Guia AutoCAD 2016 – O que há de novo? – Parte 1 – Interface de Usuário

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O que você espera da nova versão do AutoCAD, o AutoCAD 2016?  Essa pergunta vem sendo vinculada em alguns fóruns sobre assunto espalhados pela internet. Bom nesses fóruns sempre ocorre de haver muitas especulações, fulanos dizendo que ouviu de alguém de dentro da Autodesk que tal recurso mudará e que tal recurso não mais estará presente, outro dizendo que o AutoCAD 2016, agora conseguirá te levar para uma dimensão paralela onde os desenhos são feitos somente com o poder da mente. Existe de tudo, pode acreditar. Mas para aqueles que não querem apenas especulações e querem saber realmente o que mudou no nosso companheiro que acaba de receber mais uma atualização está no Lugar certo. A Autodesk acaba de tirar do forno a versão 2016 do AutoCAD e aqui tentaremos mostrar as principais mudanças que foram implantadas.

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

O que há de novo no AutoCAD 2016?

Bom nenhuma das modificações são, vamos dizer, de arrepiar. Mas algumas das modificações são bem significativas quando o assunto é produtividade e bom rendimento na execução de algumas funções, e essas melhoras estão mais evidentes quando falamos em criação de documentação final de projetos. Vocês entenderão melhor o que estou dizendo no decorrer do post.

Para facilitar irei dividir o post e dispor as mudanças divididas em áreas que serão descritas uma a uma, tentando organizar e tornar mais fácil o entendimento do Guia.

As seções são:

 

  1.  Interface de Usuário (User Interface)
  2. Documentação (Documentation)
  3. Design
  4. BIM
  5. Instalação e Configuração

Bom então depois dessa breve explicação de como o guia irá funcionar vamos logo ao que interessa.

Interface de Usuário (User Interface)

As modificações aplicadas ao AutoCAD 2015, foram bem impactantes, sem contar que a eliminação da WorkSpace Classic que para muitos foi um grande susto. Também tivemos a inclusão de abas  e a modificação/inclusão dos esquemas de cores. No AutoCAD 2016 não teremos mudanças tão impactantes na interface mas algumas mudanças podem tornar o dia-a-dia de trabalho bem mais agradável e produtivo, então vamos conhecer esses novos recursos que o AutoCAD 2016 nos trouxe.

 

Aba Iniciar(Start) do AutoCAD 2016

Bom, as abas já não ão mais novidade no AutoCAD, mas o que é novo no AutoCAD 2016 é que a Aba “New Tab”  agora passa a se chamar “Start” e se torna uma aba fixa ao inicio das abas, sendo assim abrir um desenho recentemente acessado ou criar um novo desenho se torna bem mais intuitivo tendo em mão um painel projetado para esse fim.

Recurso de Arrastar e soltar Layouts no AutoCAD 2016

Já não era sem tempo, sempre foi um problema organizar ou mudar a ordem dos layouts no AutoCAD, sempre tendo que clicar com o botão direito e indicar a localização onde queria que o layout em questão deveria estar. Então um viva para os desenvolvedores da Autodesk.

AutoCAD-2016-Start-Tab1

Mais espaço na barra de Status do AutoCAD 2016

 

Nas versões anteriores quando não havia mais espaço para os ícones da barra inferior eles automaticamente ficavam num menu que podia ser acessado por um pequena seta que dava acesso aos recursos que não tinha espaço para ser demonstrado na barra de status. Só que agora para facilitar o acesso a todos esses recursos a barra de status cria novas linhas para abrir espaço para todos os comandos ativos. E também tem outra novidade que também facilita muito o trabalho num dia-a-dia corrido, sempre haverá a aba model e pelo menos um layout visível na barra de status. Legal não??

AutoCAD-2016-Wrapping-Commandline-740x112

Mostre-me a visualização de Galeria(GALLERYVIEW)

Use a nova variável de sistema GALLERYVIEW para habilitar (1) ou desabilitar (0) galerias no AutoCAD 2016. Essas galerias exibem blocos ou estilos recém utilizados em seu desenho para que possam ser facilmente inseridos novamente. Caso o esse novo recurso não te agrade basta retornar o valor da variável GALLERYVIEW e ter as funcionalidade idênticas ao AutoCAD 2015.

AutoCAD-2016-Galleryview-Off-300x266

AutoCAD-2016-Galleryview-On-254x300

Onde está a ferramenta? O AutoCAD 2016 te mostra.

Este fenomenal recurso conhecido como find link, é encontrado nas janelas de ajuda do AutoCAD 2016. Quando um findLink é clicado ele executa uma animação, onde uma seta demonstra onde se encontra o recurso em questão. Essa foi uma das melhores sacadas da equipe de desenvolvedores. Pense você, no momento você está tendo dificuldades em executar um trabalho e buscando na ajuda do AutoCAD encontra o recurso perfeito para terminar aquela árdua tarefa . Antes você teria que localizar ou até mesmo digitar o recurso toda vez que o quisesse executar, mas com o find link você saberá em qual Menu ribbon se encontra sem nem mesmo procurar. Incrível não?

AutoCAD-2016-UI-Finder

O que mais tem de novo na interface de usuário?

Listarei aqui mais algumas mudanças que achei interessante e acho que podem ser úteis.

  • O novo comando CLOSEALLOTHER fecha toso os arquivos abertos exceto o arquivo que está em execução.
  • Isolate objects & Lock UI já estão disponíveis na barra de status do AutoCAD 2016.

Bom galera, apresentamos hoje quais mudanças foram feitas na interface do usuário no AUtoCAD 2016, amanhã apresentaremos as modificações na geração e publicação de documentos no AutoCAD 2016.

 

Grande abraço a Todos, fiquem com Deus e até a próxima.

 

Fontes:

Esse Artigo é uma tradução livre com acréscimos e decréscimos do artigo original AutoCAD 2016 What’s New Review postado no blog Design and Motion. 

54 Comentários


  1. Estou enfrentando um BUG na versão 2016 no comando “Hatch”. Sempre que é ativado tal comando, o botão de seleção some e a hachura não aparece. Se eu selecionar o objeto e der enter, mudar de aba e depois voltar para o desenho, a hachura aparece. Pode me ajudar com esse problema?

    Responder

    1. Olá Isis, obrigado pela visita. Isis, esse bug que descreveu, realmente é novo pra mim. Isso me parece muito com um problema causado por incompatibilidade de hardware de vídeo, ou por um problema de instalação do software. Tenha uma dica para evitar que você tenha que mudar de aba sempre que aplicar um HATCH, tente depois de executar o comando Hatch, executar o comando REGEN, basta digitar REGEN na linha de comando e pressionar ENTER, e veja se o Hatch será exibido. Mas para resolver o problema eu tentaria reinstalar todo o pacote de instalação do AUtoCAD 2016 e fazer um Teste.

      Caso não resolva, volte a deixar seu comentário, pois continuo na busca por uma solução. E caso eu encontre algo entrarei em contato com você.

      Grande abraço e até mais.

      Att,

      Glauber de Souza
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  2. Oi Glauber!
    Não tenho certeza se é uma função exclusiva da versão 2016, mas tive que reinstalar o programa, e agora não a vejo mais. Era uma função que quando tinha linhas sobrepostas, mostrava as duas ao se clicar na linha, muito prática para escolher qual delas deletar. Poderia me ajudar na reativação dessa função?

    Obrigado!

    Responder

    1. Olá Alexandre, Obrigado pela visita e pelo comentário. Esse recurso que cita em seu comentário é o Selection Cycling e pode ser reativado utilizando o comando SELECTIONCYCLING e mudando o seu valor para ON.
      Para isso digite o Comando SELECTIONCYCLING na linha de comando do AutoCAD 2016 e pressione Enter, agora digite ON e pressione ENTER. Prontinho!!!

      Pode ativar o recurso clicando sobre o seu atalho que se encontra na barra de status, na parte de inferior do AutoCAD 2016. Veja na imagem:
      selectionCycling

      Espero que tenha ajudado. Caso ahaja alguma outra dúvida não hesite em entrar em contato.

      Grande Abraço.

      Att,

      Glauber de Souza
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  3. Olá boa noite! Tenho um o meu AutoCad 2016 toda vez que seleciono Qual quer objeto se eu quiser selecionar outro ele cancela o anterior. Pode me ajudar nisso

    Responder

    1. Olá Marcelo SantAnna, obrigado pela visita e pelo comentário. Ao contrario do que muitos pensam, isso que está acontecendo com você, não se trata de um problema e sim de uma configuração. Para que seu AutoCAD volte a manter a seleção sequencial, primeiro digite o comando PICKADD e pressione ENTER – esse comando se trata de uma variável que controla inúmeras configurações no AutoCAD- feito isso, basta digitar o valor 2 e pressionar ENTER novamente e prontinho, seu AutoCAD estará om a seleção sequencial funcionando.

      Espero que ajude.

      Att,

      Responder

  4. Bom dia , só fiquei com uma duvida a interface “Classic” não será possível utilizar-la mais uma vez no AutoCad 2016? Por que para mim o que é clássico não se deve mexer –‘
    Isso foi a pior coisa do autocad 2015 na minha opinião.

    Responder

  5. Estou com um pequeno problema, para abrir um documento existente nao esta mais aparecendo a caixa de navegação e sim apenas a linha de comando para identificar o nome do arquivo.
    Isso é do 2016 mesmo ou algo aconteceu na instalação ?
    Quando clico em abrir apenas aparece a linha de comando

    Responder

    1. Olá Ricardo, obrigado pela visita e pelo comentário. Não cara, isso não é do AutoCAD 2016, isso acontece porque a Variável de sistema que controla essa caixa de seleção está configurada para não exibi-la. Para que volte a exibir a caixa de seleção de arquivos temos que seguir alguns passos. Primeiro digite variável FILEDIA na sua linha de comando e pressione ENTER, feito isso digite o valor “1” e pressione ENTER. Com essa ação acredito que seu problema estará resolvido.

      Espero que ajude.

      Att,

      Responder

  6. Olá, no meu caso que gostaria de trabalhar com a barra de status antiga, contendo os nomes dos comandos em vez dos ícones, como prossigo?

    Responder

    1. Ola clever, obrigado pela visita e pelo comentário. Esse problema é facilmente resolvido, basta clicar com o botão direito sobre um dos ícones da sua barra de status(atentando para não clicar sobre o snap, pois esse ícone tem opções relativas a esse comando) e logo depois clicar em “USE ICONS” para desmarcar esta opção. Veja na imagem abaixo.

      P.S: Testei na versão 2014 do AutoCAD, pois estou no trabalho e aqui não tenho a versão 2016. Mas acho que deve funcionar nas demais versões.

      Espero que ajude.

      Att,

      Responder

  7. Baixei a versão 2016 do AutoCAD inspirou o prazo de uso n consigo atualizar, não aceita o código, pode me ajudar?

    Obrigado

    Responder

    1. Olá Moacir, o AutoCAD é um software Proprietário, ou seja existe uma empresa que o vende, A Autodesk. Para utilizar o AutoCAD você deve comprá-lo. Você possui uma cópia original do mesmo com serial válido? Se sim e mesmo assim está tendo problemas, eu indicaria que entrasse em contato com o suporte da Autodesk para saber o que está errado. Obrigado pelo comentário.

      Grande Abraço.

      Att,

      Responder

  8. Olá,
    Primeiro quero parabeniza lo pelo cite.
    Tira me uma duvida se possível for, não consigo mais selecionar algo na tela em forma de retângulo, quando clico e arrasto o curso não seleciona em linha reta apenas em forma de tipo circulo totalmente irregular. Como faço para selecionar em forma de retângulo?

    Agradeço desde já!

    Responder

    1. Bom dia Josiel, Obrigado pelo comentário, sempre é bom saber o que vocês leitores pensam do nosso trabalho. Respondendo a sua dúvida, caso você queira selecionar utilizando uma janela de seleção você deve clicar num ponto da tela, mover o mouse e clicar novamente em outro ponto, criando assim uma seleção retangular. A dificuldade que está tendo, é que quando seleciona mantem o mouse pressionado, isso no AutoCAD 2016 cria uma seleção a mão livre. Que na minha opinião é uma ferramenta fantástica.

      Espero que tenha esclarecido.

      Att,

      Responder

  9. Uma coisa tão simples, falta de atenção.
    obrigado pela ajuda.
    sucessos!

    Responder

  10. Bom dia, não consigo abrir um um trabalho já salvo anteriormente direto, ele abre uma aba para escolher qual arquivo eu quero usar para abrir o arquivo do AutoCad, quando navego pelas pastas e chego ao AutoCad ele não entra…
    sendo assim tenho que abrir o AutoCad 2016 manualmente e arrastar o arquivo ate o AutoCad, ou abrir pelo painel de navegação do programa…

    Responder

    1. Olá Paulo Henrique, obrigado pelo comentário. Essa configuração tem mais haver com o windows do que com o AutoCAD em si. Disponibilizo abaixo, dois tutoriais de como determinar um programa padrão para determinada extensão. Então basta selecionar a extensão .dwg e indicar que seja aberto por padrão pelo AutoCAD.

      Passo a passo para mudar os programas padrão no Windows 8

      http://www.guiadopc.com.br/dicas/34195/mudar-associacoes-arquivos-windows.html

      Passo a passo para mudar os programas padrão no Windows 7

      http://www.tecmundo.com.br/sistema-operacional/3090-dicas-do-windows-7-como-definir-programas-como-padrao.htm

      Espero que ajude.

      Att,

      Responder

  11. bom dia. comprei o auto cad eletrical 2016, e tenho muitos projetos com auto cad e gostaria de criar o projeto a partir deles, como faço?

    Responder

    1. Bom dia Sandro, obrigado pela visita e pelo comentário. Bom, eu não tenho o AutoCAD electrical, mas como ele é baseado no autocad, creio que seja apenas abri-lo utilizando o AutoCAD electrical.

      Espero que ajude.

      Att,

      Responder

  12. Sua resposta foi muito boa,
    mais meu problema é um pouco mais complicado do que isso, ja havia tentado fazer das formas acima, mais quando eu coloco ele no formato autocad, ele simplesmente não abre,
    esqueci de informar que meu sistema é windows 10, e meu autocad 2015.
    será um conflito?
    por favor se mais alguém tiver alguma teoria eu agradeço,

    Responder

    1. Bom cara, realmente não me vem mais nenhuma solução além de tentar reinstalar o AutoCAD. Tente Fazer uma desinstalação completa e limpa do AutoCAD. No link a seguir demonstra como fazer uma instalação bem limpa, não deixando nada para traz. Veja: Performing a Clean Uninstall.

      Tente isso, talvez resolva.

      Aguardo seu feedback.

      Att,

      Responder

  13. Muito bom sua explicação,
    mais meu problema é um pouco mais complicado, estou ja havia feito o procedimento mais nao obtive sucesso.
    era como se eu nao estivesse com o autocad instalado

    Responder

    1. Bom cara, realmente não me vem mais nenhuma solução além de tentar reinstalar o AutoCAD. Tente Fazer uma desinstalação completa e limpa do AutoCAD. No link a seguir demonstra como fazer uma instalação bem limpa, não deixando nada para traz. Veja: Performing a Clean Uninstall.

      Tente isso, talvez resolva.

      Aguardo seu feedback.

      Att,

      Responder

  14. Olá gostaria de saber onde está o ícone para ver a espessura da linha no projeto, para visualizar todas as linhas com suas espessuras, desde já, agradeço!!!

    Responder

    1. Olá Gabriel, desculpe pela demora na resposta, estive super ocupado essa semana. Bom, respondendo a sua pergunta, esse ícone fica na parte inferior do software, juntamento com as ferramenta “osnap” e “ortho”.

      Espero que tenha ajudado.

      Att,

      Responder

  15. Como sair da versão Clássica? Eu fui mexer, por curiosidade, no meu AutoCAD 2014 e coloquei na versão Clássica, mas agora quero voltar à versão nova e não consigo!

    Responder

  16. Consegui! rsrsrsr 😉

    digite CUI (enter)
    ACAD > Workspace > Drafting & Annotation
    Clique com o botão direito em Drafting & Annotation e selecione Set Current.
    Clique em Apply e depois em OK.

    Responder

    1. Que bom Nani, que já resolveu seu problema e obrigado por disponibilizar a solução aqui em nosso Portal… Agradeço em nome de nossos visitantes.

      Grande abraço…
      Att,

      Responder

  17. Glauber,
    Boa tarde,
    Na versão 2016 do autocad, quando tento salvar o arquivo em versões inferiores ao autocad 2013, aparece um aviso alertando que existem objetos não compatíveis com as versões anteriores, o que não permite salvar o arquivo nas versões anteriores como desejado.
    Existe alguma outra possibilidade?
    Grato, Marcio.

    Responder

    1. Olá Márcio. Isso ocorre pois existem recursos que estão sendo usados no desenho que não estão disponíveis em versão anteriores do AutoCAD. Normalmente isso não impossibilita salvar o arquivo nas versões anteriores, apenas o software gera um aviso pois alguns recursos podem não funcionar. Eu não conheço outra saída para esse problema.

      Att,

      Responder

  18. Bom dia Glauber

    Venho aqui apenas para parabenizá-lo pelo ótimo trabalho e desejar muito sucesso ao site! Trabaho com autoCAD há mais de 18 anos e como tantos outros sou viciado neste programa, um grande abraço e continue sempre ajudando as pessoas que aqui solicitam suas dúvidas.

    Um grande abraço

    Anderson

    Responder

    1. Obrigado pelo apoio Anderson, vejo que como pra mim o AutoCAD é sua vida então tento com esse trabalho melhorar de alguma forma nosso mercado, demonstrando recursos e dicas para profissionalizar esses profissionais.

      Att,

      Responder

  19. instalei autocad 2016 no windows atualizado para windows 10 e este causou conflito bugando o sistema, sabe se ha incompatibilidade do windows 10 com esta versão do autocad?

    Responder

    1. Boa noite João Coelho, antes de mais nada o que seria “bugou” o sistema? Tenho ouvido falar e lido um pouco de algumas incompatibilidades com Windows 10, mas daí a fazer o windows parar de funcionar… Se foi isso que aconteceu. Caso possa dar mais um pouco de informações sobre esse Bug, por favor nos envie para podermos ajudar a comunidade e a ti com essa resolução.

      Att,

      Responder

  20. Bom dia. Estou com erro nos atalhos do meu AutoCAD 2016. Se eu digito h ele abre e fecha o comando sozinho, tenho de digitar hach e ai funciona. Se eu digito o comando F (fillet) e digito R para digitar o raio ele já abre o comando redraw automaticamente… Espero que consiga me ajudar

    Responder

  21. O Autocad tem um editor para retirar (ou editar) os atalhos na aba “Start”? Por exemplo quando renomeio um arquivo em uma rede o atalho existe mas o arquivo não. Eu abro e Regedit para apagar atalhos mas isto é complexo, moroso. Na aba “Start” só existe a opção “Pin” e “Unpin” mas o atalho ainda existe. Outra opção é diminuir o número de arquivos na lista de recentes mas perde-se a praticidade da aba “Start”.
    Obrigado.

    Responder

    1. Boa Noite Sergio, essa sua pergunta realmente é muito boa, mas infelizmente não encontrei uma resposta para ela. É verdade que esse recurso facilita na hora de acessar os arquivos e agiliza o trabalho, mas creio que como a aba start é recente na História do AUtoCAD, pode ser que ainda falte essas pequenas facilidades que perguntou acima.

      Obrigado por comentar.

      Att,

      Glauber de Souza
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  22. Boa tarde Glauber! Estou com um problema na minha aba na barra de status não está aparecenso a opção model e nenhum layout visível, como faço para ativa-la.

    Responder

    1. Olá Rodrigo, para resolver siga as instruções abaixo:

      “Para reabilitar as abas digite no prompt de comando OPTIONS (ou OP) e pressione ENTER. Agora você esta na janela OPTIONS.

      Na parte superior selecione a guia Display. No lado esquerdo na parte inferior temos o campo layout elements. No primeiro campo selecione a opção:

      Display Layout and Model tabs.

      Ou traduzindo, exibir as guias model e layout. Resolvido! Agora as guias Model e Layout estão ativadas.”

      Espero que ajude.

      Fonte: http://qualificad.blogspot.com.br/2012/05/as-guias-model-e-layout-sumiram-model.html

      Att,

      GLauber de Souza
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  23. Ola, sou novo com autocad, eu ja mexi com a versao 2007. qual e a diferenca entre as versoes, e qual é mais facil para aprender (se tiver um mais facil kk) e eu so uso pra fazer desenhos 2d. grato

    Responder

    1. Olá Leonardo, As versões tem a curva de aprendizagem iguais, mas caso for começar a aprender, utilize a última versão para poder ser um profissional atualizado em relação a sua ferramenta de trabalho.

      Espero que ajude.

      Att,

      Glauber de Souza
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  24. Mesmo com “Display Layout and Model tabs.” ativado ele não aparece no meu Autocad 2016, como resolver esse problema?

    Responder

  25. Por favor preciso de ajuda com a opção de mostrar as coordenadas x, y nos desenhos. No civil 8 estava na aba (geodesy) -> (annotations) -> (settings), no civil 2016 ñ consigo encontrar essas opções… E a aba symbols tbm, dsd já agradeço. Abraço

    Responder

  26. Com respeito aos atalhos na aba Startup é possivel
    apagar os atalhos com o regedit do windows onde fica o registros dos arquivos abertos. Tem de se procurar como se fosse o explorer HKEY_CURRENT_USER\Software\Autodesk\AutoCAD\R21.0\ACAD-0001:409\Recent File List,
    nesta pasta “recent file list” tem de se apagar todos os itens que terminam com o mesmo número. Por exemplo: class2, file2, filepinned2, filetime2.
    Também é possivel travar um arquivo trocando o valor de filepinned (com 2 cliques).
    Atenção pois o regedit salva sozinho e qualquer erro pode gerar efeitos danosos. Na pasta que sitei funciona sem problemas.
    A edição só é válida após desligar o Autocad, o que for editado antes de se desligar o Autocad é substituido pelo registro na memória do Autocad ativo.
    Este método funciona para para outras versões só clicando r r21.0 por outro existente no seu pc. Espero ter ajudado pq atalho de arquivos que estavam em uma rede e foram removidos ou renomeados “freiam” o autocad!

    Responder

  27. Meu CAd 2016 apresenta os painéis quase todos contraído. Como faço para expandir uma vez que tenho espaço para isso.
    Estou falando em expansão horizontal e não a vertical que já foi explicada aqui.
    O painél UTILITIES está contraido e DRAW expandido por exemplo
    Obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *