Imagens Google Earth com escala e referência no AutoCAD 2015

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Conseguir imagens aéreas de certa região, nunca é uma coisa fácil, principalmente quando necessitamos que estas imagens estejam em escala, pois fotos comuns tiradas por câmeras fotográficas comuns têm distorções naturais, devido à luz ou ao ângulo em que a câmera estava disposta na hora da fotografia, e conseguir ortofotos já existentes de uma determinada região é praticamente impossível, pelo menos se está a buscar uma solução barata. Para podermos trabalhar com informações topográficas, complementar um levantamento para alguma apresentação ou algo do tipo necessitamos de fotos planas para que estejamos vendo na foto o tamanho real de determinado objeto ou área a ser levantado. E com as imagens Google Earth e o AutoCAD 2015 podemos resolver isso sem muitos problemas, mas para isso devemos importar, escalar e locar as imagens corretamente no AutoCAD 2015.  E é isso que vamos abordar nesse artigo.

Soluções

Para iniciar um trabalho (uma apresentação ou estudo de um projeto), podemos solicitar um levantamento aéreo da região em questão, mas quando as informações necessárias não necessitem de precisão e o resultado seja apenas visual, um levantamento aéreo pode se tornar uma saída um pouco cara. Então é aí que entra as Imagens Google Earth. Claro que sabemos que não podemos utilizar as imagens Google Earth para execução ou desenvolvimento definitivo de um projeto, mas podemos utiliza-las no estudo ou na necessidade de fazer uma apresentação visual de mesmo. Mas claro que para facilitar, caso tenhamos algumas informações já prontas e referenciadas ao sistema de coordenadas, podemos escalar e referenciar estas imagens Google Earth no AutoCAD 2015. O Primeiro passo a tomar é saber em qual sistema de coordenadas estão baseados os seus arquivos, para esse post tomarei como sendo o sistema “UTM”, mas lembre-se de conferir essa informação, caso não saiba recorra ao setor de topografia ou profissional responsável pelas informações que recebeu para ter certeza em que sistema está trabalhando.

Imagens Google Earth

Primeiramente precisamos aprender como obter as imagens Google Earth Corretamente, então vamos colocar a mão na massa. Para um melhor entendimento eu aconselho você a seguir os passos juntamente comigo para que não se tome caminhos errados enquanto aprendemos esse fenomenal recurso. Vamos iniciar fazendo algumas configurações Básicas no Google Earth.

O primeiro passo é limpar a tela do Google Earth deixando a imagem com o mínimo de interferências possível. Na barra lateral desative todas as opções (Estradas, fotos,etc). Veja na imagem abaixo.

googleearth1 - Imagens Google Earth com escala e referência no AutoCAD 2015Agora com a imagem livre de interferências, podemos falar sobre a legenda da escala, essa opção é o pulo do gato desse recurso, pois essa será nossa referência para escalar a imagem no AutoCAD 2015. Para ativar essa legenda basta ir até o barra superior no menu “Visualizar” e ativar a opção “Legenda de escala”, vejamos na imagem abaixo.

googleearth2 - Imagens Google Earth com escala e referência no AutoCAD 2015Essa legenda deverá aparecer no canto inferior esquerdo da tela de visualização do Google Earth.

googleearth3 - Imagens Google Earth com escala e referência no AutoCAD 2015Com essa legenda ativada uma parte do nosso problema está resolvido, que é questão de escalar a imagem ao tamanho real para que possamos utilizar a imagem como referência, agora temos que resolver como vamos locar as imagens nas coordenadas corretas. Para isso temos que demarcar dois pontos com coordenadas conhecidas na imagem, para que possamos posicionar a imagem no AutoCAD 2015.

Utilizando da ferramenta marcador do Google Earth, podemos demarcar os pontos e ter as coordenadas deles sem muitos problemas. A ferramenta marcador encontra-se localizada na barra de ferramentas, no canto superior esquerdo da janela de visualização do Google Earth. Veja:

googleearth4 - Imagens Google Earth com escala e referência no AutoCAD 2015Com a ferramenta marcador selecionada, podemos clicar e marcar qualquer ponto do mapa do Google Earth. Quando Clicar no ponto desejado abrirá uma janela de opções para que nomeie esse marcador e terá também em mãos as coordenadas desse ponto. Veja:

googleearth5 - Imagens Google Earth com escala e referência no AutoCAD 2015Com essas coordenadas podemos locar a imagem no AutoCAD 2015 sem problemas agora.

Agora que você já sabe como demarcar pontos no Google Earth , podemos demarcar dois pontos para podermos posicionar nossa imagem no AutoCAD 2015. Demarque dois pontos como fiz na imagem abaixo:

googleearth6 1024x693 - Imagens Google Earth com escala e referência no AutoCAD 2015Com os pontos lançados tome nota das coordenadas de cada um. Caso tenha lançado o ponto e não anotado as coordenadas, basta seleciona-lo na barra lateral, na aba lugares e com o botão direito acessar suas propriedades veja na imagem logo abaixo:

googleearth7 - Imagens Google Earth com escala e referência no AutoCAD 2015Feito isso vamos agora salvar a imagem no Google Earth para podermos usa-la no AutoCAD 2015.

Para salvarmos as imagens Google Earth apenas temos que posicionar no janela de visualização a área que queremos salvar e acessar o menu “Arquivo” -> “Salvar”-> ”Salvar Imagem” Veja na imagem abaixo:

googleearth8 - Imagens Google Earth com escala e referência no AutoCAD 2015Feito isso nosso trabalho no Google Earth terminou, agora vamos começar os trabalhos no AutoCAD 2015.

Escalando as imagens no AutoCAD 2015

Com o AutoCAD 2015 aberto já com um novo desenho temos que acrescentar a imagem ao AutoCAD 2015, aí você vem e me pergunta como faço isso? Utilizando Referencias externas (xref). Eu escrevi um Tutorial falando praticamente tudo sobre As Referencias externas (xref), eu recomendo que leia o post antes de continuar com esse Tutorial, então aqui está Referencias Externas (xref) no AutocAD 2015.

Bom agora que você já sabe como acrescentar a imagem no AutoCAD 2015, vamos continuar. Com a imagem no desenho temos que primeiro escalar para que ela já passe a ter o tamanho real. Para isso utilizaremos o comando “Escale” do AutoCAD 2015.

Digite o comando “Scale” na linha de comando do AutoCAD 2015 e pressione “Enter”.

autocad2015 1 - Imagens Google Earth com escala e referência no AutoCAD 2015

Selecione a imagem e pressione “Enter”.

Feito isso o comando irá solicitar que você determine um ponto base para que o objeto seja escalado. Tomando como padrão, vamos selecionar o canto esquerdo da legenda da escala. Veja:

autocad2015 2 1024x508 - Imagens Google Earth com escala e referência no AutoCAD 2015Chegamos ao principal ponto para conseguirmos que nossa imagem adquira o tamanho real. Veja na sua linha de comando que ele pede para que especifique o fator de escala ou, nesse caso temos duas opções, copiar (copy) e referencia (Reference), vamos digitar “R” na linha de comando para que a opção “Reference” seja selecionada, com isso o AutoCAD 2015 solicitará que determine uma referencia, para isso você terá que determinar dois pontos para que o AutoCAD 2015 determine distância na imagem e adivinhe quais serão esses pontos? Acertou quem apostou nos pontos inicial e final da legenda de escala da imagem. Veja abaixo:

autocad2015 3 - Imagens Google Earth com escala e referência no AutoCAD 2015Depois de selecionar os pontos, o AutoCAD 2015 irá solicitar o tamanho que esse seguimento deverá assumir, e aí está o grande pulo do gato, o valor será o mesmo que aparece na legenda da escala fazendo assim a imagem assumir o tamanho real.

autocad2015 4 - Imagens Google Earth com escala e referência no AutoCAD 2015Digite o valor na linha de comando e pronto, a sua foto estará com o tamanho real.

Locando a imagem nas coordenadas reais

Bom, com as fotos escaladas, vamos agora posiciona-la nos pontos de referência, para que possamos tê-la georeferenciada, facilitando assim o trabalho com outros arquivos com informações de campo ou outras plantas com dados planialtimétricos georeferenciados.

Então o primeiro a fazer é saber quais são as coordenadas dos pontos que tomamos como referencia, no meu caso os pontos são:

P1

E = 805.596,00                         Ou seja                         X = 805.596,00

S = 7.456.243,00                                                            Y = 7.456.243,00

P2

E = 805.632,00                         Ou seja                         X = 805.632,00

S = 7.456.028,00                                                             Y = 7.456.028,00

Para posicionar a imagem no AutoCAD 2015 primeiro vamos lançar dois Pontos com as coordenadas (no meu caso são essas aí em cima). Para isso execute o comando “Point” na linha de comando, observe na linha de comando a seguinte ordem “Specify a point” (Especifique o ponto), com isso basta você digitar as coordenadas, separando X e Y por uma “vírgula”. Veja:

autocad2015 5 - Imagens Google Earth com escala e referência no AutoCAD 2015Obs.: Caso as coordenadas tenham decimais o separador para decimais do AutoCAD é o Ponto (.). Nunca Esqueça isso.

Com os pontos lançados no desenho, podemos agora mover nossa imagem para sua posição. Para facilitar a movimentação, pois os pontos estão distantes da imagem, eu costumo dividir a tala do AutoCAD 2015 em duas Viewports para que possa visualizar os dois pontos ao mesmo tempo – Tanto a imagem quanto os pontos de destino.

Para mover a imagem até sua localização final, não utilizaremos o comando “move” pois esse comando nos dá apenas um ponto de referência. Utilizaremos o comando “Align”, pois esse comando nos deixa pegar dois pontos de referencia ao mesmo tempo.

Digite o comando “Align” e pressione “Enter”. Observe que o comando solicitará que selecione o objeto que deseja mover, selecione a imagem. O próximo passo é selecionar o primeiro ponto de referencia, clique na imagem onde marcamos o Ponto 1 . Veja:

autocad2015 6 1024x649 - Imagens Google Earth com escala e referência no AutoCAD 2015O comando agora irá solicitar o seguinte “Specify first destination point” (Especifique o primeiro ponto de destino), nesse momento clique sobre o ponto que representar as coordenadas do primeiro ponto na imagem. Veja:

autocad2015 7 1024x693 - Imagens Google Earth com escala e referência no AutoCAD 2015Feito isso o comando irá solicitar o segundo ponto de referência basta você indicar o Ponto 2 como base. Seguindo no comando agora ele solicitará que indique o segundo ponto de destino indique o segundo ponto que foi lançado no desenho com as coordenadas do Google Earth.

Feito isso repare que o comando continuará solicitando novos pontos base, mas como só temos dois basta pressionar “Enter”.

O seguinte passo no comando é dizer se a imagem será ou não escala de acordo com a distancia entre os dois pontos base, como já escalamos nossa imagem indicaremos não nesse caso. Veja:

autocad2015 8 1024x416 - Imagens Google Earth com escala e referência no AutoCAD 2015Pronto, dessa forma já temos nossa imagem Google Earth na localização correta no AutoCAD 2015. Observe na imagem abaixo como os pontos se encaixam.

autocad2015 9 - Imagens Google Earth com escala e referência no AutoCAD 2015

Conclusão

Vimos que com as imagens Google Earth e o AutoCAD 2015 podemos ter informações muito claras e úteis para alguns estudos e/ou desenhos de apresentação, diminuindo o gasto com levantamentos de campo e levantamento aéreos. Mas vale frisar, que as informações provenientes das imagens do Google Earth, não devem ser consideradas precisas, assim sendo não devemos usá-las para execução de um projeto que necessite de alguma precisão, pois as informações podem sofrer erros planimétricos e altimétricos bem acentuados. As ferramentas estão presentes e disponíveis, mas cabe a nós profissionais determinar como e quando utiliza-las.

Bom é isso, acho que consegui passar com clareza como utilizar esse excelente recurso que as imagens Google Earth e o AutoCAD 2015 nos disponibiliza.

Agradeço a você pela visita e caso queira continuar aprendendo um pouco mais sobre esse fascinante mundo, assine nossa Newsletter e receba todas as nossas atualizações no conforto do seu e-mail.

Grande Abraço.

10 Comentários


  1. excelente tutorial, consegui georreferenciar uma imagem, contudo, seguindo passo a passo, minha imagem após georreferenciar fica inclinada. Como posso resolver esse problema?

    Responder

    1. Olá Afonso, Obrigado pela visita. Talvez o seu problema esteja na obtenção da imagem do Google Earth. Tenha certeza de que você está com o norte exatamente na vertical e com a vista completamente em planta quando for salvar a imagem. Pois uma pequena inclinação da vista poderá te causar erros. Boa sorte e obrigado. Qualquer dúvida estou a disposição.

      Att,

      Glauber de Souza Silva

      Responder

  2. no autocad, em drawing units, uso qual tipo?
    deciaml degrees, deg/min/sec?

    Responder

    1. Bom Larissa, isso é uma opção pessoal ou de necessidade(talvez você receba os dados em certo formato). Eu utilizo deg/min/sec pq me sinto mais a vontade e acho que as exibições são mais claras de entender.

      Mas fica a seu critério.

      Att,

      Glauber de Souza
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  3. Olá, fiquei com uma duvida em relação a digitar as coordenadas. Eu digito as coordenadas dos 2 pontos (ex: x,y,x,y) ou apenas de 1 ponto (x,y)
    Obrigada

    Responder

    1. Não sei a parte que está citando, mas se for na hora de escalar primeiro você clica no primeiro ponto depois no segundo. Caso seja na hora de posicionar a imagem você criará dois pontos, cada um com as coordenadas conhecidas da imagem.

      Espero que tenha sido claro.

      Att,

      Responder

  4. Seria possivel fazer um corte/elevação em escala no google earth?

    Responder

    1. Em alguns softwares como o AutoCAD civil 3D, em algumas versões era possível buscar informações topográficas do Google Earth, mas no Autocad isso não é possível. Bom pelo menos até onde sei.

      Responder

  5. Olá Glauber,
    Parabéns pelo tutorial.
    Quando salvo a imagem do Google Earth, ela não aparece a barra de legenda de escala do lado esquerdo (no meu caso aparece 174 m), aparece uma do lado direito com o valor de 200 m, é isso mesmo ou estou fazendo algo errado?
    Obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *