BATCH PLOT – Agilizando as publicações e plotagens no AutoCAD

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

a11

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

Salve galera, bem vindos a mais um artigo do DesenCAD.com. Estamos hoje aqui para falar de um assunto que deixa a maioria dos Desenhistas iniciantes de cabelo em pé, a tão temida plotagem e publicação dos desenhos. Hoje falaremos de um recurso que agiliza e muito a vida do desenhista que necessitam plottar ou publicar muitas folhas de desenho, O BATCH PLOT.

O Batch plot é uma ferramenta com recursos para publicações em massa de folhas de projeto, que podem estar em um ou mais arquivos “.dwg”, com recursos para aplicar uma configuração única a todas as folhas ou determinar uma determinada configuração a cada folha.

O atalho para o Batch Plot esta localizado no canto superior esquerdo da janela do AutoCAD próximo aos comandos save, open e new, ou pode ser acessado digitando BATCHPLOT na linha de comando. Observe na imagem abaixo:

a1

Após acessar o comando, se abrirá uma caixa de diálogo onde poderá ser feita todas as configurações necessárias e também selecionar as folhas que quer retirar ou manter na publicação ou plotagem. Abaixo demonstro o que é cada coisa na caixa de diálogo.

a2

  1.  Nesta área se encontra opções para selecionar ou importar uma lista de folhas previamente salva e definir uma configuração para plotagem ou publicação.
  2.  Aqui estão às informações para publicações em arquivo (pdf ou dxf) aqui podes configurar o local que será salvo o arquivo final, definir se será uma folha por arquivo ou todas as folhas no mesmo arquivo e mais algumas configurações necessárias a geração desse arquivo
  3. Aqui você pode definir uma configuração de página para cada folha de desenho.
  4. Aqui estão descritas todas as folhas que podem ser impressas no momento, isso significa que todos os arquivos abertos irão contar com suas sheets aqui.
  5. Nesta área define-se a quantidade de cópias que será feita.
  6. Este é o comando que dá inicio ao processo de plotagem/publicação.

Com isto já conhecemos o que é cada coisa e onde estão localizadas todas as áreas do recurso, e para que possamos nos acostumar e entender melhor como tudo funciona, farei um passo-a-passo demonstrando como se faz a publicação de um arquivo.

Vamos lá!

1 – Primeiramente abra o arquivo que quer publicar/plottar.

2 – Agora com o arquivo aberto devemos criar uma configuração de página de preferência na primeira página do desenho, para isso vamos até o comando plot e vamos selecionar a impressora, a área de impressão, tamanho da página, estilo de plotagem e tudo mais.

3 – Neste passo vá até page setup e clique em add…

a3

Após clicar sobre o botão add… Abrirá uma caixa de diálogo que pedirá para que de um nome para sua page setup. Dê o nome que achar mais conveniente, eu, por exemplo, prefiro dar nomes que indique bem o que é cada page setup, porque se necessito desse arquivo posteriormente não terei problemas em entender a qual configuração ela se refere.

Neste caso darei o nome de PDF, pois pretendo criar um arquivo PDF para envio do projeto por e-mail, mas os passos para enviar sua plotagem a uma impressora são os mesmos, apenas substitua no campo impressora/plotter a opção “DWG to PDF” pela impressora que tenha em mãos.

a4

Após definido o page setup, vamos aplica-lo ao layout clicando sobre o comando 1 –  “Apply to Layout” e depois em 2 – “Cancel” para sair da caixa de diálogo “Plot”.

a5

Feito isso clicamos sobre o comando BATCH PLOT,

a1

A Caixa de diálogo se abrirá e vamos definir a mesma page setup para todas as sheets (lembre de deletar a model para que não apareça na plotagem), faremos isso selecionando o primeiro sheet e depois com o botão do teclado “Shift” pressionado clicamos no último. Depois de selecionado, voltamos ao primeiro Sheet e definimos a “page setup” que desejamos, no meu caso a “PDF” e depois clicamos em publish, veja na imagem abaixo:

a6

Nesse momento aparecerá uma caixa de diálogo que pergunta se você deseja salvar a lista de sheets, isso serve para uma posterior publicação das mesmas páginas, nesse momento vamos dizer que não salve, para isso clique em não na caixa de diálogo:

a7

Neste momento o AutoCAD começa a publicação. Aparecerá uma caixa de diálogo informando que o processo está sendo executado em segundo plano, em minha opinião esta é uma grande sacada, pois enquanto publica pode trabalhar em outras coisas.

a8

Apenas Clique em “Cerrar” e aguarde a conclusão da publicação. Mas espera aí, como sei que a publicação foi concluída?

Sabemos quando um Balão que aparecerá no canto inferior esquerdo nos informar se a publicação foi bem sucedida ou se houve problemas. Veja abaixo:

a9

E está concluído. Para localizar a pasta onde foi salvo o arquivo, caso você não tenha configurado, clique em Batch Plot novamente e na área de “Publish options Information”, o primeiro item mostra o caminho onde foi salvo o arquivo publicado. Simples não?

a10

Então é isso Galera, acho que consegui ser bem claro, mas caso haja alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário para que possamos conversar e se for o caso ajuda-lo.

Grande abraço a todos e até a próxima.

3 Comentários



  1. Olá! como definir se será uma folha por arquivo ou todas as folhas no mesmo arquivo?

    Responder

    1. Olá Valdecir Lucena. No painel do Batch Plot, na área Publish Option Existe uma opção onde podemos definir se será “Multi-Sheet File” ou seja se será um único arquivo com todas as folhas.

      Att,

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *