Deixe seus Desenhos em 2D com o comando flatten – AutoCAD

Tempo de leitura: 3 minutos

Para começar bem esta quarta-feira vamos falar de um assunto que sempre causa problemas quando recebemos aquivos externos ou arquivos DWG provenientes de softwares de topografia ou baseados em padrões tridimensionais, que é o caso dos softwares BIM disponíveis no mercado. Falaremos hoje de arquivos que mesmo que esteja sendo usado exclusivamente para projetos bidimensionais tem objetos posicionados em diferentes valores de Z, como vértices de linha, blocos e pontos que podem estar posicionados acima do zero do eixo Z ou abaixo.

Problemas que objetos tridimensionais podem causar em seu desenho 2D

Bom primeiramente, ter objetos tridimensionais onde eles não são necessários, faz com seu desenho utilize processamento da sua máquina sem necessidade, por exemplo, se você tem uma planta com 1 milhão de pontos 2D, seu processador terá que calcular 2 milhões de valores para retornar as posições desses pontos, mas caso você tenha esses pontos em 3 dimensões mesmo não sendo necessário o seu processador irá trabalhar 50% a mais do que trabalharia se você elimina-se as informações não necessárias que nesse caso é a informação do eixo Z de cada ponto. Então teoricamente você levaria 50% mais de tempo para executar o mesmo trabalho, diminuindo assim sua produtividade.

Outro problema que os objetos 3D podem causar é caso você esteja buscando a distancia entre dois pontos utilizando o Snap ele te dará a distancia real entre os dois pontos e não distancia reduzida no eixo X ou Y e isso pode causar erros graves em decisões do dia-a-dia de trabalho num escritório de projetos.

Olha, eu preparei um outro conteúdo que complementa esse assunto. Clique aqui e aprenda mais.

Então para que não sejamos pegos de surpresa com esse tipo de problema devemos sempre que formos trabalhar em duas dimensões, para fazer uma planta por exemplo, eliminar os dados do eixo Z caso a perda desses dados não causem problemas e caso eles não sejam necessários no futuro. Obs.: Caso você retire os dados do arquivo, eles não poderão ser recuperados, então mantenha uma cópia do arquivo para caso essas informações sejam úteis no futuro. Então chega de lenga-lenga e vamos ao que interessa.

Transformando Desenhos em 3D em 2D com o FLATTEN

Como está descrito no Help do AutoCAD 2014, O comando Flatten convert objetos com Geometria 3D em Projeções 2D. Explicando melhor, o Flatten cria uma projeção do objeto 3D tendo como base a vista atual do Desenho. Por exemplo, se temos um modelo tridimensional no AutoCAD e executamos o comando Flatten na vista superior desse objeto teremos uma projeção dessa vista, e caso executemos o comando Flatten na vista lateral deste mesmo modelo teremos uma projeção da vista lateral. Veja a imagem abaixo.

autocad flatten 1 - Deixe seus Desenhos em 2D com o comando flatten - AutoCAD

Visto isso acho que já podemos partir para utilização do comando.

Utilizando o comando Flatten para deixar o seus desenhos em 2D

O comando FLATTEN pode ser facilmente acessado digitando  FL na linha de comando do AutoCAD. Depois de acessado o comando, será solicitado que selecione os objetos que deseja tornar bidimensional. Veja:

autocad flatten 2 - Deixe seus Desenhos em 2D com o comando flatten - AutoCAD

Então, com os objetos selecionados basta pressionar a tecla ENTER.

Feito isso, o comando irá perguntar se deseja eliminar a linhas sobrepostas. Neste caso colocarei “Y”(Yes). Veja:

autocad flatten 3 - Deixe seus Desenhos em 2D com o comando flatten - AutoCAD

Pressione ENTER para concluir o comando e pronto seus objetos estarão bidimensionais, te poupando assim recursos da sua máquina e evitando que cometa erras quando buscar um ponto com o object Snap ligado.

Bom Galera é isso, Espero que tenha sido claro do funcionamento do comando e do porque ele deve ser usado, mas se houver alguma dúvida ou sugestão, por favor não deixem de comentar, não saia daqui com dúvidas e sim certezas. Obrigado pelo seu tempo, grande abraço e Tchau.

P.S.: Eu tenho um outro conteúdo complementar bastante interessante. Clique aqui e aprenda mais, acredito que seja interessante pra você.

11 Comentários


  1. Olá
    Existe a possibilidade de fazer o inverso desse processo, por exemplo, passar o desenho de 2D para 3D a partir de um certo comando como este visto aqui, ou pelo menos ajudar a construir um desenho de 2D para 3D.

    Boa dica!! att.

    Responder

  2. Qual é o comando flatten para o autocad em português??? Estou tendo dificuldades para achá-lo…..

    Responder

    1. Bom dia Gelson, obrigado pelo comentário. Bom, não tenho o AutoCAD em português instalado aqui no trabalho, mas você pode utilizar o seguinte recurso de digitar uma underline “_” antes do comando para que o AutoCAD entenda os comandos em inglês. Digite _Flatten e pressione enter que funcionará sem problemas… Esse recurso é descrito neste artigo do DesenCAD.com: Comandos em inglês no AutoCAD em português.

      Espero que ajude.

      Att,

      Responder

  3. Glauber, boa tarde. Ja utilizava esse comando em outras versões do CAD.
    Agora estou utilizando a versão 2014, porem este comando não existe mais nele.
    Será que é só no meu ?
    Tem alguma sugestão ?
    Obrigado.

    Responder

  4. Muuuuuuito obrigada pela dica, não estava conseguindo fazer um projeto e essa dica me salvou!

    Responder

  5. Boa tarde!

    realizei o flatten com sucesso. Como faço para editar a vista desse desenho? porque gostaria de trabalhar com ele na vista superior, porem o flatter foi retirado de uma vista frontal.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *