Planilhas Excel no AutoCAD 2016 (.dwg) – Importação e Utilização

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Depois de alguns dias difíceis aqui no trabalho, entre um planilha de medição e outra, horas de AutoCAD  e um desenho de projeto e outro,

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

consegui colocar tudo em ordem e arrumar um tempinho pra falar desse assunto que já venho pensando a dias em criar um tutorial. Falaremos hoje sobre importação de planilhas excel para o AutoCAD .

Todos sabemos que o AutoCAD 2016 não oferece ferramentas satisfatórias para trabalhos com planilhas diretamente no software. E se pudessemos trabalhar com planilhas no AutoCAD, exibi-las, movê-las e tudo mais que necessitemos fazer para ter uma melhor apresentação, e quando necessitarmos editá-las e fazer todo o trabalho relacionado aos cálculos, fórmulas e outros recursos poder ter os recursos apenas clicando duas vezes sobre a planilha presente no AutoCAD 2016. Seria muito bom, não? Então, é isso que apresentaremos a vocês hoje no DesenCAD.com.

Importando planilhas do Excel no AutoCAD 2016

O Excel é referência quando o assunto é planilhas eletrônicas, e também sabemos que sempre nos vemos em situações que necessitamos utilizar planilhas juntamente com o AutoCAD. Inúmeras tarefas deixam isso claro, para citar algumas, podemos setar o caso quando necessitamos medir o volume de determinado objeto e apresentar sua memória de cálculo, ou até mesmo quando precisamos listar “n” coordenadas, e a única forma de fazer isso organizadamente é utilizando planilhas. Mas chega de lenga-lenga e vamos logo ao que interessa.

Objetos OLE do AutoCAD

Os objetos OLE foram inseridos no AutoCAD para facilitar a inserção de arquivos externos dentro do Dwg, Os objetos OLE facilitam muito na hora de ter acesso as informações externas de planilhas e outros muitos objetos que podem ser criados em outros softwares e incluídos no AutoCAD, inseridos diretamente no arquivo dwg.

 

Inserindo planilhas excel no AutoCAD

Bom, inserir planilhas no AutoCAD diretamente nos arquivos Dwg, não é uma tarefa complicada. Na realidade basta selecionar a área da planilha que deseja inserir, copiar e colar no dwg que deseja. Vejamos o passo-a-passo logo abaixo.

1 – Primeiro abra a planilha que deseja inserir.

2 – Com a planilha aberta no Excel, selecione a área que deseja exibir no Dwg e utiliza o atalho Ctrl+C (Copiar). Veja:

planilha-excel-dwg

3 – Com o Arquivo Dwg aberto no AutoCAD de sua preferência utilize o Atalho Ctrl+V (Colar) ou vá até o menu “Edit” e clique na opção “Paste Special” . Veja:

autocad-dwg-excel

4 – Feito isso se abrirá uma janela onde você deverá selecionar o tipo de arquivo que está colando dentro do seu dwg e se irá mantê-lo no arquivo ou apenas referenciá-lo. No nosso caso como arquivos excel são pequenos e a praticidade de não se preocupar de sempre enviar os arquivos referenciados aos destinatários me deixa a pensar que está é melhor opção. Veja:

excel-dwg-autocad-colar

5 – Observe no quadro acima as áreas demarcadas que são as partes mais importantes, para que se tenha uma configuração correta do comando para se ter um arquivo inserido dentro do seu dwg.

Depois de efetuar as configurações acima basta clicar em OK e selecionar um ponto para inserção da tabela. Veja na imagem abaixo como ficou no meu caso a tabela inserida no AutoCAD, não referenciada mas sim fazendo parte do DWG.

excel-planilha-dwg

 

Observe que a planilha adquire a mesma aparência que está no Excel, então isso é mais um ponto positivo, pois diversas vezes recebemos planilhas já prontas e perfeitas para inserção e assim não precisamos configurar nem aparências das mesmas. E ainda tem a seguinte facilidade, para editar a planilha basta dar um duplo clique no objeto gerado dentro do seu desenho(dwg) que se abrirá uma janela do seu editor de planilhas preferido que no meu caso é o Excel.

Bom galera, é isso. Espero que tenham gostado do artigo e que tenha sido claro em todas as explicações, mas caso haja alguma dúvida sugestão ou crítica, por favor deixe nos comentários e com certeza você será respondido quase que de imediato.

 

Grande abraço a todos e até o próximo capítulo de nossa história no desenvolvimento CAD do Brasil.

 

 

Att,

 

 

10 Comentários


  1. O que não me agradou é que não é possível rotacionar a planilha ou objeto OLE

    Responder

    1. Olá José Caetano, Eu não havia percebido essa limitação pois nunca foi necessário rotacionar, ta aí uma dica para os desenvolvedores da Autodesk, acrescentar essa funcionalidade aos objetos OLE.

      Att,

      Responder

  2. Por que este recurso de utilização de planilha Excel editavel não foi contemplado no Auto Cad 2017 ?

    Responder

  3. Bom dia.
    Quando vou imprimir a planilha OLE junto com os desenhos do Autocad ela sai bagunçada. As letras e linhas ficam bem maiores do que o que aparece na tela. Qual seria o motivo?

    Responder

  4. Alterei o dispositivo de saida (estava usando o gerador de pdf WInd2pdf e troquei para outro) e o problema foi resolvido. Por algum motivo o wind2pdf não está mais como antes.

    Responder

  5. Boa tarde,
    Meus parabéns muito bom mesmo.
    Não sei se estou escrevendo no lugar certo, mas aí vai um pedido de ajuda.
    comecei a trabalhar com o autocad mechanical 2013.
    A opção DYNSTYle não está disponivel para mim.
    Na máquina do colega do lado está.
    Porque isto acontece? como resolvo?
    ele usa a mesma versão.

    Responder

    1. Olá damascad, não tenho em minha máquina o AutoCAD mechanical 2013, mas vou tentar responder baseado no AutoCAD 2019.

      Não sei se está se referindo ao formatador de estilos de cotas e dimensões. Caso seja isso o comando para acessá-lo via linha de comando é: DIMSTY.
      Ou você pode acessá-lo via menu format no topo da janela do AutoCAD. Veja na imagem:
      dimsty

      Espero que ajude. Caso não tenha conseguido sanar a sua dúvida deixe outro comentário que buscarei a solução.

      Att,

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *