Ajuste de espaço entre as Dimensões (DIMSPACE) – Super Dica #7

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Fala rapaziada, como vocês estão? Hoje vamos apresentar uma super dica que fará seus desenhos ficarem com uma cara bem mais profissional, deixando as coisas um pouco mais organizadas e trazendo um visual mais leve para os desenhos. O ajuste de espaço entre as dimensões é super importante para um melhor entendimento do desenho. Dimensões bem organizadas trazem mais segurança na leitura, evitando erros de execução e outros problemas que podem ser causado por erros na leitura do projeto. Então vamos logo a dica.

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

Ajuste de Espaço entre as dimensões

Como tudo no AutoCAD 2015, uma determinada ação pode ser executada de “N” formas. Então uma forma já conhecida de manter os espaçamento entre as dimensões é utilizando o comando DIMBASELINE, que através da variável de sistema DIMDLI determina uma distância pré-estabelecida pra o espaçamento das dimensões, bom até aí tudo OK, mas uma vez colocada a dimensão em seu devido lugar a modificação dessa variável não afetará em nada o espaçamento da mesma e é aí que entre nossa dica de hoje.

O Comando DIMSPACE – Espaçamento de Dimensões

Para executar esse comando basta digitá-lo em sua linha de comando, como todo outro comando do AutoCAD 2015. Descreverei logo Abaixo os passos e solicitação que irão ocorrer durante a execução do comando, veja.

A primeira solicitação será para que você selecione a dimensão base. Bom, e qual seria a dimensão base? A dimensão base seria a dimensão mais próxima do objeto, ou seja, a dimensão mais abaixo da sequência de dimensões paralelas. Veja na Imagem Abaixo.

dimensoes-1

Agora o comando pedirá para selecionar as dimensões que serão afetadas pelo comando. Lembre-se de selecionar apenas dimensões paralelas a dimensão base, para que o comando funcione bem. Veja.

dimensoes-2

Após selecionar todos as dimensões que serão afetadas pressione ENTER para dar continuidade ao processo do comando.

Nesse momento o comando irá solicitar a distância entre as dimensões, você pode determinar uma que você ache que ficará bom ou pode apenas pressionar ENTER e executar o comando default AUTO, que irá calcular a distância entre as dimensões baseadas no formato da dimensão (como tamanho de fonte e distância da fonte da linha base). Veja o resultado Abaixo.

dimensoes-3

 

Caso queira conhecer mais alguma de nossas super dicas clique aqui. Você verá como uma simples dica pode fazer seu dia mais produtivo.

Bom galera, é isso. Espero que tenham gostado da dica de hoje, e caso haja alguma dúvida ou sugestão não deixe de comentar. Caso tenha algum pedido de Post, entre em contato. Tentaremos atender todos os pedidos na medida do possível.

 

Grande Abraço a todos, fiquem com Deus e até a próxima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *