Solução de Problemas #3 – Deletando Layers “difíceis” no AutoCAD

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Olá, como você está? Espero que bem. Estamos chegando ao terceiro post da Série Soluções de Problemas no AutoCAD. Essa série se trata de tutoriais visando demonstrar como resolver os problemas mais comuns que ocorrem com AutoCAD. Pretendo com essa série unir minhas experiências diária nas resoluções de impasses que o AutoCAD vez ou outra nos obriga a passar e formar um listagem ampla e de fácil acesso para que se torne mais rápido encontrar a solução para esses contratempos, manterei um índice atualizado para que seja fácil a busca pelo artigo desejado. Então segue abaixo o índice com os problemas já tratados e postados aqui, para facilitar sua vida.

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

Solução de Problemas Comuns no AutoCAD – Índice

  1. Solução de Problemas #1 – Caixa de seleção de arquivos não Abre no AutoCAD
  2. Solução de Problemas #2 – Desativar a caixa de notificação UNRECONCILED LAYERS
  3. Solução de Problemas #3 – Deletando Layers “difíceis” no AutoCAD
  4. Solução de Problemas #4 – COMO IMPEDIR A CRIAÇÃO DE LOGS DE PLOTAGEM NO AUTOCAD
  5. AutoSave do AutoCAD desativado nunca mais!!! – Solução de Problemas #5
  6. O Comando Hatch Trava o AutoCAD 2015 – Solução de Problemas #6
  7. Driver AMD com problemas no AutoCAD 2016 – Solução de Problemas #7

 


 

Deletando Layers “difíceis” no AutoCAD

Bom quem nunca foi fazer aquela limpeza em um arquivo DWG, seja para diminuir seu tamanho ou simplesmente para deixar o desenho mais organizado e acabou se deparando com uma layer que insiste em se manter firme, mesmo não existindo nenhum objeto visível presente nela? E acabou se deparando com essa janela quase que do mal demonstrada na imagem abaixo.

deletando-layers-no-autocad

 

Bom se isso acontecer não se desespere pois aqui está a solução.

Problema

Layers Insistem em não serem excluídas no AutoCAD, pois o software acusa que ainda existem objetos que estão localizados dentro desta Layer, mesmo que não exista nenhum objeto visível ou pelo menos acessível dentro da mesma.

Solução

Para se livrar de uma vez por todas dessa pestinha, Utilize o comando LAYERDEL, digitando-o na linha de comando do AutoCAD e logo depois indicando a Layer que deve ser apagada.

Fácil não? Mas tem um porém, o AutoCAD não eliminará nenhuma Layer que contenha Objetos. Uma ocorrência muito comum nesse caso é ser adicionado um bloco no desenho e depois deleta-lo, fazendo assim que se tenha a impressão de que esse objeto já não está mais presente no desenho, mas o AutoCAD mantém uma instância desse objeto fazendo com que as layers a que esse objeto pertence ainda existam no desenho. Então se o comando acima não funcionar, utilize o comando PURGE, para eliminar todas os objetos não utilizados da memória do desenho, liberando assim as layers a que eles pertencem.

 

Bom é isso, Obrigado pela atenção e paciência de vocês, espero que eu tenha sido claro na explanação acima, mas caso reste alguma dúvida ou sugestão, fique a vontade de posta-las nos comentários, estamos prontos para tentar ajudar você a sair daqui com certezas e não dúvidas, afinal, esse é o intuito do nosso trabalho.

 

Grande Abraço, Fiquem na Paz e até a próxima.

 

 

 

4 Comentários


  1. O COMANDO CERTO É “LAYDEL”

    DIGITE O COMANDO “LAYDEL” NO AUTOCAD + APERTE ENTER NO TECLADO + DIGITE A LETRA “N” + APERTE ENTER NO TECLADO

    VAI ABRIR UMA JANELA. SELECIONE OS LAYERS QUE DESEJA APAGAR E APERTO OK.

    03/03/2016

    Responder

  2. olá,estou trabalhando em um arquivo pequeno do cad, mas quando eu salvo ele fica com uma extensão de 21.000 KB, eu já dei purge e já dei o Laydel mas nada resolveu. O que poderia ser? Eu notei que existe no arquivo vários estilos de texto que eu não estou usando mas que tbm não podem ser apagados, será possivel que seja isso?

    Desde já, agradeço.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *