Template do AutoCAD-Padronize e aumente a produtividade

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Olá meus amigos, depois de um dia de muito trabalho no escritório, com grandes quantidades de desenhos para concluir e projetos para analisar estou aqui para falar pra vocês sobre um recurso disponibilizado no AutoCAD já há um certo tempo, mas que poucas pessoas usam, estou falando da possibilidade de definir um template do AutoCAD próprio, para evitar que toda vez tenhamos que configurar as mesmas coisas em cada desenho, resolvi escrever sobre isso hoje pois, vi como isso facilita a vida do desenhista ou projetista, para que ele se preocupe mais com o desenho do que com configurações básicas.

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

 

 

Aprendendo Sobre o Template do AutoCAD

Um template do AutoCAD dá ao usuário consistência nos desenhos e também mantém os padrões de estilo e configurações sempre idênticas. Já existem alguns templates do AutoCAD padrões, o mais usado é o acadiso.dwt, mas temos a possibilidade de escolher um template do AutoCAD que já tenha configurado o sistema métrico ou imperial, ou um template do AutoCAD mais voltado para desenhos em 3D, ou podemos nós mesmos preparar um arquivo de Template do AutoCAD configurado para as nossas necessidades. Os recursos normalmente configurados em um template do AutoCAD incluem:

  • Unidades e precisão
  • Blocos de títulos e bordas
  • Nomes, cores e definições de layers
  • Snap e Espaço do Grid
  • Estilos de Texto
  • Estilo de Dimensões
  • Estilos de Tabela
  • Tipos de linha
  • Espessura de Linhas
  • Layout de Impressão
  • Configuração de página

Por padrão os arquivos de templates do AutoCAD (DWT) ficam em um diretório com o nome bem sugestivo “Templates” tornando assim muito fácil o acesso a eles. Agora pretendo mostrar a vocês como configurar um arquivo de template do AutoCAD para que possam ter um padrão de acordo com suas necessidades. Não vou ensinar a configurar cada elemento citado acima por que este não é o intuito deste  artigo, mas qualquer dúvida estou a disposição, se houver muitas dúvidas irei fazer uma série de posts ensinando a configurar cada um dos elementos aqui citados. Vamos lá?

Abra um novo desenho, tendo como base o template do AutoCAD acadiso.dwt.

template do autocad

Faça todas as modificações que achar necessário, inclua layers, configure estilos de texto, configure estilos de dimensões, insira folhas de layout, configure páginas para impressão e tudo mais que achar que é necessário para o seu desenho. Depois de feita toda essa configuração é hora de salvar nosso template do AutoCAD para ser usado, Vá à barra de menus do AutoCAD, no “Menu principal”, vá até salvar como e clique sobre a opção “AutoCAD Drawing Template” (Desenho de Templates do AutoCAD ou Arquivo de Templates do Autocad).

template do autocad

Feito isso procure a pasta padrão onde estão salvos os arquivos de templates do AutoCAD, que normalmente esta em um caminho parecido a este: C:\Users\SeuUsuário\AppData\Local\Autodesk\AutoCAD 2012 – English\R18.2\enu\ Templates\ – Escolha o nome do arquivo e clique em salvar.

template do autocad

Após Salvar o arquivo abrirá uma caixa de diálogo para que escreva uma breve descrição do template do AutoCAD e para que faça a configuração do sistema métrico, nesta janela encontra-se também duas opções relacionadas as novas layers criadas posteriormente, a primeira”Save all layers unreconciled” diz que todas as novas layers serão “Unreconciled”, ficarão separadas das layers padrão do template do AutoCAD, e a segunda opção “Save all Layers reconciled” significa que as layers  serão criadas juntas das layers padrão do template do AutoCAD. Clique em “OK”.

template do autocad

Desta forma já temos os templates do AutoCAD  e todas as configurações salvas.

Com o template do AutoCAD criado podemos dizer ao AutoCAD que abra sempre aquele arquivo quando clicarmos no comando “Novo desenho”, para isso vá novamente até o “Menu principal” e depois Options (opções).

template do autocad

Na caixa de diálogo que abrir, vá até a aba “Files” (Arquivos) e vá até “Template Settings” (configurações de Template do AutoCAD).

template do autocad

Expanda a opção clicando sobre o sinal de Soma “+”, e vá até a opção “Default template file name for QNEW”, expanda suas opções clicando sobre o sinal de soma “+”, você verá uma opção, que estará definindo ou um caminho de um arquivo de template padrão ou Nenhum (none), dê um duplo clique sobre esta opção (no meu caso não havia nenhum arquivo definido).

template do autocad

Na janela que se abrir, selecione o arquivo que deseja configurar como padrão e clique em abrir.

template do autocad

Pronto amigos, agora toda vez que abrir um novo arquivo terá todas as configurações que foram salvas no seu template do AutoCAD.

É isso Galera, com esse recurso podemos adiantar e muito o processo de desenho, pois evita que façamos as configurações básicas toda vez que necessitarmos abrir um novo arquivo. Espero que eu tenha conseguido passar todo necessário para que vocês possam configurar seus templates do AutoCAD, mas caso haja alguma dúvida estou a disposição para respondê-las.

Grande abraço.

13 Comentários


  1. Faço tudo que vc orientou no Blog mais toda vez que meu cad abre um novo projeto aparece uma mensagem falando que tem 4 itens corrompidos se aperto sim some tudo de não continuo trabalhando normalmente mais da próxima vez que precisar do novo ele aparece o erro….

    obrigado desde já…

    Responder

    1. Olá Dennerson, Obrigado pela visita. Desculpe mas não entendi muito bem o que está acontecendo, se puder ser um pouco mais específico. Você configura o template e ele acusa que existem erros em alguns arquivos? Se puder enviar uma imagem com a mensagem de erro, irá me facilitar para resolver sua dúvida.

      Aguardo seu retorno, Grande Abraço.

      Glauber de Souza Silva

      Responder

  2. Olá, consegui fazer da maneira como você explica, porem, gostaria de após abrir esse template, no caso o que eu criei, e quando abrir, copiar um outro desenho para dentro dele, com outros padrões de layers e fazer esses mesmos layers mudarem para os layers padrões do template, creio que exista essa possibilidade, mas desconheço esse tipo de configuração. Grato.

    João Augusto

    Responder

    1. Olá joão Augusto, Obrigado pela visita. Olha cara, se entendi bem você gostaria que o desenho copiado para dentro do seu Template já adquira as novas layers e configurações do novo desenho. creio que isso não seja possível, pois quando você copia objetos de um desenho para outro, ele leva junto com ele as layers que os objetos pertecem e algumas configurações já existentes no desenho de origem. O que poderia ser feito é fazer com que o desenho de origem tivesse os mesmo nomes de layers do desenho de destino, dessa forma quando ele fosse copiado no template ele assumiria as propriedades da layer do template e descartaria as configurações anteriores. Por exemplo, se você tem um desenho com uma layer chamada parede, e nesse desenho ele tem a cor magenta, basta no seu template criar uma layer com o mesmo nome e determinar a cor que ela terá. Assim você consegue que todos os objetos da layer parede assumam as novas propriedades.

      Espero que tenha ajudado.

      Grande abraço,

      Responder

      1. Blz Glauber, vou ver oque da pra fazer, valeu pela dica.

        Abraço.

        Responder

  3. Senhores

    Preciso do download de “Tamplates para projetos aula 4 intermediario”.

    Posso contar com suas ajudas ???

    Grato,
    FLÁVIO BECO

    Responder

    1. Olá Flávio Bezerra Beco, Obrigado pela visita. Bom cara, eu não entendi sua colocação. Do que você precisa. Esse Arquivo que cita está relacionado a que??

      Aguardo Esclarecimentos.

      Att,

      Responder

  4. Olá, boa tarde, minha dúvida é a seguinte. Criei o template usando o Cad versão 2014, quando levo ele pra Cads em versões inferiores a essa, ele não abre, como aconteceria em um arquivo DWG comum. Qual seria a solução pra isso, se é q ela existe, detalhe, meu CAD está automaticamente configura para que todos os arquivos sejam salvos na versão 2010. Obrigada

    Responder

    1. Olá Paula, obrigado pela visita e pelo comentário. Essa dúvida é muito comum, entre os usuários do AutoCAD. O AutoCAD salva os arquivos .dwt na versão instalada do software, e isso não pode ser mudado. Para resolver o problema e ter um arquivo .dwt em uma versão anterior do seu AutoCAD, Salve um .dwg do arquivo que deseja que seja seu arquivo de template e renomeie trocando sua extensão de .dwg para .dwt. Por exemplo:

      meuTemplate.dwg –> meuTemplate.dwt

      E pronto, você terá um .dwt, na mesma versão do dwg salvo.

      Espero que eu tenha me feito entender.

      Grande Abraço.

      Att,

      Responder

  5. Olá Glauber,boa tarde!
    Minha caixa de dialogo apresenta os layers, porém quando eu seleciono uma line aleatória ele não altera na caixa de forma que eu não consigo distinguir qual é layer em planta. Já resetei as configurações do autocad e mesmo assim não normaliza, o que faço?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *