Variáveis no AutoCAD 2015 (SETVAR)

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Olá, seja bem vindo a mais um post do DesenCAD.com. A cada dia que passa mais nos tornamos atentas as coisas que passam a nossa volta, seja no trabalho ou na vida pessoal. Principalmente agora que iniciei esse projeto para que eu pudesse levar o meu conhecimento e experiências vividas com o AutoCAD 2015 (e outras versões também) até você, estou cada vez mais atento aos problemas que possam acontecer no dia-a-dia de trabalho quando nossa principal ferramenta de trabalho seja um software CAD. Hoje pretendo falar um pouco sobre as configurações do AutoCAD 2015, como as variáveis podem deixar a convivência com o AutoCAD 2015 mais agradável ou até como elas podem tornar o seu dia um inferno, devido a perda de alguma configuração padrão, ocasionada por um erro no sistema do AutoCAD 2015 ou pela inclusão de plug-ins e scripts externos. Antes de iniciarmos gostaria de convida-lo a se inscrever no meu newsletter, onde eu envio até você recursos, plug-ins, pacotes de blocos e muitas outras coisas que vão facilitar o seu trabalho com os softwares mais importantes do mercado, então assine aqui meu Newsletter e fique mais ligado nas novidades de nossa página.

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

Variáveis no AutoCAD 2015

 

As variáveis de sistema do AutoCAD são responsáveis por determinar preferências e configurações do software. Essas definições vão desde modificações simples de efeitos visuais que como exemplo temos “SELECTIONEFFECT” que determina como deve se comportar na tela um objeto selecionado, até modificações mais complexas, que temos como exemplo o “EDGEMODE” que determina se um objeto pode ser estendido ou não até a projeção de outro objeto.

Visto que agora sabemos o que são as variáveis do Sistema no AutoCAD 2015, podemos partir para entender alguns pontos mais complexos das mesmas. A maioria das variáveis assumem apenas dois valores “1” ou “0”, são as chamadas variáveis Booleanas, que tem como objetivo definir entre dois estados, qual deles estará ativo. Citando como exemplo a mesma variável que citei acima a “SELECTIONEFFECT” tem como valor padrão “1”, que defini que o modo de seleção será o novo implantado no AutoCAD 2015 mantendo a linha selecionada em azul, mas caso modifiquemos o valor desta variável para “0” perceberá que quando selecionamos algum objeto ele ficará “tracejado” e não mais “azul”, – esse tracejado é o efeito utilizado pelas versões anteriores a 2015 do AutoCAD -.

Mas espera aí, todas as variáveis vão assumir apenas esses valores? A resposta é NÃO!!! Eu disse acima que a maioria assume esses valores, mas temos variáveis que assumem valores mais complexos. Quer um exemplo? Vamos a ele.

A variável “LOCKUI” ao invés de receber um valor booleano, ela recebe o valor em bitcodes, um bitcode é a combinação de dois valores em apenas um comando, trazendo assim mais opções de configuração de uma determinada ferramenta, abaixo segue a tabela com os valores que podemos definir na variável “LOCKUI”.

0 Toolbars and Windows not locked (Barras de ferramentas e janelas não bloqueadas)
1 Docked toolbars locked (Barras de ferramentas encaixadas bloqueadas)
2 Docked or anchored Windows locked (Janelas encaixadas ou ancoradas bloqueadas)
4 Floating toolbars locked (Barras de ferramentas flutuantes bloqueadas)
8 Floating Windows locked (Janelas flutuantes bloqueadas)

Para que as barras de ferramentas encaixadas e as barras de ferramentas flutuantes fiquem ambas bloqueadas, devemos definir o valor dessa variável para “5” pois 1 + 4 = 5, assim deixamos as janelas flutuantes, encaixadas e ancoradas desbloqueadas. Espero que tenha sido claro nessa abordagem sobre as variáveis de valores bitcodes. Não vou me aprofundar mais nesse assunto até porque esse não é o foco desta postagem.

Usando Variáveis no AutoCAD 2015

 

As variáveis normalmente são acessadas pela linha de comando, mas como saber quais variáveis modificam determinada ferramenta? Bom aí você terá que recorrer ao help do AutoCAD 2015, citar e explicar todas as variáveis do AutoCAD 2015 se torna um pouco demorado, pra não dizer que é uma tarefa ingrata, pois a quantidade de variáveis no AutoCAD 2015 é imensa. Para ter uma lista das variáveis do AutoCAD 2015 basta digitar na linha de comando o seguinte termo: “SETVAR” e assim você poderá ver uma lista completa das variáveis. Veja na imagem abaixo.

Na realidade o “SETVAR” tem como função principal acessar a variável para assim podermos modifica-la ou acessa-la para trazer informações sobre o seu estado atual. Sua função se tornou um pouco inútil devido à implantação do autocompletar no AutoCAD 2015.

Obs.: “Caso você tenha usado alguma variável, o “SETVAR” irá te retornar como valor a última variável utilizada, para mostrar a lista completa digite “?” e pressione enter.”

SETVAR
SETVAR

Observe que neste caso quando executei o comando “SETVAR” ele me retornou já a opção “EDGEMODE” que eu havia acessado anteriormente. Caso você conheça e saiba qual a variável e deseja saber qual seu valor digite “?” e depois digite a variável. Caso você queira uma lista completa das variáveis do Sistema AutoCAD 2015 depois de executar o comando “?” apenas pressione “ENTER”. Veja na imagem abaixo parte da lista com as variáveis.

SETVAR

Variáveis que podem Salvar sua vida

 

Esse título pode parecer estranho, mas nós que trabalhamos com CAD sabemos quanta dor de cabeça uma variável desconfigurada pode trazer. Então abaixo vou listar as principais variáveis em minha opinião que talvez ajude você a se livrar de alguns problemas. Vamos a elas.

“PICKFIRST” – Os comandos de edição não obedecem se você seleciona os objetos antes? Troque o valor dessa variável para “1”.

“FILEDIA” – Quando o comando abrir não mostrar a janela de seleção de objetos mude essa variável para 1 e pronto tudo estará resolvido.

“PICKADD” – Quando você seleciona um arquivo e vai selecionar o segundo o AutoCAD 2015 tira a seleção do primeiro, isso não é bom, pois a maioria das vezes precisamos selecionar vários objetos de uma vez. Caso isso ocorra, basta modificar o valor da variável “PICKADD” para 1. Essa variável também resolve quando a tecla delete não funciona.

“DRAGMODE” – Caso não enxerga os objetos sendo arrastados quando executa os comandos MOVE, COPY e ROTATE, Basta modificar o valor de “DRAGMODE” para AUTO.

“MIRRTEXT” – Quando utiliza o comando MIRROR em textos, eles ficam espelhados? Modifique a variável “MIRRTEXT” para 0.

“HIGHLIGHT” – Caso os objetos não apareçam tracejados quando selecionados basta modificar o valor da variável “HIGHLIGHT” para 1.

“PSLTSCALE” – Caso você não queira que as escalas das linetypes (tipos de linha) sofram modificação nas viewports, troque o valor de “PSLTSCALE” para 0.

“GRIPS” – Caso você Sofra com lentidão quando é necessário selecionar muitos objetos de uma só vez, desative aqueles pontos azuis, os GRIPS. Modificando a variável “GRIPS” para 0.

“SDI” – Caso seu AutoCAD 2015 esteja abrindo apenas um arquivo por vez mude a variável “SDI” para 0.

“TASKBAR” – Caso o seu AutoCAD 2015 esteja mostrando uma janela para cada arquivo modifique a variável “TASKBAR” para 0.

Essas são algumas variáveis que pode ajudar você no seu dia-a-dia com o AutoCAD 2015. Espero que você tenha gostado desse Post. São assuntos presentes no dia-a-dia de um CADista que talvez seja deixado um pouco de lado. Se você quer aprender um pouco mais leia o artigo REFERENCIAS EXTERNAS (XREF) – PRODUTIVIDADE E TRABALHO EM EQUIPE NO AUTOCAD 2015 pois lá tento demonstrar mais um recurso muito exigido no mercado de trabalho.

Caso ainda não tenha feito, se inscreva em nosso Newsletter, é de graça e você terá sempre nas mãos as maiores novidades do mundo CAD, assim como receberá plug-ins, Pacotes de blocos, VideoAulas e muitas outros conteúdos exclusivos dos assinantes do Newsletter, então, tá esperando o que? Assine logo meu NEWSLETTER.

Valeu pela confiança e obrigado pela visita. Caso necessite de algo ou tenha alguma dúvida, Sugestão ou crítica não deixe de comentar, responderemos a todos os comentários quando possível.

Grande Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *