Rodando o AutoCAD 2015 com DirectX 9 – Caso seja Necessário

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Quando trabalhamos com um software e gostamos de seu funcionamento e recursos, inevitavelmente esperamos novidades, novos recursos, ampliação do poder de trabalho e etc. E conosco isso não ia ser diferente. Mas o AutoCAD vem lançando versões anualmente e sabemos que nas empresas ou mesmo em nossas casas não podemos nos dar ao luxo de adquirir uma nova versão do AutoCAD toda vez que uma é lançada. Sem contar que ter novos equipamentos que suportem sempre essas novas versões, também não é tão barato como gostaríamos. Bom e é sobre fazer as novas verões do AutoCAD em máquinas nem tão novas assim que vamos falar hoje nesse Post. Vamos logo ao que interessa.

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

O avanço das tecnologias, estão ocorrendo de forma muito abrupta ultimamente, e nos pegando na maioria das vezes completamente de surpresa. Se hoje temos a última inovação do processamento de imagens, amanhã estamos com um processamento de imagem completamente ultrapassado, em relação ao mais novo lançado, e infelizmente as desenvolvedoras de software para continuarem a acompanhar esse desenvolvimento, baseiam suas inovações nesses novos recursos, deixando os softwares dependentes desse recursos para funcionar perfeitamente, e as vezes tão dependentes que nem funcionam em máquinas um pouco mais antigas. Mas embora o AutoCAD 2015 sempre traga as mais novas inovações baseadas nas últimas tecnologias, podemos fazê-lo voltar as origens e ainda sim ter esses novos recursos disponíveis, mesmo que não com todo o poder disponível.

O que é O directX e porque  ele influencia o AutoCAD 2015

Antes de falar como executar o AutoCAD  com o DirectX 9, vamos entender o que ele é e porque ele é importante para execução do AutoCAD 2015.

Antes na computação, era muito complicado o desenvolvimento gráfico tanto para softwares quanto para jogos, e por isso que quando vemos documentários sobre o inicio da computação sempre temos aquelas telas pretas e texto apenas isso, até porque o processamento não era capaz de executar muito mais que isso. Mas também tinha toda a dificuldade para conseguir criar esses gráficos na unha, do zero. Com o passar dos tempos viu-se que algumas tarefas eram sempre as mesmas e as foram criadas as APIs, Essas APIs nada mais são do que os recursos para conseguir criar essas representações gráficas de forma mais produtiva e de melhor qualidade. E o DirectX é a API mais difundida para esse fim. É a “receita de bolo” que faz o nosso AutoCAD 2015 funcionar.

Mas como toda API ela sofre modificações e atualizações que as vezes não funcionam em processadores ou placas de vídeo mais antigas e é aí que entre o que vou ensinar hoje.

Rodando o AutoCAD 2015 com DirectX 9

Com os avanços no processamento de imagens hoje o AutoCAD utiliza o DirectX 11 como base para seu desenvolvimento, mas ainda existem muitos computadores por aí que não o suportam, mas se você quer ver de perto o AutoCAD 2015 e 2016 rodando no seu computador antigo basta seguir nosso tutorial. Vamos lá.

Para fazer o AutoCAD 2015 e 2016 rodar com o DirectX 9 vamos ter que configurar uma variável  no sistema operacional. Siga os passos a seguir para fazê-lo:

  1. Feche o AutoCAD 2016.
  2. Clique com o botão direito sobre  Computador e vá até Propriedades.

directx9_autocad

3. Clique em Configurações Avançadas do Sistema.

directx9_autocad2

 

4. Na aba Avançado da janela que se abriu, busque o Botão Variáveis de Ambiente e clique sobre ele.

directx9_autocad3

5. Clique sobre o botão Novo logo abaixo das variáveis de usuário.

directx9_autocad4

6. Agora preencha os campos Nome Valor da variável com GS_DEVICE e Dx9 respectivamente.

directx9_autocad5

7. Agora Clique em OK em todas as janelas para aplicar as modificações.

Nota: Como já foi avisado, mas volto a frisar, quando o AutoCAD 2016 é executado com o DirectX 9 ele pode perder algumas funcionalidades pois o DirectX 11 é mais atual e consequentemente mais poderoso do que seu irmão mais velho.

Bom galera, é isso…. Espero que a dica tenha sido útil, mas caso haja alguma dúvida, não deixe de comentar, estamos sempre abertos a perguntas e críticas.

Obrigado pela atenção e o tempo de vocês.

Fiquem Com Deus e até a Próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *