5 problemas mais comuns no AutoCAD e suas Soluções

Tempo de leitura: 4 minutos

Nada pior do que chegar ao trabalho, ter uma pilha de afazeres para concluir e ter um inconveniente problema com nossa ferramenta de trabalho. O dia acaba se tornando um inferno antes mesmo de começar. Bom, se desesperar, arrancar os cabelos ou quebrar o seu Computador não vai resolver o problema, ao invés disso vai piorar bem a situação e se você optar pela última opção esse dia ruim de trabalho pode ser último. Então hoje abordaremos os 5 problemas mais comuns com o AutoCAD e ensinar a como resolvê-los, sei que uma lista com 5 problemas talvez não seja tão abrangente como alguns poderiam desejar, mas caso o problema que está passando não esteja presente nessa lista, conte-nos, pois se acharmos que ele é um problema que ocorre com muita frequência, talvez ele se torne parte de nossa lista. Mas chega de blá blá blá e vamos logo ao que interessa.

1 – Os Hatchs (Hachuras) são exibidos como solidas mesmo que não sejam

Bom esse problema ocorre devido a má configuração de um parâmetro do AutoCAD, que é o  HPMAXAREAS, essa variável do sistema determina quantas áreas fechadas distintas pode conter um só objeto do Hatch e também é responsável pela alternância entre padrão e solid quando o zoom é utilizado. Seu valor padrão é 100, mas caso esse valor não esteja deixando as suas hachuras serem exibidas você pode chegar até 10.000.000, então basta testar alguns valores e ver se o problema é resolvido.

Valores entre 100 e 500 devem resolver o problema. Mas lembre-se as escalas da sua Hachura deve estar bem configurada para seu desenho.

Olha, eu preparei um outro conteúdo que complementa esse assunto. Clique aqui e aprenda mais.

2 – Tecla Delete não funciona no AutoCAD

Essa é clássica! Acho que isso já aconteceu pelo menos uma vez na vida de cada usuário do AutoCAD. Parece um problema grave quando ocorre, pois o primeiro a se pensar é no defeito do teclado, e para alguns menos pacientes acaba se tornando, pois antes de saber qual é o problema já está com seu peso todo sobre a tecla delete, na ilusão de que isso fará a tecla voltar a funcionar.

Para resolver o problema é simples, basta Digitar na linha de comando a variável PICKFIRST e atribuir o valor “1” a ela e pronto sua tecla Delete está de volta.

3 – Abrir e Salvar não funcionam corretamente

Essa também é uma das minhas preferidas e acho que é até mais comum do que anterior. Bom, um belo dia você chega no trabalho, pega um café, senta em frente a seu computador abre o AutoCAD e quando executa o comando open, o que acontece? Nada! Isso mesmo, a janela de seleção de arquivo não aparece. Nem para abrir documentos  e nem para salvar. E agora o que faço?

Bom a resolução também é bem simples, basta digitar a variável (Lá vem esse negócio de variável novamente) FILEDIA na linha de comando e atribuir o valor “1” a ela. E prontinho sua caixinha de diálogo estará de volta. Fácil não?

4 – O objeto anterior perde a seleção quando o segundo é selecionado no AutoCAD

Todos estamos acostumados a fazer seleções de objetos sequencialmente no AutoCAD, não é mesmo? O normal é que quando vamos clicando sobre os objetos um depois do outro vamos adicionando esses objetos a nossa seleção. Mas um belo dia, que só Deus sabe o porque, quando você tenta selecionar os objetos sequencialmente, Surpresa!!! O AutoCAD retira a seleção anterior toda vez que você clica em um novo objeto. Estranho…

Bom, para resolver isso, Basta digitar a variável(Todo o problema do AutoCAD tem haver com essas drogas de variáveis) PICKADD e atribuir o Valor “1” ela. Prontinho, pode voltar a fazer suas seleções sem problemas agora.

5 – Textos são espelhados junto com outros objetos

Espelhar os objetos num desenho, faz sentido, pois podemos querer uma geometria idêntica do outro lado, mas espelhar textos é um pouco inútil e acho que isso só vai atrapalhar, até porque, mesmo que a geometria do desenho seja espelhada, o modo de leitura que utilizamos não vai mudar. Bom se você não é nenhum daqueles casos de pessoas que só conseguem ler de cabeça pra baixo ou de traz para frente então faça com que o comando mirror do AutoCAD não mude os textos. Sim isso é possível e pode acreditar muito útil.

Para que os textos não sejam espelhados quando o comando Mirror for executado sobre os texto basta digitar a variável(Olha ela aí de novo) MIRRTEXT e atribuir o valor “0”(zero) a ela. Pronto, pode fazer os teste e ver como a coisa toda funciona.

Então galera, algum desses problemas já aconteceu com vocês? Existe algum problema que você acha que acontece com frequência e quer ver listado aqui? Deixe nos comentários, ajude-nos a ampliar nossa lista.

Obrigado pela atenção e paciência de vocês.

P.S.: Eu tenho um outro conteúdo complementar bastante interessante. Clique aqui e aprenda mais, acredito que seja interessante pra você.

Grande abraço.

Glauber de Souza Silva

CEO do DesenCAD.com

42 Comentários


  1. Boas dicas Glauber.
    Ontem tive problema com a seleção de objetos citada por voçê. Resolvi indo em opções, seleção, e desmarquei “Use shit to Selection” e OK.
    A sua dica com o comando PCKADD – 1, é mais rápidaç
    Obrigado e um grande abraço.

    Responder

    1. Olá Anísio, obrigado pela visita e pelo comentário. Sim, no AutoCAD existem inúmeras maneiras de se executar um determinado comando ou fazer alguma configuração. A maneira que achei mais fácil de passar a resolução para sanar a dúvida foi essa. Obrigado por compartilhar conosco esse outro método. Conhecimento é sempre bem vindo.

      Att,

      Responder

  2. Algumas ferramentas do AutoCAD possuem estilos (textos, dimensões, setas, tabelas), porém no estilo de textos não consigo aumentar ou diminuir todos os textos simultaneamente de um arquivo qualquer através da janela de estilos, contudo, não tenho dificuldade com as outras ferramentas de estilos.

    Obs.: Uso AutoCAD em inglês!

    Responder

    1. Ola Rocha, obrigado pela visita e pelo comentário. O que pode estar causando isso, é que os textos presentes no desenho tenham sido modificados manualmente, e quando digo manualmente, me refiro a ter sua altura definida fora do painel de formatação de estilos de texto, utilizando o painel propriedades para definir a altura daquele objeto em questão. Os objetos que foram modificados pelo painel propriedades, não são afetados pelas modificações na propriedade em questão no painel de formatação de textos. Por exemplo: se você modifica a altura de um texto no painel propriedades, essa propriedade não será afetada pelo painel de formatação, e isso vale para qualquer outra propriedade.

      Espero que tenha conseguido ser claro.

      Att,

      Responder

  3. Senhores, copiei um bloco de origem desconhecida e o mesmo corrompeu meu desenho que ficou deformado, diminuiu a altura, quando imprimo em um determinado tamanho o mesmo fica menor que a folha, como solucionar esse caso?

    Responder

    1. Olá Eliseu, obrigado pela visita e pelo comentário. Bom com essas informações que passou não dá pra saber exatamente o que está acontecendo. Então tente ser mais específico ou mandar algumas imagens do desenho para podermos analisar e dar a melhor solução para o seu problema.

      Att,

      Responder

  4. Parabens pelas soluções apresentadas, mas eu tenho um problema com autocad que me aflinge…
    quando tenho uma forma em 3d composta por muitos sólidos, eles simplesmente não unem ou subtraem…
    como resolver?

    Responder

  5. Boa Tarde Glauber, parabéns pelo site, estou com um problema na tabela do propriedade, tenho instalado em minha máquina um autocad 2014 e quando fecho um polígono não mostra nada na tabela de propriedade e também quando clico em um ponto não aparece as coordenadas, acostumei a usar essa tabela e gostaria de saber se é um erro de instalação ou tenho como reparar

    Agradeço antecipadamente,

    Responder

  6. Bom dia,vc poderia tirar minha dúvida,o meu cursor de mira desapareceu ,quando puxo o comando line o cursor desaparece o que eu faço??

    Responder

    1. Olá Elizandra, Essa é nova pra mim, nunca aconteceu comigo. Poderia enviar uma imagem disso acontecimento?

      Aguardo Resposta.

      Att,

      Glauber de SOuza SIlva
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  7. Nossa muito boa suas dicas, parabéns e muito obrigado por divulgar essas dúvidas e soluções!

    Responder

  8. Boa noite, o que será que esta acontecendo no comando MA. Pois seleciono este comando e nao esta servindo pois ele serve para colocar a cor ou a fonte do item padrão. Existe algum solução para isso o auto cad é 2012.

    Responder

  9. Como faço para alterar a escala da hachura? Pois a minha hachura só fica sólida, mesmo não sendo.

    Responder

  10. Olá estou com problemas no AutoCAD, meu desenho 2d não fecha de jeito nenhum, as cotas estão certas, eu até confiro depois pra ver se está certo, mesmo assim ele não fecha, fica faltando 0,41, não sei oq faço.

    Responder

    1. Para que um desenho não feche deve haver algum problema nas dimensões do polígono.

      Procure ver se esse polígono pode realmente ser fechado com essas dimensões.

      Att,

      Responder

  11. A solução para o problema com a tecla del (e outros atalhos) me foi muito útil.

    Responder

  12. Bom dia!! Estou tento o problema com as hachuras, todas ficam sólidas, utilizei o comando q vc citou mas não esta resolvendo, ja tentei varios numeros…

    Responder

  13. PROBLEMA DE SELEÇÃO QUANDO DOU O PRIMEIRO CLICK E DOU ZOOM PARA O SEGUNDO CLICK, SO SELECIONA O QUE ESTA NO ULTIMO DISPLAY E DESCONSIDERA O QUE FOI SELECIONADO NO PRIMEIRO CLICK.

    Responder

  14. Olá!
    Saberiam me dizer por que algumas hachuras sólidas, na plotagem, saem com linhas que ligam os pontos dos polígonos??
    No arquivo DWG está tudo normal, mas as linhas aparecem no arquivo PDF, só que ‘sem espessura’. Não é em todos os arquivos que isso acontece e eu acho que é na hora de gerar o PDF.

    Grato!

    Responder

    1. Bom Kilder, isso não é muito normal. Essas linhas não pertencem ao objeto que hachurou?

      Essa é um caso a ser visto, pois o que está me dizendo nunca vi acontecer.

      Responder

  15. Eu queria deixar uma obrigado do tamanho do meu projeto!!! Seu post salvou o dia

    Responder

  16. QUANDO DOU O COMANDO COPIAR, MOVER ALGUMAS LINHA ELE JOGA O DESENHO EM OUTRA COORDENADAS, NÃO É SEMPRE É A MAIORIA DAS VEZES E O COMANDO STRECTCH TAMBÉM.

    OBRIGADO A QUEM PUDER ME AJUDAR.
    OBRIGADO

    Responder

    1. Olá Juarez, mas não entendi. Ele joga as linhas que está tentando mover ou todo o desenho?

      Em ambos os casos isso é estranho, acredito que ele esteja ancorando o local de destino em algo presente no desenho.

      Att,

      Responder

  17. Olá, meu nome é lincon estou com um problema não comum na barra de ferramentas, o MENUBAR some direto , eu coloco o comando e ele retorna, só que na hora de mudar para 3d some tudo de novo e não tenho como usar as ferramentas 3d, quando coloco o comando novamente, menu + ENTER, APARECE A PASTA acad.cuix, ai volta para o modo desenho, não consigo usar a função 3d, alquem pode me ajudar ?

    meu zap 999297193

    Responder

  18. Olá. Meu Autocad 12 Português. Qdo abro um arquivo somente abre a tela branca e não responde NENHUM comando. Só fecha com o finalizador de tarefas.
    Me ajuda aí, amigo.

    Responder

  19. Olá Glauber,

    Vi que você ainda responde os comentários! Gostaria de tirar uma dúvida que está me afligindo há algum tempo. Estou usando o CAD 2017, e quando aplico o comando STRETCH e seleciono o que gostaria de esticar, os blocos que estão dentro da minha seleção não se movem junto. Ou seja, após dar o stretch nas paredes preciso selecionar todos os blocos dentro do ambiente e aplicar o MOVE somente nos blocos. Isto está me matando pois é trabalho dobrado!!!! Se souber a solução ou puder me ajudar de alguma forma agradeço imensamente!
    Obrigado

    Responder

    1. Olá Junior. Bom cara. O strech se comporta da seguinte forma. Caso aja algum pivot ou ponta no objeto que possa se movido ele o faz. Tenta abranger mais esses blocos para que o pivot seja selecionado.

      Responder

  20. Olá
    Eu e meu chefe estamos com um problema
    Estamos fazendo um link entre Excel e Autocad pela ferramenta de desenhos de tabela, e quando a mesma é muito grande, algo bizarro acontece. A gente tenta “quebrar” ela, ou seja, puxar a tabela (que é longa) para o lado e assim se tornar uma única tabela, só que com duas colunas em vez de uma só. Configuramos as células para ficar do jeito que planejamos, salvamos e até aí tudo bem. Quando abrimos de novo, porém, a segunda parte da tabela fica totalmente corrompida, cheio de bugs na formatação, de forma que não há como reconfigurar sem repor o link de novo. Já viu isso acontecer? O Autocad é MAP 3D 2010 em inglês, o projeto é totalmente bidimensional. Agradeço desde já.

    Responder

    1. Olá Barbara. Isso eu nunca vi acontecer. Mas uma solução seria importar a tabela inteira mesmo que ela não caiba na área de impressão. E utilizar o layout para quebra-la em varias linhas. Não sei se me expliquei. Utilizando viewports isso fica simples de fazer no layout.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *