Civil 3D Tutorial – Criando Superfícies a partir de pontos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Conheça os POSTS da nossa Série Civil 3D Tutorial:

Civil 3D Tutorial – Criando Alinhamentos (Alignment)

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

Civil 3D Tutorial – Criando Surfaces a partir de arquivos de pontos (XYZ)

Civil 3D Tutorial – Criando Superfícies a partir de pontos

Civil 3D Tutorial – Importando Pontos para AutoCAD Civil 3D

Salve queridos, estou de volta depois de alguns dias ausente devido ao envolvimento em outro projeto, ainda tá engatinhando, mas logo logo vocês terão novidades da parte de nós desenvolvedores do DesenCAD.com. Hoje falaremos sobre o AutoCAD Civil 3D, mais especificamente sobre como criar uma superfície a partir de pontos no AutoCAD Civil 3D. Criar superfícies no AutoCAD Civil 3D é imprencindível para se trabalhar com o software. E criar Superfícies a partir de pontos é ainda mais importante, pois é nesse formato que normalmente os dados de campos são disponibilizados. Depois de importar os pontos para o Civil 3D (Caso ainda não saiba como importar pontos no AutoCAD Civil 3D, acesse esse tutorial, onde você aprenderá a importá-los), devemos formar suérfícies para pode-las comparar, fazer medições, gerar seções e perfis longitudinais, tornando os dados visualizáveis, e hoje aprenderemos como gerar essas superfícies a partir de pontos no AutoCAD Civil 3D.

Criando Grupo de Pontos no AutoCAD Civil 3D

Antes de gerar a superfície, para podermos ter mais controle sobre as informações que estão contidas na mesma, o AutoCAD Civil 3D nos dá o recurso de agrupar os pontos, esse recurso é útil quando temos superfícies que se sobrepõe  deixando nossos pontos organizados para mais fácil acesso e utilização na hora de gerar a superfície no AutoCAD Civil 3D.

Passo 1 – Para criar um grupo de Pontos no AutoCAD Civil 3D, primeiramente devemos ir até a ToolSpace Clicar com o botão direito sobre Point Groups e escolher a opção New. Veja na imagem:

gerar-superficie-autocad-civil-3d-passo7

Passo 2 – Feito isso Será exibido uma janela onde poderão ser determinados o nome do grupo de pontos, o estilo de exibição e etc. Então nessa janela, digite um nome para o grupo de Pontos – De uma forma que melhor o identifique. Veja na imagem:

gerar-superficie-autocad-civil-3d-passo8

Passo 3 – Agora ainda nessa janela, vamos até a aba Include[1], para incluirmos os pontos já adicionados a área de desenho do AutoCAD Civil 3D. Para isso marcaremos a opção With numbers Matching [2] e selecionaremos todos os pontos que devem fazer parte deste grupo clicando sobre a opção Selection Set in Drawing [3] e depois selecionando-os na área de desenho do AutoCAD Civil 3D. Veja na imagem:

gerar-superficie-autocad-civil-3d-passo9

Passo 4 – Depois é só clicar em OK e observar na ToolSpace que você já tem um grupo de pontos criados com o nome foi determinado na criação do grupo de pontos. Veja na Imagem:

gerar-superficie-autocad-civil-3d-passo10

Criando Superfícies a partir de pontos no AutoCAD Civil 3D

Com os pontos já na sua área de trabalho do AutoCAD Civil 3D e agrupados num grupo de pontos nomeado de acordo, você deverá ter uma tela parecida a essa demonstrada abaixo.

gerar-superficie-autocad-civil-3d-passo1

Passo 01 – Para iniciar a criação da superfície devemos ir até a ToolSpace, clicar com o botão direito sobre Surfaces e selecionar a opção Create Surface. Veja na Imagem abaixo:

gerar-superficie-autocad-civil-3d-passo2

Passo 2 – Após clicar sobre Create Surface, se abrirá uma janela do AutoCAD Civil 3D, pedindo algumas informações como: Nome da Superfície, Estilo de Exibição e etc. Veja:

gerar-superficie-autocad-civil-3d-passo3

Passo 3 – Nessa Janela apenas modificaremos o nome da superfície – por enquanto. Então escolha o nome da superfície e depois pressione OK.

Passo 4 – Feito isso você terá na sua ToolSpace uma nova superfície na opção Surfaces – Clique sobre o sinal de [+] para expandir a opção Surface. Veja:

gerar-superficie-autocad-civil-3d-passo4

Passo 5 – Com a Superfície criada o passo agora é adicionar os pontos contidos no desenho para que a Superfície se forme a partir das informações de localização e elevação dos pontos em questão.

Para isso vamos expandir as opções da superfície criada clicando sobre o [+], ir até a opção Definitions -> Point Groups e clicar sobre ele com o botão direito e selecionar a opção Add.

Obs.: Poderíamos importar os pontos diretamente na superfície, mas para dar continuidade ao tutorial anterior onde explico como importar pontos de arquivos de texto para o AutoCAD Civil 3D.

Veja na imagem:

gerar-superficie-autocad-civil-3d-passo5

Passo 7 – Feito isso será exibido uma janela onde poderá selecionar o grupo de pontos que fará parte da superfície e que dará forma a mesma. Selecione o grupo de pontos criado no início deste tutorial e clique em OK. Veja:

gerar-superficie-autocad-civil-3d-passo6

Prontinho, Sua superfície está criada e preparada para gerar perfis, seções, fazer medições ou muitas outras possibilidades que o AutoCAD Civil 3D lhe dá em sua infinidade de recursos. Nos próximos tutoriais explicarei como modificar a aparência das curvas de nível, mudar o intervalo entre as mesmos e muito mais ajustes na exibição de sua superfície. Aguardem novos Tutoriais sobre o AutoCAD Civil 3D.

Bom é isso meu caros, espero que tenha sido claro em minha explanação, e caso haja alguma dúvida ou sugestão a fazer não hesite em deixar nos comentários, pois estamos atentos a atender a todas as suas dúvidas.

Grande Abraço a todos e fiquem na paz.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *