Civil 3D Tutorial – Criando Alinhamentos (Alignment)

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Conheça os POSTS da nossa Série Civil 3D Tutorial:

Civil 3D Tutorial – Criando Alinhamentos (Alignment)

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

Civil 3D Tutorial – Criando Surfaces a partir de arquivos de pontos (XYZ)

Civil 3D Tutorial – Criando Superfícies a partir de pontos

Civil 3D Tutorial – Importando Pontos para AutoCAD Civil 3D

Salve meus amigos, como vocês estão?! Bom hoje traremos mais um Civil 3D Tutorial, para falarmos sobre os alinhamentos. Falaremos de suas utilidades, como e porque usar alinhamentos nos projetos que futuramente poderão ser desenvolvidos com a ajuda do AutoCAD Civil 3D. Os alinhamentos são também comumente chamados nas obras de “Eixos”, esses eixos são a base para geração de perfis transversais e longitudinais dando o caminho por onde devem ser gerados esses elementos fundamentais para acompanhamento e projeto de obras civis. No AutoCAD Civil 3D temos ferramentas específicas para geração de alinhamentos, mas também podemos gerar alinhamentos a partir de ploylines ou lines existentes no desenho. Como o AutoCAD Civil 3D é utilizado para inúmeras tarefas então a plicação dos alinhamentos são inúmeras, mas para qualquer tipo de trabalho no AutoCAD Civil 3D você estará usando os alinhamentos em 95% deles, então vamos dar a devida atenção a esse assunto, pois é importante termos uma boa base de conhecimento nesse elemento do AutoCAD Civil 3D para não ficar limitado na hora de desenvolver soluções para projetos e acompanhamento de obras.

AutoCAD Civil 3D – Criando Alinhamentos (Alignment)

Primeiramente, temos que determinar por onde deverá passar seu Alinhamento (Alignment). Isso depende de inúmeras varáveis de projeto, e como não é nosso intuito nessa fase dos tutoriais tratar questões de projeto e engenharia, tome qualquer lugar de seu projeto para passar o alinhamento, caso a área de dados disponível seja focada na área onde trabalhará busque passar seu alinhamento no meio do mesmo, pois quando for necessário gerar perfis transversais tenha uma largura parecida em cada lado da seção. Chega de enrolação e vamos logo ao que interessa.

 

Passo 1 – Vá até a aba “Home[1]” do seu AutoCAD Civil 3D na parte superior do mesmo, clique na opção “Alignment[2]” e selecione o comando “Alignment Creation Tools[3]”  . Veja na imagem.

autocad-civil-3d-criando-alinhamento-alignment-1

Passo 2 – Feito isso você terá uma janela com inúmeras configurações a serem feitas e informações a serem inseridas. Não se preocupe vamos ver o que cada uma delas significa observe abaixo:

autocad-civil-3d-criando-alinhamentos-alignment-2

1 – Nome – Neste campos você determina o nome do seu alinhamento.

2 – Tipo de alinhamento – Nesta opção você determinará o tipo de alinhamento. Ficaremos com o tipo Centerline por enquanto, mais pra frente faremos uma introdução para cada tipo de alinhamento.

3 – Descrição – Neste campo você pode colocar uma breve descrição para facilitar  a localização dos alinhamentos. Muito útil quando o projeto conta com muitos alinhamentos.

4 – Estação Inicial – Aqui você determinará o número da estação inicial. No nosso caso a estação inicial será 0+000,00.

5 – Site –  Aqui você determinará o site que seu alinhamento irá pertencer. Futuramente falaremos melhor sobre o assunto.

6 – Estilo do Alinhamento – Aqui você determina como alinhamento será exibido na sua tela. Falaremos melhor sobre estilos em outro Post.

7 – Layer do Alinhamento – Aqui você determina a qual layer o seu alinhamento pertencerá quando for criado.

8 – Estilos de Etiquetas – Aqui determinamos como serão exibidos as etiquetas dos alinhamentos. Etiquetas são as informações úteis que são exibidas junto com o alinhamento, como numero de estações, inicio e fim do alinhamento e etc.

Passo 3 – Agora que já conhecemos a janela de criação de alinhamentos podemos criar um. indique as informações mais básicas, nesse momento não importa o restante das opções. Então dê um nome e uma descrição e clique em OK.

Passo 4 – Depois de criar o alinhamento você terá disponível na tela as ferramentos para começar a realmente desenhar o alinhamento  no AutoCAD Civil 3D. Nesse menu você encontrará todas as ferramentas presentes no Civil 3D para criação de Alinhamentos. Utilizaremos a primeira opção que utiliza pontos de tangências para determinar os alinhamentos, pois é de mais fácil entendimento e com utilização mais comum. Para se aprofundar nas outras ferramentas ou em alguma específica presente nesse menu, busque na ajuda do AutoCAD Civil 3D, ou deixe sua perguta nos comentários.  Veja na imagem:

autocad-civil-3d-criando-alinhamento-alignment-2

Passo 5 – Como nosso eixo não terá curvas, utilizaremos a opção “Tangent-Tangent (No Curves)”. Procure traçar o Eixo no centro da Superfície gerada no tutorial anterior (AutoCAD Civil 3D – Criando Surfaces a partir de arquivos de pontos (XYZ)) que estamos utilizando como exemplo.  Caso não esteja utilizando o nosso exemplo os critérios para o traçado fica por sua conta, pois cada projeto tem uma necessidade distinta. Com a ferramenta selecionada no Civil 3D, determine no espaço modelo dois pontos para gerar uma reta que será o seu Eixo ou alinhamento. Veja:

autocad-civil-3d-criando-alinhamento-alignment-3

Passo 6 – Depois de determinar i alinhamento basta pressionar a tecla “Enter” para gerar o alinhamento e finalizar o comando. Você deverá ter uma exibição do alinhamento parecida com o da imagem abaixo.

autocad-civil-3d-criando-alinhamento-alignment-4

 

Prontinho, você já tem gerado o seu alinhamento gerado e pronto pra ser usado em seu projeto, gerar seções, criar grades e etc. Mas esse assunto vamos deixar para o próximo Post.

 

Bom galera, obrigado pela visita e pela atenção, espero que tenha sido claro em minha explanação e que tenha ajudado a sanar as dúvidas presentes na sua cabeça. Mas caso haja alguma coisa mais que possamos ajudar, deixe nos comentários. Será um prazer falar e trocar ideias por mais um tempo sobre o AutoCAD Civil 3D, essa incrível ferramenta.

 

Grande abraço e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *