AutoCAD – Melhorando a qualidade dos PDFs no AutoCAD (DWG)

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Plotar, publicar, gerar arquivos de saída, isso sempre gera um descontrole emocional nos usuários mais novos do AutoCAD. Gerar arquivos de saída para serem utilizados por usuário que não tem o AutoCAD instalado, ou que não necessitam informações para serem editadas é muito comum no trabalho de um Cadista ou Projetista, e problemas sempre ocorrem, principalmente quando necessitamos ter as informações rapidamente para um envio urgente ou algo assim.

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

O tipo de arquivo mais comum gerado pelos usuários, quando necessita enviar algo por e-mail ou qualquer outro meio é o PDF. Esse formato de arquivo foi desenvolvido pela Adobe com a finalidade de ter um arquivo pequeno na questão de espaço ocupado em disco e com a capacidade de guardar informações como imagens, textos e gráficos. Bom, como esse formato aceita os tipos de dados mais importantes que são necessários para se ter um projeto, então nada mais óbvio que utilizar o formato PDF, para o compartilhamento de arquivos. Um outro motivo, é que podemos enviar os projetos sem dar a chance de mais ninguém utiliza-los na integra, evitando cópias e modificações não desejadas. Bom, o assunto de hoje trata do PDF como arquivo de saída de projetos, mas as configurações padrão do AutoCAD não são perfeitas para criação de arquivos de boa qualidade, então hoje demonstraremos como configurar seu AutoCAD para ter arquivos PDF gerados a partir de DWG perfeitos no AutoCAD.

Melhorando a qualidade dos PDFs no AutoCAD (DWG)

Gerar arquivos pdf no AutoCAD não é nenhum bicho de sete cabeças, mas as configurações padrão do AutoCAD não gera um arquivo de muita qualidade, podendo deixar imperfeições que prejudicam a visualização do projeto. Alguns dos problemas comuns são:

1 –  As geometrias não se conectam com perfeição e algumas linhas podem ser interrompidas. Veja:

autocad-melhorando-a-qualidade-dos-pdfs-no-autocad-dwg-1

 

2 -As hachuras apresentam falhas e traços estranhos. Veja na imagem:

autocad-melhorando-a-qualidade-dos-pdfs-no-autocad-dwg-2

 

Como existem dois caminho para gerar PDFs no AutoCAD, devemos configurar as duas formas ou pelo menos a forma que você irá utilizar para gerar seus arquivos de saída PDF. Então primeiro irei explicar a configuração da opção export, para depois falarmos da opção de plotagem em PDF DWG to PDF.pc3.

Configurando a opção Export para melhor Gerar os PDFs no AutoCAD

Primeiro Passo – Vá até o menu principal do AutoCAD, Aquele “Azinho” na parte superior esquerda do “AutoCAD”, posicione o mouse em cima da opção “Export” e clique na opção “PDF”. Veja na imagem:

autocad-melhorando-a-qualidade-dos-pdfs-no-autocad-dwg-3

 

Passo 2 – Na janela de seleção que irá abrir, clique na opção “Options” no lado direito da tela. Veja:

 

autocad-melhorando-a-qualidade-dos-pdfs-no-autocad-dwg-4

 

Passo 3 – Nessa parte basta você deixar os itens “Override Precision” e “Merge Control” iguais aos da imagem abaixo:

 

autocad-melhorando-a-qualidade-dos-pdfs-no-autocad-dwg-5

 

Prontinho, para aqueles que utilizam a opção Export para gerar seus PDFs, já tem suas configurações realizadas e basta correr para o abraço. Mas para aqueles que utilizam a plotagem, na opção DWG to PDF, continue lendo pois abaixo vamos explicar como fazer essas configurações no AutoCAD.

Configurando plotter DWG to PDF gerar melhores PDFs no AutoCAD

Bom, pra mim a forma mais eficaz de gerar os PDFs é pela janela de plotagem, pois por aqui podemos configurar apenas uma folha e gerar arquivos de todas as folhas presentas no desenho ou presente em outros desenhos abertos. Veja mais em: BATCH PLOT – Agilizando as publicações e plotagens no AutoCAD.

Passo 1 – O primeiro passo é acessar a opção de plotagem ou apertar os comandos CTRL+P.

Passo 2 – Na janela que vai abrir na opção “Plotter Name” Selecione DWG to PDF.pc3. Veja na imagem:

autocad-melhorando-a-qualidade-dos-pdfs-no-autocad-dwg-6

Passo 3 – Depois de selecionar a opção citada acima, clique no botão “Properties”, ao lado da caixa de seleção citada no passo anterior. Veja:

autocad-melhorando-a-qualidade-dos-pdfs-no-autocad-dwg-7

Passo 4 – Na janela que se apresentar pra você, busque na lista a opção “Graphics” e expanda as suas opções Clicando sobre o sinal de mais [+]. Veja:

autocad-melhorando-a-qualidade-dos-pdfs-no-autocad-dwg-8

 

Passo 5 – Nas opções que surgirem Selecione “Merge Control”, depois de selecionar essa opção deverá surgir logo abaixo duas opções, seleciona a opção “Lines Merge”. Veja:

autocad-melhorando-a-qualidade-dos-pdfs-no-autocad-dwg-9

 

Passo 6 – Agora, vamos até a opção “Custom Properties” selecioná-la e depois clique sobre o botão de mesmo nome que irá aparecer logo abaixo na sua janela. Veja:

autocad-melhorando-a-qualidade-dos-pdfs-no-autocad-dwg-10

Passo 7 – Feito isso irá abrir uma janela para que você possa configurar a resolução de objetos como vetores e imagens que possam estar contidas no seu projeto, e consequentemente será incluído na sua publicação PDF. Então caso você necessite de uma qualidade muito boa coloque todos os valores no máximo que é de 4800 DPI, mas lembre-se isso irá aumentar e muito o tamanho final do Arquivo PDF e isso pode ser prejudicial caso necessite envia-lo por e-mail. Veja:

autocad-melhorando-a-qualidade-dos-pdfs-no-autocad-dwg-11

Passo 8 – Agora basta clicar em OK nas duas janelas para finalizar a configuração.

 

Nota: Para que essas configurações fiquem salvas e você não precise executa-las novamente lembre de selecionar a opção “Save Changing in the following file”. Veja:

autocad-melhorando-a-qualidade-dos-pdfs-no-autocad-dwg-12

Prontinho galerinha, agora você pode começar a gerar seus PDFs em qualidades esplêndidas no AutoCAD. Simples e salva a vida de muita gente né?

 

Bom, é isso. Espero que tenha sido claro nas minhas explanações e caso haja ainda alguma dúvida sobre o assunto não exite em comentar, pois manter uma discussão sadia é sempre bom para que o conhecimento seja compartilhado.

 

Grande Abraço a todos e até a próxima.

 

10 Comentários


  1. Fala cara, tudo blza?

    Esse post foi muito útil para melhorar meu trabalho. Agradeço sua contribuição, profissionais como vc fazem a diferença no mercado de trabalho.

    Abraços!

    Responder

    1. Olá Victor, é sempre saber que nosso objetivo de levar o conhecimento e tornar o mundo do CAD mais profissional e valorizado, está sendo alcançado.

      Obrigado pelo FeedBack.

      Att,

      Glauber de Souza
      CEO do DesenCAD.com

      Responder

  2. Ficou bom. Valeu pela dica

    Contudo, quando ativada a opção “lines merge” em Merge Control. Essa opção mescla tudo e se tiver hachura no desenho, vira uma mistureba q desfoca tudo. Voltei para “lines overwrite” e ai sim deu certo.

    Responder

  3. Amei amigo. Muito obrigada. Achei aqui e num vídeo o que tava faltando para meu projeto de elétrica. Vlw. Ah e a imagem fica linda no PDF!

    Responder

  4. Obrigado pela dica. Resolveu meu problema. No meu caso, os números das cotas estavam saindo apagados parcialmente, alterando para “lines merge” imprimiu sem problemas.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *