SolidWorks VS Inventor, Qual escolher?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

SolidVSinventor

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

Bom dia meus caros amigos, estou aqui pra trazer mais um post para ajudar nossos iniciantes a fazer a melhor escolha do software para iniciar na divertida escalada para o pleno aprendizado.

Hoje vamos nos focar mais na área de projetos mecânicos fazendo um comparativo entre os dois softwares mais conhecidos, O SolidWorks e o Inventor. Alguns vão citar outros softwares dizendo que são mais usados que o Inventor, mas como nosso amiguinho é desenvolvido pela gigante Autodesk acho que isso já o torna notável e ainda tem o agravante que sua interface é parecida ao AutoCAD, deixando seu ambiente mais amigável. Agora Chega de Lenga-Lenga e vamos ao que interessa, tentarei mostrar os prós e os contra dos dois softwares de maneira que a comparação fique fácil de entender.)

SolidWorks

O SolidWorks traz para os desenvolvedores uma interface limpa, com recursos bem organizados e intuitivos, tem como principal qualidade, a facilidade de aprendizado em um tempo relativamente curto, e um help todo em português contendo tutoriais de todos os módulos, desde o esboço e modelagem de objetos em 3D até recursos como chapas metálicas. Há recursos de simulação e módulos voltados a projetos elétricos, só encontrados na versão mais completa do software, mas estes módulos não serão tão necessários para os usuários que ainda estão no desenvolvimento do seu aprendizado, estes assuntos serão abordados a fundo mais a frente em outros artigos aqui no site.

O SolidWorks traz também recursos muito poderosos para montagem de sistemas utilizando relações paramétricas, tornando assim o desenvolvimentos de projetos de máquinas intuitivo e organizado, pois assim pode-se modelar cada peça e depois montar o sistema final, tendo muito mais facilidade na hora de fazer toda documentação para ser apresentada ao cliente ou ao responsável pela produção, tornando rápido o detalhamento de cada peça em folhas de projeto. O recurso de documentação do Solidiworks (criação das folhas de projeto, detalhamento de peças, etc) é bom e não deixa a desejar quando comparados a outro, mas ainda falta um controle maior sobre os recursos como a edição de tamanhos de fontes e dimensões, que não é nem um pouco simplificada.

Prós: Interface limpa e organizada, aprendizagem rápida, help em português, material para desenvolvimento de conhecimento muito rico, recursos de modelagem e montagem de sistemas complexos muito poderosos e simples.

Contras: Recursos de documentação complexa e de difícil controle, criação objetos auxiliares um pouco confuso (criação de planos para esboço, por exemplo).

 

 

Inventor

O inventor traz uma interface muito familiar aos usuários de AutoCAD, pois a Autodesk manteve a interface muito parecida (para não dizer igual) e isso torna o Inventor uma escolha mais confortável aos usuários acostumados a trabalhar com o AutoCAD. Mas com toda essa familiaridade a seu favor não achei o aprendizado fácil, pelo contrário, encontrei um pouco de dificuldades em me adaptar aos seus recursos.

Quanto ao poder de modelagem e a forma que se trabalha com os esboços é muito similar ao SolidWorks. Uma das coisas que gostei ao trabalhar com o Inventor foi que, quando selecionamos um objeto, algumas das opções do que se pode fazer com aquele objeto está logo ao seu alcance, trazendo assim um aumento de rendimento significativo. Gosto também das opções de se poder trabalhar no sistema métrico ou em polegadas, já trazendo arquivos pré-configurados evitando assim a perda de tempo para configurar todas as unidades.

O Inventor também divide seus Arquivos assim como o SolidWorks em: Peças, Montagens e Desenhos. Trazendo com ele também todos os benefícios que o SolidWorks traz. Uma coisa que me deixa mais tranquilo e satisfeito quando trabalho com o Inventor é sua interface mais profissional (uma bobagem eu sei, mas vale dizer que a maneira que nos sentimos também interfere na produtividade).

A parte de renderização do Inventor também me agradou mais, tendo em vista que se consegue resultados satisfatórios com pouco esforço, facilitando a vida dos iniciantes e aumentando a produtividade dos mais experientes (até porque esse não é um software artístico e sim técnico, então nenhum profissional está preocupado com renderização fisicamente correta ou coisas do tipo, buscam apenas um resultado bonito e que não tome muito do seu tempo).

Toda a documentação de ajuda está disponível somente na língua inglesa, e traz poucos tutoriais demonstrando as funcionalidades do software (nisso ele fica muito atrás do SolidWorks) e até em buscas na internet tive um pouco de dificuldade em encontrar documentação para estudo.

Prós: Interface familiar aos usuários de AutoCAD, recursos de modelagem e montagem de sistemas complexos muito poderosos e simples, recurso de renderização simples e com resultados muito bons, Interface profissional e clara.

Contras: Documentação de ajuda na língua inglesa, aprendizagem difícil.

Então é isso meus caros Cadistas, vamos em frente até a próxima.

Alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário.

9 Comentários


  1. Boa tarde Glauber!
    Gostaria de saber se o Solidworks e o Inventor simulam o funcionamento real (ou o mais perto disso) de conjuntos eletromecânicos. por exemplo:uma ventoinha que precise girar a 2000 rpm soprada por um compressor de ar com saída de 3/8 e 1 bar. Vamos supor que essa configuração proporcione uma rotação de 1500 rpm. Bom, em qual deles eu posso mudar, por exemplo, a inclinação das pás, ou o formato delas, e verificar nele mesmo o comportamento do sistema.
    Obrigado! Bom domingo!
    Anderson.

    Responder

    1. Olá Anderson, Ambos os softwares tem ferramentas de simulação que seguem a física real, podendo determinar fluxo de fluidos e sua interação com as peças da montagem em questão, basta escolher o que se adapte melhor. Em minha opinião o solidworks, para alguém que não conhece nenhuma ferramenta que trabalhe com protótipos tridimenssionais, tem uma curva de aprendizagem menor, sendo assim se consegue resultados mais rápidos. Estou preparando alguns tutoriais e artigos que falam do SolidWorks Simulation e logo postarei aqui no Blog.

      Obrigado pela visita, espero ter ajudado.

      att,

      Responder

  2. Oh duvida o que fazer…Trabalho com Auto Cad 2D e preciso fazer peças em 3D.Os meus clientes querem todo o projeto em Auto Cad.E agora faco treinamento no Solidworks -Inventor-3D autocad.os dois primeiros suportam leituras no Cad.Abracos

    Responder

    1. Olá Joaquim. Com o SolidWorks e com o Inventor você consegue gerar arquivos que possam ser abertos em AutoCAD. Agora a escolha depende de qual software vai te atender melhor.

      Responder

  3. Entendam uma coisa

    Inventor = lixo
    Solidworks = tudo de maravilhoso nesse mundo

    Responder


  4. Olá!
    Meu nome é Marcelo e estou cursado técnico em mecânica, quero saber qual curso eu devo fazer Solid edge, inventor ou Catia?
    Sendo que já fiz o Solid Works e auto cad.

    Responder

    1. Fala Marcelo, tudo bem contigo. Cara essa questão de escolha de software é muito pessoal. A única dica que posso dar é para que você foque em conhecer bem um software. Se torne o melhor que você puder. Pois no final a ferramenta que você está usando não importa muito e sim o resultado final do seu trabalho.

      Att,

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *