Como reparar arquivos de desenhos AutoCAD (.dwg) corrompidos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Caríssimos, creio que não existe uma coisa mais desestimulante do que ficar toda uma manhã em cima de um projeto ou desenho, e depois de terminado retornar ao arquivo para apenas imprimi-lo, e perceber que todo o seu trabalho foi de água abaixo, devido ao arquivo estar corrompido. Hoje depois de dois dias terminando alguns detalhamentos de armaduras para enviar a empresa de elaboração de aço. Fui organizar e imprimir alguns dos arquivos para que os encarregados já pudessem dar andamento ao serviços e adivinha um dos arquivos não abria, devido a um erro causado por só Deus sabe o que. É frustrante ter que retornar e fazer todo o trabalho. Bom graças a Deus o AutoCAD tem alguns recursos que podem salvar seu arquivo, mesmo que isso não seja garantido, temos uma chance de recuperar todo o trabalho. E é sobre isso que quero tratar com vocês hoje. Chega de voltas e vamos ao que interessa.

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

Arquivo de Desenho do AutoCAD(.dwg) está danificado, o que fazer?

Bom antes de demonstrar como resolver o problema, gostaria de explanar,  como um arquivo de desenho do AutoCAD (.dwg) pode se comportar quando apresenta algum dano e quais são as causas que podem danificar um arquivo de desenho AutoCAD (.dwg). Se prestar atenção nestes “sintomas”, talvez você evite várias dores de cabeça e casos extremos de o arquivo chegar a não funcionar mais.

Vários são os “sintomas” de que um arquivo está com problema, então não ache que o único arquivo com problema existente no seu diretório de projetos seja aquele que você nunca mais conseguiu abrir, pois arquivos de desenho AutoCAD (.dwg), apresentam problemas muito mais frequentemente do que você imagina. Quer ver? Bom, você lembra daquele arquivo que, por algum motivo misterioso tem vários megabytes de tamanho mas quase não existem objetos desenhados e nem imagens  que expliquem todo esse espaço ocupado em disco? Então, isso é um indício de que esse arquivo tem um problema. Um outro exemplo são aqueles arquivos que todo o comando que você executa causa uma demora acima do que você está acostumado a enfrentar em sua Workstation. E ainda existem alguns outros motivos que vou listar logo abaixo, Veja:

Sintomas de que um Arquivo de desenho AutoCAD (.dwg) está corrompido

 

  • O arquivo não abre( bom esse é meio óbvio).
  • Incessantes travamentos no AutoCAD.
  • Baixa performance enquanto manipula ou edita o arquivo de desenho AutoCAD (.dwg).
  • Mensagens de erro quando abre ou enquanto trabalha no arquivo.
  • Alguns comando não funcionam ou sofrem consideráveis delays.
  •  Inexplicável tamanho do arquivo de desenho AutoCAD (.dwg)
  • Elementos faltando no arquivo de desenho AutoCAD(.dwg)

 Causas do corrompimento do arquivo de desenho do AutoCAD (.dwg)

 

  • Aplicações de terceiros que podem modificar a estrutura do arquivo .dwg, danificando-a
  • Arquivos .dwg gerados por produtos que não pertencem a Autodesk ou não utilizam o RealDWG
  • Execução do AutoCAD interrompida enquanto salvava um arquivo
  • Desenhos antigos utilizados repetidamente durante anos
  • Anomalias de Rede(erros de transmissão e falta de permissão para salvar)
  • Degradação da mídia de armazenamento(HD, PenDrive, CD, DVD, etc.)
  • Defeito ou falha da memória RAM
  • Problemas no Sistema operacional
  • Picos de energia

 Recuperando um arquivo .dwg danificado

Bom meu caro como viu, existem varias causas e formas de um arquivo .dwg estar danificado, então por lógica também existem diferentes formas de se recuperar este arquivo, cada aplicável a seu caso específico, mas caso não saiba determinar o caso com que se está lidando não custa ir na tentativa e erro, pois acho que seu projeto é importante suficiente para você perder alguns minutos para recuperá-lo.

Caso 1 – Desenho não abre acusando que o arquivo não é válido

 

Primeiramente caso o nosso arquivo não abra podemos tentar resolver o problema apenas eliminando dois arquivo quem tem o mesmo nome que o arquivo corrompido em questão, só que com as seguintes extensões, .dwl e .dwl2. Esses arquivos são arquivos ocultos, então para que você possa vê-los precisa configurar seu sistema operacional para exibir os arquivos ocultos, para exibir arquivos ocultos no Windows, basta seguir este tutorial aqui e para exibir arquivos ocultos no linux, basta seguir este. Bom, feito isso vá até a pasta onde seu arquivo corrompido está salvo e delete os arquivos homônimos só que com as extensões .dwl e .dwl2. Pronto, feito isso tente abrir o arquivo e veja se deu certo. Caso não dê certo, não se desespere siga as instruções a seguir.

Passo 1 – Abra um novo Arquivo .dwg em branco.

Passo 2 – Execute o comando RECOVER e selecione o arquivo corrompido, se tudo der certo, ele abrirá seu desenho já com os danos corrigidos.

Passo 3 – Caso o comando acima não funcione, execute o comando RECOVERALL e selecione o arquivo corrompido, se tudo correr bem seu desenho abrirá sem nenhum dano. Caso não resolva tente o seguinte passo.

Passo 4 – Nenhuma das alternativas apresentadas acima resolveu seu problema, abra um novo desenho e execute o comando INSERT, selecione o arquivo corrompido, caso consiga inserir o arquivo, ele estará como um bloco, então para que não tenha problemas novamente use o comando EXPLODE no bloco que foi inserido e logo depois execute os comando PURGE e AUDIT, para eliminar erros e possíveis objetos corrompidos no arquivo que estavam impedindo de abrir. Depois disso use o comando SAVEAS para salvar uma nova versão do arquivo.

Passo 5 – Caso o passo anterior também não funcione, podemos tentar recuperar o arquivo renomeando a extensão do arquivo .bak para .dwg, esse arquivo se encontra na mesma pasta do arquivo .dwg original. Essa tentativa é válida, pois pode ser que o backup não tenha herdado os problemas do arquivo original, então renomeie o arquivo.bak para arquivo.dwg e então tente abri-lo. Normalmente esse passo poderia ser um dos primeiros, mas tem uma explicação, quando o arquivo é corrompido enquanto ele é salvo, que é a forma mais frequente de corrompimento do arquivo de desenho do AutoCAD(.dwg). Então quando salvamos o arquivo, o backup herda todos os objetos do arquivo .dwg original, então é bem provável que se o arquivo original está corrompido o arquivo de backup também esteja, mas não custa tentar, neh?

Passo 6 – Se contudo você chegou até aqui, existe mais uma tentativa, busque na pasta C:\Windows\temp arquivos com a extensão SV$ com nome ou data de modificação próximos do de seu arquivo corrompido, mude a extensão .SV$ para .dwg e tente abrir o Arquivo. Caso nenhum desses passos tenha dado certo, seu arquivo infelizmente pode ter se perdido pra sempre.

Caso 2 – Arquivo de desenho AutoCAD (.dwg) ainda abre mas, apresenta erros

 

É de extrema importância que execute as seguintes etapas na ordem indicada:

Passo 1 – Abra o Arquivo danificado.

Passo 2 – Execute o comando -PURGE, digite “R” para Regapps e pressione ENTER, agora digite “N” e pressione ENTER e finalmente digite “Y” para concluir o comando.

Passo 3 – Execute o comando PURGE com todas as Checkbox selecionadas e clique em Purge All, repita o clique no Purge All enquanto tiver essa opção.

Passo 4 – Execute o comando AUDIT na linha de comando, Digite “Y” para confirmar a conclusão do comando.

Passo 5 – Salve o Desenho.

Se o desenho persiste com problemas, tente os seguintes passos:

  • Certifique-se de todas as camadas estão em, descongelados e desbloqueado.
  • Retire todas as referências externas (xrefs).
  • Crie um Bloco com todas as informações necessárias no arquivo, e envie para um novo desenho, para isso siga os seguintes passos:
1 - Execute o Comando WBLOCK na linha de comando.
2 - Em "Source", selecione "Objects".
3 - Em "Objects", clique no ícone "Select Objects".
4 - Use uma janela de seleção para escolher apenas objetos necessários a partir do arquivo (não basta digitarALL).
 5 - Em "Destination" Defina o caminho e nome do arquivo, em seguida, OK.
  • Abra um novo arquivo de desenho do AutoCAD (.dwg) em branco.
  • Insira o arquivo criado na Etapa 3, para isso siga os seguintes passos:
    1 - Tipo INSERIR na linha de comando.
    2 - Selecione o arquivo.
    3 - Desmarque a opção "Especify on-Screen" e marque "Explode", em seguida, OK.
  • Execute o comando PURGE na linha de comando. Com todas as checkboxs selecionadas, clique em “Purge All”.
  • Execute o comando AUDIT na linha de comando , digite “Y” para confirmar a correção de todos os erros.
  • Salve como o desenho.

Bom Galera, é isso se nenhum desses recursos funcionou infelizmente, seu arquivo pode ter se perdido, então volte ao trabalho para recuperar o tempo perdido. rsrsrsrs…..

Brincadeiras a parte, foi um prazer estar com vocês, obrigado pela atenção e caso ainda haja alguma dúvida ou sigestão, não deixe de comentar, pois para continuar fazendo um bom trabalho precisamos saber no caminho que estamos e pra isso necessitamos de um feedback de vocês viajantes desssa louca nave que é o DesenCAD.com.

 

Grande Abraço, fiquem com Deus e até a próxima.

 

Fui.

26 Comentários


  1. Amigão, vc merece uma loira bem gelada !!!
    Acobou de salvar uma semana de trabalho.
    A internet é para pessoas de bem, como você, que compartilhou seu conhecimento precioso, com todos.
    Vlw velhinho, muito obrigado

    Responder

    1. Obrigado Rogerio, podemos marcar de tomar uma qualquer dia desses….kkkkk. Receber o feedback de vocês é sempre um combustível a mais para continuar com nosso trabalho.

      Grande Abraço.

      Responder

  2. Muito Obrigado, problema resolvido com as instruções no Caso 2…

    Forte Abraço !!!

    Responder

  3. Meu irmão, que o Altíssimo te considere no último dia pela ajuda que me prestaste. Imensamente grato.

    Responder

    1. Rosário, é bom saber que nosso trabalho te ajudou. Obrigado pela sua visita e continue nos acompanhando pois estaremos sempre trazendo novidades para vocês leitores.

      Responder

  4. vou tentar todos mais o meu problema está em copiar para o pendrive ,meu auto cad é 12 brasil e está sem licença ,talvez seja esse o problema levei uma semana fazendo o desenho e agora abre no PC mais não copia ,só vai o atalho para o pendrive !

    Responder

  5. Meu amigo, muito mas muitíssimo obrigado. Que o Senhor lhe abençoe imensamente por compartilhar esse conhecimento.

    Salvou meu bimestre.

    Responder

  6. Boa noite! Quando abro o arquivo, ele fica todo fora, fica desconfigurado, como faço para te mandar um arquivo para que possa ser analisado. Obrigado!

    Responder

  7. vc salvou a minha vida e o meu projeto tb…. uuuuto obrigada….

    Responder

  8. Estava em pânico aqui já. Meu primeiro projeto, que peguei em uma grande empresa, o arquivo tinha aberto faltando vários layers. Salvou minha pele!! Muito bom!!

    Responder

  9. Você é FODA! Acabou de salvar uma noite inteira de trabalho… Muito obrigado!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *