Guia AutoCAD 2016 – O que há de novo? – Parte 3 – Design e BIM

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Salve galera, continuaremos a serie de posts onde lhes apresento as novidades do AutoCAD 2016, e hoje falaremos dos novos recursos que a versão 2016 tem a nos oferecer quando o assunto é Design e BIM. Esta série de posts está dividida em três partes, então como já podem ter percebido esse é o post final onde concluirei esse assunto. Caso ainda não tenham lido as partes 1 e 2, os links estão disponíveis logo abaixo.

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

Guia AutoCAD 2016 – O que há de novo? – Parte 1 – Interface de Usuário

Guia AutoCAD 2016 – O que há de novo? – Parte 2 – Documentação

Mas chega de lenga-lenga e vamos logo ao que interessa.

Aprimoramentos de Design

Section

A opção Section 3D agora apresenta mais opções (flexibilidade) na versão 2016 do AutoCAD. Com este recurso você pode criar facilmente um plano de corte, uma área de corte, um volume para corte do objeto ou utilizar a nova opção Slice que gera uma fatia com valores ajustáveis do modelo tridimensional onde é aplicada esse recurso. O Slice me parece bem útil com a crescente disponibilidade de impressoras 3D e máquinas de corte CNC de pequeno porte, que estão tornando essas tecnologias cada vez mais atraentes ao público em geral, que hoje em dia podem criar seus objetos em casa, sem muitas dificuldades. Veja esse incrível comando em ação nas imagens abaixo:

AutoCAD-2016-Section-Plane-Toggle-740x498

 

 

AutoCAD-2016-Section-Plane-Properties-Slice-740x622

 

Computação Real-Time

 

Os Planos de seção (Section Planes) agora suportam nuvens de pontos (Clouds Points). Com a nuvem de pontos selecionada o menu superior exibe a opção section, mas como pode ver na imagem abaixo os planos são gerados baseados no padrão de vistas ortogonais do AutoCAD 2016 (Front, Back, Left, etc) ou baseados em dois pontos a serem indicados na tela. Veja as opções

AutoCAD-2016-Section-Point-Cloud-740x404

Com a nova opção Extrair Linhas de Seção (Extract Section Lines ) você pode extrair linhas de qualquer seção gerada com a nuvem de pontos.

Opções para trabalhar com nuvens de pontos

 

  • Para facilitar a visualização de áreas escondidas as nuvens de pontos agora aceitam transparência
  • As nuvens de pontos agora suportam UCS dinâmico.
  • 3D object Snap foi expandido para contar com recursos específicos para nuvens de pontos
  • O gerenciador de nuvens de ponto agora sempre exibe os botões on/off para nuvens de pontos e regiões

AutoCAD-2016-Point-Cloud-Manager-740x441

 

Renderização

O motor de renderização utilizado no AutoCAD 2015 foi retirado do sistema e substituído por um novo motor. O que isso significa? Melhores resultados com bem menos trabalho. Vencemos.

AutoCAD-2016-Render-Setup-740x580

BIM

 

Arquivos Navisworks NWD e NWC agora podem ser adicionados como referência externa aos seus desenhos. Essas interferências se comportam como imagens ou dwgs externos . Isso facilita muito o trabalho das pessoas que utilizam esses dois softwares diariamente.

AutoCAD-2016-Attach-Navisworks-Reference-740x416 AutoCAD-2016-Navisworks-Reference-740x416

Bom galera, acho que é isso. Espero que tenha conseguido ser claro nas minhas explanações e caso haja alguma dúvida ou sugestão, ou até mesmo uma correção, não hesite em deixar nos comentários.

 

Grande abraço a todos.

 

 

Esse Artigo é uma tradução livre com acréscimos e decréscimos do artigo original AutoCAD 2016 What’s New Review postado no blog Design and Motion. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *