Guia AutoCAD 2016 – O que há de novo? – Parte 2 – Documentação

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Com a falta de tempo e alguns projetos pessoais em andamento fui obrigado a me afastar do DesenCAD, foram dias complicados, foi quase como separar um pai de seu filho, mas paciência, terei que conviver com esse contratempo. Vamos logo correr atrás desse tempo perdido dando continuidade ao post anterior onde falamos das novidades presentes na interface do AutoCAD 2016. Hoje, vamos conhecer as novidades que o nosso querido companheiro de todas as horas têm para nos apresentar.

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

Daremos ênfase nas novidades que o AutoCAD 2016 traz, em suas ferramentas para documentação(Como cotas, nuvens de revisão, linhas de chamada e etc). Peço que deixem o que estão fazendo e prestem bastante atenção  nesse post, pois as novidades são bem legais.

 

O que há de novo nos recursos de Documentação?

 

Revision Clouds

Bom vamos começar citando o recurso Revision Clouds (Nuvens de Revisão), esse recurso me deixa um pouco em dúvida, se nas versões anteriores ele estava presente no AutoCAD como ferramenta ou se ele fazia parte do pacote Express Tools, que só está presente nas versões completas do AutoCAD, mas o que interessa agora é  que ela está disponível e de forma mais robusta que antes, trazendo opções de se criar as nuvens de forma retangular, fazendo uma poligonal ou a mão livre, deixando a sua nuvem mais fácil de ser editada. Veja nas imagens abaixo um exemplo da utilização de cada recurso da ferramenta Revision Cloud (Nuvem de revisão).

AutoCAD-2016-Revision-Cloud-Types-740x313

Veja como ficou significativamente mais fácil editar sua nuvem.

AutoCAD-2016-Rev-Cloud-Grip-Options-740x272

AutoCAD-2016-Rev-Cloud-Stretching-Grip

Veja no vídeo abaixo uma demonstração da ferramenta em ação.

Aprimoramentos no comando DIMENSION(dimensões)

 

Já estava na hora de trazerem recursos que facilite a indicação de dimensões no AutoCAD, pois alguns softwares já estão bem a frente do AutoCAD nesse quesito. Mas com os recursos apresentados  nessa atualização já é um grande avanço em relação a versões um pouco mais antigas do AutoCAD.

Com os novos recursos, você poderá adicionar dimensões em seu desenho apenas selecionando os objetos que deseja relacionar com uma dimensão. Uma grande mão na roda é que se pode adicionar dimensões horizontais, verticais, alinhadas, ângulos, diâmetros e raios  com o mesmo comando, poupando assim alguns cliques.

AutoCAD-2016-Dim-Preview-2-740x685

AutoCAD-2016-Dim-Preview

Utilizando o botão direito, poderá acessar outros recursos como raio de um arco, diâmetro e muitos outras dimensões que possa retirar de um objeto.  Veja no vídeo abaixo.

Não se preocupe com a Layer para dimensões!!!

 

Não é necessário adicionar uma layer  para guardar as dimensões pois no AutoCAD 2016, o comando Dimension já cria uma layer quando a primeira dimensão é colocada e consequentemente todas as dimensões adicionadas depois são automaticamente colocadas nesta layer , sem que você se preocupe.

Obs.: Para indicar uma layer para que o comando adicione as dimensões utilize o comando “DIMLAYER”.

Snap no centro de Polígonos fechados!!!!

 

É isso mesmo galera, agora temos no Object Snap um novo recurso, que é o centro de um polígono fechado, isso traz uma facilidade tremenda na hora de adicionar algo no centro de um retângulo, ou de qualquer polilinha fechada. Veja:

AutoCAD-2016-Geometric-Center-OSNAP

 

AutoCAD-2016-Snapping-to-Geometric-Center

Command Preview (Comando Anterior)

 

A funcionalidade Command Preview (Previsualização de comando), que foi adicionada no AutoCAD 2015, traz agora na versão 2016 do AutoCAD novos recursos, deixando a funcionalidade bem mais robusta. Nesta versão foram adicionados o Erase (apagar), o Blend (combinar), Stretch (Alongar), Rotate (Rotacionar) e Scale (Escalar). Desta forma fica mais fácil prever o que será executado sem clicar ou executar o comando, economizando tempo e alguns palavrões.

AutoCAD-2016-Erase-Preview

 

 

 

Aprimoramentos no XREF

 

As Layers dos XREFs deixarão de ser exibidos na Paleta propriedades pois não podem sofrer modificações diretamente no desenho que as abriga. As layers ainda aparecerão na  janela flutuante Layers, mas terão seus textos cinza, demonstrando assim que não podem ser aditadas.

Outro recurso adicionado na versão 2016 do AutoCAD é a variável de sistema XREFOVERRIDE que define se as Xrefs(Referencias externas) receberão propriedades provenientes das layers a qual pertencem, como cores, espessuras e tipos de linha.

PDF’s

Na versão 2016 do AutoCAD, as novas funcionalidades e forma de gerar PDFs e DWFs foi aprimorada, tornando a publicação mais confiável e rápida. Agora no AutoCAD 2016 existem duas caixas de diálogo uma para configuração de PDFs e outra para DWFs, trazendo assim recursos exclusivos para cada tipo de publicação. POr exemplo o PDF traz um controle de qualidade de imagens e texto que torna possível a configuração de PDFs para vários Fins.

Veja na imagem Abaixo:

AutoCAD-2016-Export-to-PDF-Options

 

Bom galera é isso, chegamos ao fim de mais uma parte do guia onde apresentarei pra vocês as novidades do AutoCAD 2016. Espero que estejam gostando e amanhã continuarei agora falando de Design e BIM, vocês não podem perder. Caso haja alguma dúvida, sugestão ou dica para compartilhar não deixe de deixar nos comentários, sua participação é sempre bem vinda.

 

Grande Abraço a todos e até mais.

 

Esse Artigo é uma tradução livre com acréscimos e decréscimos do artigo original AutoCAD 2016 What’s New Review postado no blog Design and Motion. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *