INSERIR IMAGENS NO AUTOCAD 2015 SEM REFERENCIA EXTERNA

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá nobre visitante dessa louca nave de conhecimento, como você está? Espero que bem. Depois de alguns dias de muita produção e trabalho aqui na obra consegui um tempinho na hora do almoço pra preparar pra vocês esse pequeno post. Você já deve ter passado pelo problema de sempre ter que lembrar de enviar a imagem que está fazendo parte do seu desenho no AutoCAD quando necessita enviar um projeto para alguém, correto? Mas na correria do dia-a-dia acabamos por não lembrar quais desenhos tem referências externas ou não, e tão pouco fazemos e-Transmit(se não sabe o que significa conheça esse excelente recurso) de todos os arquivos que vamos enviar.  E também podemos citar como exemplo aquela pequena logo que está compondo o carimbo de sua folha, que quase sempre esquecemos que existe até imprimirmos e percebermos que algo falta na folha. Então hoje irei passar pra você uma forma simples e eficaz de inserir imagens no AutoCAD diretamente no arquivo DWG, sem que seja necessário que o arquivo da imagem fique junto com o arquivo de projeto. Então vamos ao que interessa.

Inserir imagens no AutoCAD 2015

Bom, para inserir as imagens no AutoCAD de forma que ela faça parte do arquivo necessitaremos da ajuda de um um software de edição de imagem, por exemplo o famoso Paint do windows. Com ele faremos a seleção da área que desejamos da imagem e depois iremos inserir no AutoCAD. Ok vamos ao primeiro passo.

Olha, eu preparei um outro conteúdo que complementa esse assunto. Clique aqui e aprenda mais.

Abra o a imagem que deseja inserir no Paint.

inserir imagem no autocad 1 1024x436 - INSERIR IMAGENS NO AUTOCAD 2015 SEM REFERENCIA EXTERNA

Feito isso clique sobre a ferramenta selecionar e marque a área da imagem que você deseja inserir no AutoCAD. Veja:

inserir imagem no autocad 2 1024x436 - INSERIR IMAGENS NO AUTOCAD 2015 SEM REFERENCIA EXTERNA

Agora basta utilizar o famoso comando Ctrl+C ou ir até o menu editar -> copiar.

Bom agora partimos para inserir a imagem no AutoCAD. Para que isso seja feito de forma correta é necessário seguir todos os passos a seguir então vamos devagar.

Primeiro vá ao menu edit -> Paste Special ou digite o comando “PASTESPEC” na linha de comando do AutoCAD. Veja:

inserir imagem no autocad 3 - INSERIR IMAGENS NO AUTOCAD 2015 SEM REFERENCIA EXTERNA

Feito isso a seguinte janela deverá abrir pra você.

inserir imagem no autocad 4 - INSERIR IMAGENS NO AUTOCAD 2015 SEM REFERENCIA EXTERNA

Agora para inserir a imagem no AutoCAD diretamente no dwg sem a necessidade de referencia-la, selecione a opção Picture(Metafile) e clique em “OK”, veja na imagem abaixo.

inserir imagem no autocad 5 - INSERIR IMAGENS NO AUTOCAD 2015 SEM REFERENCIA EXTERNA

Pronto, agora basta clicar no ponto que você deseja que imagem esteja, agora você tem um arquivo DWG com uma imagem interna sem a necessidade de referências externas.

inserir imagem no autocad 6 1024x617 - INSERIR IMAGENS NO AUTOCAD 2015 SEM REFERENCIA EXTERNA

Antes de concluir gostaria de frisar que esse recurso é uma boa saída para pequenas imagens que não tenham tamanhos muito grandes, pois como as imagens agora fazem parte do arquivo dwg, quanto mais imagens você inserir no AutoCAD utilizando esse método, maior será o seu arquivo dwg final. Então eu indico a utilização desse recurso para pequenas imagens como logomarcas ou marcas d’água e etc. Caso seja necessária a inserção de imagens maiores e com resoluções altas é indicado a utilização de referências externas.

Bom, espero que tenha conseguido passar o funcionamento desse recurso de forma clara, mas caso haja alguma dúvida deixe nos comentários que procurarei ser rápido nas resposta, Ok?

P.S.: Eu tenho um outro conteúdo complementar bastante interessante. Clique aqui e aprenda mais, acredito que seja interessante pra você.

Grande Abraço, fique com Deus e até a próxima.FUI!!!!

21 Comentários


  1. ótima dica! me ajudou com um problema que eu estava tendo com a imagem referenciada.

    Responder

  2. Boa noite como faço para colocar uma planta baixa pronta no cad pra depois montar os diagramas eletricos

    Responder

    1. Olá Mauricio, No caso a planta baixa que você tem está no formato dwg? Se sim basta abrir o arquivo e iniciar os trabalhos.

      Caso você tenha outra situação em mãos favor deixar aqui.

      Att,

      Glauber de Souza
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  3. como faço pra plotar a imagem? porque assim a imagem nao aparece no arquivo pdf.

    Responder

    1. Olá Luis, brigado pela visita e pelo comentário. Bom isso que esta relatando não se apresenta aqui pra mim. A possibilidade que vejo é que a layer onde as imagens estão contidas, pode está impedida de plotar. Então tente avaliar se esse é o problema. Caso não seja, poste aqui para podermos buscar uma outra solução.

      Att,

      Glauber de Souza
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  4. o que fazer qdo abrimos um arquivo dwg que contenha imagem de alguma foto e a imagem da foto não aparece no arquivo aberto? No lugar que está a foto fica uma mensagem “C:\users\elcio\pictures\flamengo.jpg” e, não se consegue ver a imagem da foto. Obrigado!

    Responder

    1. Olá Elcio, isso acontece quando a imagem carregada não está mais contida na mesma pasta onde arquivo .dwg esta salvo. Caso você tenha o arquivo da imagem, basta copia-lo para pasta onde o .dwg em questão está salvo, isso deve resolver o problema. Caso não tenha esse arquivo não será possível recupera-lo, pois é um arquivo que não esta contido no .dwg, é um arquivo de imagem externo.

      Att,

      Espero que ajude.

      Responder

    1. Que bom Eliane, é sempre bom saber que nosso trabalho está gerando frutos. E esses frutos é ajudar a vocês leitores.

      Grande abraço.

      Glauber de Souza
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  5. Boa tarde, estou com um problema…uma imagem colada como Metafile…depois de rodada não aparece na área de impressão…rodando seja o que for (UCS, Viewport ou ela própria)…alguem me ajuda…obrigado

    Responder

  6. Gostei muito do post! Mas gostaria de pedir um adicional. Não tem como você explicar sobre as outras opções do Paste Special? Pra que serve a opção “AutoCAD Entities”, “Image Entity” .. ? Usando essas opções temos o mesmo resultado?

    Responder

  7. Ola bom dia. Eu sempre coloco minhas imagens como vc explicou porem hoje fui abrir um trabalho e a maioria das imagens ficaram brancas.

    sabe me dizer o que aconteceu, se tem como corrigir e principalmente o que devo fazer para não ocorrer mais.

    (o trabalho era enorme kkk está dando muito trabalho colocar as fotos outra vez)

    Responder

    1. Isso só pode ter ocorrido devido a um erro no arquivo ou algo do gênero. Porque se você usa as imagens internamente no arquivo, não tem porque elas sumirem.

      Tente recuperar o arquivo pelo comando Recovery.

      Att,

      Responder

  8. Gleuber, eu tive o mesmo problema que o Fernando. Coloquei a imagem usando “PASTESPEC” e salvei o projeto.
    Logo depois que abri, a imagem fica branca.
    Você saberia o porque disso ocorrer?

    Responder

  9. Oi, tudo bem?

    Estou com um problema para apagar uma imagem que inseri como Picture (Metafile) mas não a quero mais no meu arquivo. Já tentei tudo que poderia imaginar para apagá-la e nada. Como fazer?

    Responder

    1. Olá Bianca. Estranho você não conseguir apagar. Normalmente basta selecionar o objeto e apertar a tecla delete. Pode ser que essa imagem esteja dentro de uma layer bloqueada o que impede a edição e até mesmo a seleção dos objetos.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *