Como mudar as Unidades de medida no AutoCAD 2015

Tempo de leitura: 2 minutos

Quem nunca se deparou com um desenho, onde as unidade de medida não era a que está acostumado a trabalhar? E devido a isso, acabou ficando um pouco perdido em meio as informações e com dificuldades para dar continuidade ao trabalho? Trabalhar com desenhos já prontos no AutoCAD 2015 é sempre uma aventura, pois não sabemos as configurações, quais unidades e tudo mais que pode ser adaptado pelo desenhista para que o software se adapte as suas necessidades. Então para não passar por isso, temos que saber como modificar essas configurações para que possamos trabalhar sem perder tempo e sem erros causados por configurações incoerentes com o trabalho a ser executado. E hoje demonstraremos como mudar as unidades de medida no AutoCAD 2015, que ao meu ver é a configuração mais importante de todas. Vamos lá.

Olha, eu preparei um outro conteúdo que complementa esse assunto. Clique aqui e aprenda mais.

Como mudar as unidade de medida do AutoCAD 2015

Antes de modificarmos as unidade de medida de um desenho, temos que frisar que não ocorrerá uma conversão de unidades, mas como assim? Se você faz uma linha com 200 unidades no AutoCAD 2015, será 200 mm caso o AutoCAD 2015 esteja configurado para mm ou 200 inches(polegadas) caso o AutoCAD esteja configurado para polegadas. Então para que serve essa mudança de unidades? Bom essa mudança tem real interferência na plotagem, quando determinamos as escalas e quando utilizamos o arquivo para levar alguma informação para outro software. A exibição também pode ser mudada, por exemplo podemos utilizar o painel propriedades para obter o comprimento de uma linha e podemos obter esse valor em vários formatos disponíveis no AutoCAD 2015. Veja como as unidades podem ser exibidas.

  • Scientific => 1.55E+01
  • Decimal => 15.50
  • Engineering => 1′-3.50″
  • Architectural => 1′-3 1/2″
  • Fractional => 15 1/2

Para configurar as unidades e sua exibição utilizamos o comando UNITS, para acessá-lo basta digitar UNITS na linha de comando do AutoCAD 2015 ou aceder ao menu format -> Units.

Depois de executar o comando a seguinte janela será exibida e nela você encontrará todos as configurações para colocar as unidades de seu desenho de acordo com suas necessidades.

mudar unidade2 - Como mudar as Unidades de medida no AutoCAD 2015

Bom Galera é isso. Acho que toda a informação necessária para configuração das unidades do AutoCAD 2015 estão aqui. Mas caso haja alguma dúvida ou sugestão não deixem de comentar. Grande abraço a todos…

P.S.: Eu tenho um outro conteúdo complementar bastante interessante. Clique aqui e aprenda mais, acredito que seja interessante pra você.

Fiquem com Deus.  Até mais.

22 Comentários


  1. Opa, ajudou bastante, é algo bem simples essa configuração, mas deve ser aprendida para evitar problemas futuros.

    Responder

    1. Legal cara, que bom que te ajudou. Nosso objetivo é sempre estar trazendo essas dicas para facilitar o dia-a-dia dos nosso leitores.

      Grande Abraço,

      Glauber de Souza Silva
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  2. Olá amigo, minha dúvida seria a seguinte, se eu mudar para cm, e colocar na escala 1:50, na hora da plotagem não vai ter problema? Agradeço muito se me responder. Abraço.

    Responder

    1. Bom José, Com certeza se antes estava trabalhando em milímetros e agora vai trabalhar em centímetros na hora de colocar em escala deverá usar os recursos para ter certeza que a escala está correta. Mas isso depende da forma como você coloca seus desenhos em escala, pois existem algumas formas de se colocar um desenho em escala. Então para te ajudar mais especificamente teria que conhecer sua forma de trabalho.

      Att,

      Responder

  3. Boa tarde!

    Tenho o CAD de um bairro e preciso extrair apenas uma determinada quadra. Preciso dessa parte na escala 1/250, mas sempre que tento fazer qualquer coisa não dá certo. Não sei verificar em que escala o desenho foi criado, parece que foi sem unidade de medida. Isso é possível? E como eu faço para pegar apenas um trecho na escala correta?

    Obrigada!

    Responder

    1. Boa Noite Aline, sua dívida demandaria bastante linhas de explicações, com certeza daria um ótimo Tutorial. Mas respondê-la aqui não é possível. Caso necessite de ajuda, pode nos enviar o arquivo para que possamos analisar melhor e tentar te guiar nesse trabalho. Eu buscaria aprender sobre como colocar um desenho em escala e a trabalhar com layouts no AutoCAD. Tente no Google, ele sempre nos salva, mas caso não consiga volte a entrar em contato que faremos um tutorial exclusivo pra você.

      Att,

      Glauber de Souza
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  4. Muito obrigada pela atenção.

    Já consegui resolver. Muitas partes do arquivo estavam em bloco que foram explodidos e com isso pude selecionar o que eu desejava. O layout estava num zoom muito pequeno e eu não conseguia ver toda a prancha.

    Resolvidos esses problemas, consegui gerar o arquivo que eu precisava.

    Mais uma vez, obrigada!

    Responder

    1. Que ótimo Aline que resolveu seu problema. E pela atenção, disponha é sempre bom ajudar nossos leitores. Caso necessite de mais alguma ajuda estamos a disposição.

      Att,

      Glauber de Souza
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  5. Me ajudou muito mas quando abro o cad pra fazer um novo desenho a unidade continua a mesma de antes (que é milímetros), tem como deixar definitivamente em metros?
    Obrigada!

    Responder

  6. Olá.
    Peguei um projeto pronto de um outro profissional, e na hora que vou conferir as medidas das paredes não batem com as cotas já existentes. Tipo, a cota consta 3,09 e na hora que meço dá um resulto de 6,18.

    Não consigo entender o que está acontecendo. Se puder me ajudar, ficarei grato.

    Responder

    1. Olá Fábio. As medidas seguem esse padrão de ser sempre o dobro da real? Se sim, basta escalar todo o desenho por 0,5, que terá o desenho na escala correta. O que acredito que aconteceu é que quem fez o projeto escalonou para imprimir. Isso é errado, mas é comum encontrar profissionais que o fazem.

      Att,

      Responder

  7. bom dia eu mudo as unidades pra metros mais nao esta funcionando no cad da quero desenhar dois metros vem 680 por exemplo

    Responder

  8. Boa tarde, tenho um duvida. Fiz uma planta em metros, só que ela tinha que ser em centímetros, eu poderia estão usar o camando scale e colocar 0.1? Obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *