Inserir Plot Style no AutoCAD

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Salve galera, bem vindos a mais um post do DesenCAD.com. E hoje vamos falar de um assunto importantíssimo e que qualquer cadista deve saber – Os Plot Styles. Os Plot Styles são arquivo com formato (.ctb) que contém informações que definem na impressão, a espessura e cor de cada linha presente nos desenhos. Espessuras essas que são determinadas por norma, por isso chamo mais uma vez a atenção sobre a importância dos Plot Styles. Para um Cadista de qualquer nível é imprescindível que  ele saiba configurar um arquivo Plot Style (.ctb) e que saiba também utilizar arquivos enviados por outros projetistas ou empresas para que seus projetos sejam plotados de acordo com o que foi configurado, para um melhor entendimento e apresentação dos desenhos. E hoje mostraremos aqui, passo-a-passo como utilizar um Plot Style qualquer no seu AutoCAD. Chega de tanto lenga-lenga e vamos logo para ação.

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

 

Inserir Plot Styles (.ctb) no AutoCAD

 – Acessando a Pasta de Plot Styles (.ctb) no AutoCAD

O AutoCAD mantém todos os Arquivos de Plot Style numa mesma pasta, e os carrega para poderem ser selecionados quando for necessário a plotagem de alguma planta de projeto ou croqui. Como em inúmeras instalações diferentes do AutoCAD, pode ter inúmeros caminhos diferentes para essa pasta o AutoCAD traz em seu menu um atalho para está pasta, que a meu ver foi uma sacada incrível que facilita muito a s nossas vidas.

Para acessar a Pasta de Plot Style (.ctb) iremos até o menu principal do AutoCAD -> Posicionar o mouse sobre “Print” -> E clicar sobre a Manage Plot Style. Veja na imagem Abaixo:

 

manage-plot-style

Feito isso, Se abrirá uma janela de navegação de arquivos comum do seu sistema operacional na pasta onde estão contidos todos os Plot Style (.ctb) que existem no seu AutoCAD. Veja:

 

pasta-plot-style

Essas acima são os Plot Style (.ctb) que estão instalados em meu computador e que pode ser usado no AutoCAD sem problemas .

Agora que já sabemos como acessar a pasta onde está contida o plot style (.ctb), vamos agora inserir um plot style (.ctb) que pode ter vindo junto com um projeto, ou um plot style que já está configurado segundo um padrão específico de empresa ou norma reguladora, ou simplesmente ter aqueles plot style do computador anterior que você configurou e não quer ter todo o trabalho de o fazer novamente. Então Vamos lá.

 – Inserindo Plot Style (.ctb) de terceiros no AutoCAD

Bom para inserir um plot style provenientes de terceiros no seu AutoCAD basta copiá-los para dentro da pasta de plot style, essa mesma que você aprendeu a localizar logo acima e pronto estará disponível para utilização no seu AutoCAD. Depois de inseridos nessa pasta eles estarão disponíveis para seleção na área de impressão, no canto superior direito, menu seleção  Plot Style Table. Veja:

 

janela-plot-autocad

 

Bom galera é isso, espero que tenha sido útil o artigo e que eu tenha conseguido ser claro. Grande Abraço a todos, eu gostaria de pedir um favor a todos vocês. Precisamos saber o que vocês leitores necessitam de verdade desde artigos até ferramentas que possamos disponibilizar para  vocês aqui no DesenCAD.com. Então se você sente falta de algum recurso ferramenta ou algo mais, que gostaria de ver aqui no Desencad.com, deixe nos comentários, façam seus pedidos. Atenderemos a todos na medida do possível.

 

Grande Abraço, fiquem na paz.

 

 

 

 

3 Comentários



  1. Ola boa noite, vi a matéria sobre o Plot Style eu ja tinha noções mas fiquei melhor agora, muito bom

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *