricidade ou perpendicularidade entre os objetos.

Como perceberam este novo jeito de desenhar, está tomando os softwares CAD do mercado, gosto muito de utilizar estes recursos, e venho cada vez mais utilizando esta nova tecnologia para melhorar um pouco mais a forma e a qualidade dos meus projetos.

Então meus caros é isso, caso tenham alguma dúvida ou sugestão, ou algo a dizer que possa elevar um pouco mais a quantidade de informações deste post, estou aqui para discutirmos e trocarmos informações sobre este assunto.

Até a Próxima.

2 Comentários


  1. Sabe me dizer se teria como controlar os parâmetros fora do autocad? tipo num arquivo txt

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *