Super dicas #2 – ZoomFactor no AutoCAD 2015

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Seja bem vindo a mais uma super dica do DesenCAD.com. Dando continuidade a série de tutoriais Super Dicas, vamos hoje falar de uma dica que pode tornar o convívio com o AutoCAD 2015,vamos dizer assim…muito mais amigável. Hoje falaremos do Zoom Factor (Fator de Zoom), esse fator controla a precisão e consequentemente a velocidade de aproximação do zoom quando utilizamos o scroll do mouse. Antes de iniciarmos, gostaria de convida-lo a fazer parte de meu Newsletter, nele eu envio a você, no aconchego de seu e-mail, Dicas, apostilas, pacotes de blocos, plug-ins, scripts, lisps e muito mais que possa ser útil ao profissional do mundo CAD, Assine Aqui meu Newsletter e fique por dentro de todas as novidades do mundo CAD.

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

Super Dicas - AutoCAD
Super Dicas – AutoCAD

Zoom Factor no AutoCAD 2015

Vamos logo ao que interessa. O Zoomfactor determina a velocidade e consequentemente a velocidade do zoom, a velocidade nesse caso é inversamente proporcional à precisão, trocando em miúdos, quanto mais veloz o zoom, menos preciso ele será e vice-versa. Ter um zoom rápido e não ter controle é tão prejudicial quanto ter um zoom preciso, mas muito lento, então cabe ao usuário determinar qual fator se encaixa melhor em seu ramo de trabalho.

Primeiramente temos que acessar esta configuração, então, vamos digitar na linha de comando (command line) a seguinte ordem “zoomfactor” e pressionar “Enter”, veja logo abaixo.

ZoomFactor 1

Veja que após pressionar “Enter” solicita que digite um valor, o padrão é <60>.

Zoom Factor2

Esse valor varia entre 3 e 100, quanto menor o valor mais preciso ou mais lento e quanto maior o valor menos preciso ou mais rápido. Agora basta você testar e descobrir qual valor melhor se adapta ao seu tipo de trabalho.

Essa configuração pode ajudar a ter mais precisão para chegar até um ponto do desenho, sem que seja necessário nenhum clique, assim podemos ganhar vários minutos do dia só com essa pequena dica, tornando você um Cadista mais efetivo.

Então é isso meu amigo, espero ter te ajudado a enriquecer um pouco mais seus conhecimentos sobre essa fascinante ferramenta que é o AutoCAD 2015, e caso queira aprender um pouco mais, confira a dica Super dicas #1 – Seleção Prévia no AutoCAD que faz parte da série de Super dicas que estou disponibilizando aqui no DesenCAD.com

Grande Abraço e te espero aqui na próxima dica, será bom ter você aqui conosco novamente.

9 Comentários


  1. Amigo bom dia. Voce poderia me ajudar? Instalei o autocad 2015 e as funções ” off set; chanfro e Arredondamento ” simplesmente não funcionam… será que falta ativar algo ou posso ter desativado alguma formatação erradamente? Por favor se puder me de uma ajuda pois sem estas funções o Autocad fica inútil ”
    Grato, Heitor Silva – MANAUS.

    Responder

    1. Olá HEITOR SILVA, Obrigado pela visita. Nossa isso é muito estranho, os recursos não estão funcionando? Vou pesquisar um pouco, mas não vejo uma possibilidade de desativar mesmo que acidentalmente os recursos do AutoCAD. Acho que pode ser um problema de instalação, eu primeiramente tentaria reinstalar o AutoCAD, caso isso não resolva peço que entre em contato novamente para que possamos estudar o problema com mais calma.

      Até mais, grande abraço.

      Glauber de Souza Silva

      Responder

  2. Olá, instalei o cad 2015 e a seta deixa um rastro por onde passar e o zum mesmo modificando para mais ou menos no zoomfactor, fica distorcido. Imagina o que pode ser?
    Obrigado.

    Responder

    1. Olá Thiago Bahiense, é um problema um pouco incomum, mas acredito que seja um problema de compatibilidade de placa de vídeo, já tentou desativar alguns efeitos visuais com sombras, smoothing, etc? Talvez resolva. Mand um Print da tela com o rastro do mouse, estou curioso com esse acontecimento.

      Att,

      Responder

  3. Aproveitando o assunto “zoom”, gostaria de saber se você conhece uma ferramenta ou comando que ajuste o zoom entre desenhos ao alterná-los. Ex.: você foca o zoom em determinado objeto que se repete em outros desenhos no mesmo local (coordenada). Então, ao pressionar Ctrl + Tab, o AutoCAD troca os arquivos e, com o comando ativo, o zoom deve focar exatamente aquele objeto.
    Obrigado pela atenção e parabéns pelo trabalho.

    Responder

    1. Fala André, obrigado pelo comentário. Cara me desculpe mas desconheço se exite esse recurso, talvez se desenvolvesse uma lisp ou plugin tendo em mente que o zoom relacionado ao objeto devesse ocorrer toda vez que o desenho entrasse em estado ativo, é bem possível o desenvolvimento. Mas um recurso que possa te ajudar é utilizar o comando Zoom -> Object, mas você terá que efetuar o comando e deixa-los na tela quando precisar ir de um arquivo a outro.

      Bom espero que tenha sido útil.

      Grande abraço.

      Responder

  4. OLA Thiago Bahiense ESSE FATOR DO CURSO ARRASTANDO E DEIXANDO RASTRO SE DEVE AO COMANDO “HADWARE ACCELERATION” ESTAR EM ON ! COLOQUE O MESMO EM OFF E VOLTARA AO NORMAL !

    Responder

  5. Boa noite!
    Estou com um problema que não estou conseguindo resolver… Estava mexendo em um arquivo no Cad e tive que colocar 5 xrefs nele, fiz isso de uma vez só selecionando tofos os arquivos para serem referenciados. Depois disso, o arquivo ficou super lento, e imaginei que fosse por causa dos xrefs que tinham pesado. Resolvi apagar todos eles, dar um purge, e detach, mas mesmo assim o arquivo continuou absurdamente lento.
    Quando abri os arquivos que havia referenciado, eles estavam igualmente lentos (principalmente no zoom e no pan).
    Havia outros arquivos salvos nessa mesma pasta que não tinham sido referenciados que também foram “corrompidos”, e ficaram muito lentos. Mas os outros arquivos de outras pastas no meu pc estão rodando normalmente…
    Alguma ideia do que seja esse problema e como solucioná-lo?

    Muito obrigada desde já!!

    Responder

    1. Bom dia Luísa, obrigado pela visita e pelo comentário. É muito estranho, estarem todos os arquivos de determinado diretório com problemas. Primeiramente eu tentaria, recuperar os arquivos utilizando algumas das técnicas descritas nesse post aqui do DesenCAD.com – Como Reparar Arquivos AutoCAD (.dwg) corrompidos – Caso não resolva, tentaria abrir esses arquivos copiar os abjetos contidos dentro deles, para outro desenho novo, colando em coordenadas para não haver diferença de localização dos mesmos – para não afetar os layouts – e salvaria novamente em outro diretório.

      Espero que ajude.

      Att,

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *