Civil 3D Tutorial – Criando Surfaces a partir de arquivos de pontos (XYZ)

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Conheça os POSTS da nossa Série Civil 3D Tutorial:

Civil 3D Tutorial – Criando Alinhamentos (Alignment)

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

Civil 3D Tutorial – Criando Surfaces a partir de arquivos de pontos (XYZ)

Civil 3D Tutorial – Criando Superfícies a partir de pontos

Civil 3D Tutorial – Importando Pontos para AutoCAD Civil 3D

Usar o AutoCAD Civil 3D, inicialmente parece fácil para usuários do AutoCAD, mas quando se inicia os trabalhos e se percebe que nem tudo é tão simples assim, entramos nós do DesenCAD.com para facilitar a vida de vocês leitores, agora trazendo super tutoriais sobre o AutoCAD Civil 3D, software esse que têm recursos incríveis para criação de loteamentos, cálculos de volume de corte e aterro, projeto de estradas e inúmeras outras aplicações que se tornarão mais simples e rápidas de serem executadas com a ajuda desse incrível software. E hoje, falaremos sobre como gerar uma surface, trazendo diretamente pontos de arquivos externos de texto, arquivos esses que são comumente gerados pela topografia, com a ajuda de GPS ou estação total e que depois necessitam ser trabalhados para se tornarem úteis, e é aí que entra o AutoCAD Civil 3D, para processar e dar aplicações para esses dados provenientes dos levantamentos topográficos. Criar superfícies a partir de pontos já contidos no desenho foi tratado no Tutorial AutoCAD Civil 3D – Criando superfícies a partir de pontos, então caso seja o seu caso o melhor seria acompanhar o tutorial citado. Mas chega de lenga lenga e vamos logo ao que interessa.

AutoCAD Civil 3D – Criando Surfaces a partir de arquivos de pontos (XYZ)

Para iniciarmos irei disponibilizar um arquivo de pontos no formato .XYZ para o caso de você não ter nenhum para acompanhar o Tutorial.

Faça o Download do Arquivo de pontos .XYZ Aqui

Com o arquivo em mãos vamos dar inicio ao tutorial.

Criando a superfície no AutoCAD Civil 3D

Passo 01 – Para iniciar a criação da superfície devemos ir até a ToolSpace, clicar com o botão direito sobre Surfaces e selecionar a opção Create Surface. Veja na Imagem abaixo:

gerar-superficie-autocad-civil-3d-passo2

Passo 2 – Após clicar sobre Create Surface, se abrirá uma janela do AutoCAD Civil 3D, pedindo algumas informações como: Nome da Superfície, Estilo de Exibição e etc. Veja:

gerar-superficie-autocad-civil-3d-passo3

Passo 3 – Nessa Janela apenas modificaremos o nome da superfície – por enquanto. Então escolha o nome da superfície e depois pressione OK.

Passo 4 – Feito isso você terá na sua ToolSpace uma nova superfície na opção Surfaces – Clique sobre o sinal de [+] para expandir a opção Surface. Veja:

gerar-superficie-autocad-civil-3d-passo4

Pronto, agora já temos a Surface criada, agora vamos inserir os pontos do arquivo de pontos (.XYZ). Caso você não tenha nenhum, no inicio desse tutorial disponibilizamos um arquivo para acompanhamento do Tutorial.

Inserindo os Pontos do Arquivo .XYZ na Surface do AutoCAD Civil 3D

Agora vamos inserir os pontos contidos no arquivo de pontos (.XYZ) diretamente na surface. Vamos lá!

Passo 1 – Vá até o painel ToolSpace e expanda as opções da surface criada nos passos anteriores clicando sobre o sinal de mais [+] , busque a opção Definitions [1], expanda suas opções clicando novamente sobre o sinal de mais [+] e clique com o botão direito sobre Point Files [2] e selecione a opção Add [3]. Veja na imagem Abaixo:

autocad-civil-3d-criando-surfaces-a-partir-de-arquivos-de-pontos-xyz-passo1

Passo 2 – Feito isso você terá em sua tela uma janela para fazer a importação dos pontos. Nessa janela você irá definir o arquivo a ser importado clicando sobre o sinal de mais [+] na canto superior direito[1] da janela de opções e definirá o formato do arquivo que está sendo importado[2] para que o AutoCAD Civil 3D entenda e possa trabalhar com ele. Bom, estou passando rapidamente por essa fase pois esse assunto já foi tratado anteriormente aqui no tutorial Importando pontos para o AutoCAD Civil 3D, então caso haja alguma dúvida nessa parte você pode recorrer ao mesmo. Veja a imagem:

autocad-civil-3d-criando-surfaces-a-partir-de-arquivos-de-pontos-xyz-passo2

Passo 3 – Depois de definidos todos os dados necessários no passo anterior, basta clicar em OK e você terá sua Surface gerada na área de desenho do AutoCAD Civil 3D. Veja na imagem:

autocad-civil-3d-criando-surfaces-a-partir-de-arquivos-de-pontos-xyz-passo3

 

É, acho que chegamos ao final de mais um tutorial sobre o AutoCAD Civil 3D. Espero que eu tenha sido claro nas explicações e demonstrações que fiz e caso haja alguma dúvida, não hesite em entrar em contato pelo comentários ou pela área Contato do nosso site.

 

Grande Abraça a todos e até a próxima, FUI!

4 Comentários


  1. Como que faço para criar uma superficie sendo que meus pontos que foram mandados da topografia são blocos atribuidos?

    Responder

    1. Olá Bruno. Esse problema sempre ocorre, o ideal seria pedir o arquivo .xyz a topografia e importar os pontos no Civil 3D. Pois assim você teria os pontos reconhecidos e compatíveis com todos os comandos.

      Att,

      Glauber de Souza
      CEO do DesenCAD.com

      Responder


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *