Modificando a ordem dos menus flutuantes no AutoCAD 2015

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

cui4

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

Sempre buscamos adaptar nossa ferramenta de trabalho, de forma a nos atender cada vez melhor, tornando o nosso trabalho mais intuitivo e rápido. Mas o que as vezes não sabemos, é o que realmente podemos fazer, e até que ponto podemos modificar nossa ferramenta de trabalho. O AutoCAD 2015 nesse quesito, o de adaptação, recebe notas bem altas, pois a customização da interface e dos recursos só é limitado pelo seu conhecimento. Então hoje resolvi falar sobre um recursos de customização que pode fazer você ganhar algumas horas do seu dia de trabalho, tentando diminuir a quantidade de cliques para execução de um certo comando muito utilizado por você, então vamos logo a DICA.

Modificando a ordem dos menus flutuantes no AutoCAD 2015

 

Sabemos que a nova interface do AutoCAD 2015 traz as uma organização baseada em abas (Ribbon), que por sua vez dentro dessas abas existem painéis organizando os comandos de acordo com sua utilidade, por exemplo, temos na aba(Ribbon) “HOME” o painel Draw, que traz as ferramentas mais utilizadas para desenho como: Line, Polyline, Circle, Arc e etc… Sabendo isso, localizar as ferramentas fica mais fácil. Aí você pode muito bem pensar, Mas eu posso desenhar um círculo baseado em seu raio ou até mesmo baseado em seu diâmetro. Só que para cada trabalho podemos dizer que se utiliza um mais frequentemente do que o outro, e no AutoCAD 2015 no painel Draw a primeira opção de circulo é baseado no centro e no raio. E eu tenho percebido em alguns desenhos que venho executando no trabalho ou até mesmo por divertimento que é o diâmetro mais frequentemente é representado. Eu sei que o raio é igual a metade do diâmetro e obtê-lo é bem simples, mas se o valor for algo como 25,3684, se você não é um gênio da matemática e não quer perder tempo com esse cálculo você terá que recorrer a uma calculadora ou até mesmo acessar os menus em busca do comando de circulo baseado no diâmetro.  Bom ou podemos deixa-lo a mão para que não tenhamos que procurá-lo. Bingo!!! Isso é o que vamos aprender hoje.

 

  1. Abra o AutoCAD 2015 e digite CUI na linha de comando e pressione ENTER . Esse painel abaixo que deverá ser exibido.

cui1

 

2. Para esse tutorial utilizaremos como exemplo a ferramenta Circle, mas isso pode ser aplicado em qualquer outra ferramenta. Expanda o menu de opções RIBBON e expanda a o menu Panels e busque o painel onde se econtra o comando que no nosso caso é a  HOME 2D – Draw e expanda para obter as opções dentro dela. Veja:

cui2

 

3. Observe que tudo que está acima do SLIDEOUT é exibido no painel em primeiro plano e o que está abaixo, é exibido quando o painel se expande. Veja:

cui3

 

4. Agora que você já sabe como identificar os comandos que aparecem basta você escolher a ordem que você deseja que seja exibida, mas lembre-se que no caso de comandos com mais de uma forma de execução que é o caso do Circulo a primeira opção na ordem de cima pra baixo é que será exibido.

Veja o vídeo abaixo que é bem explicativo e que mostra como executar todos os comandos para modificar a exibição de seus menus.

 

Bom galera é isso. Espero que a dica seja útil e que todas as dúvidas tenham sido sanadas.

Caso haja alguma dúvida ou sugestão a fazer, ou até mesmo uma crítica, deixo nos comentários, que na medida do possível tentarei responde-los.

 

 

Grande Abraço a todos e até a próxima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *