AutoCAD – Perda de seleção quando comando é executado

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ser um bom Cadista, não está relacionado a ser o mais rápido e nem o que mais formas de fazer determinado desenho você conhece, está ligado a conhecer sua ferramenta de trabalho e utiliza-la da melhor forma possível. Conheci inúmeros usuários de AutoCAD, usuários esses que carregavam anos de experiências em suas costas, mas que se tornaram tão viciados e pouco adaptáveis que no menor sinal de anormalidade com o que ele está acostumado se via perdido em frente a ferramenta que o acompanha a tantos anos – O AutoCAD. Falar sobre esse tipo de situação, principalmente quando se vai falar de um comando tão simples e conhecido é quase uma obrigação, pois grandes usuários de AutoCAD passam por graves problemas pura e simplesmente por não conhecer os problemas que podem ocorrer com sua ferramenta e como solucionar tais problemas, pois como toda ferramenta o AutoCAD também necessita de atenção quando começar a demonstrar situações não comuns ao seu dia a dia. E como conhecer esses problemas todos não é uma tarefa fácil, estamos sempre trazendo pra você artigos que podem te ajudar em momentos mais complicados.

Hoje falaremos de um problema que é comum mas que nem todos os Cadistas sabem resolver e acabam por ter dias péssimos diante do nosso querido e amado AutoCAD. Nem tudo que parece uma falha no AutoCAD realmente é uma falha, algumas configurações mesmo que não faça muito sentido pra você foram disponibilizadas para que o AutoCAD pudesse se adaptar bem a qualquer usuário. Bom, a configuração que abordaremos hoje, é em relação a seleção de objetos no AutoCAD. Alguns já devem ter se deparado com mudanças na maneira de se utilizar o AutoCAD quando temos que executar um comando que necessite da seleção de algum objeto, sendo assim alguns reclamam de que quando a seleção está feita e se executa um comando, o AutoCAD simplesmente desfaz a seleção e se isso ocorre em uma seleção grande e complexa talvez seja melhor todos correrem para as montanhas, pois se nunca viram um Cadista nervoso, terão uma demonstração ao vivo e a cores.  Então, antes que mais alguém tenha um ataque vamos logo a explicação de como resolver isso.

Perda de Seleção e a variável PICKFIRST do AutoCAD

Com certeza se você já utiliza o AutoCAD a algum tempo, deve conhecer essa bendita variável. Essa variável modifica muitas funcionalidades do AutoCAD, temos como exemplo o funcionamento da tecla delete, a seleção contínua e a manutenção da seleção quando executamos um comando, que é o assunto tratado hoje nesse artigo. Então para resolver o problema em questão temos que modificar o valor dessa variável. Mas, Glauber como faço isso? – Calma, eu vou explicar passo-a-passo logo abaixo.

Resolvendo o problema de Perda de seleção no AutoCAD

Para Resolver esse problema a solução é simples e rápida de ser executada.

Passo 1 – Digite o termo “PICKFIRST” (sem as aspas) na linha de comando do AutoCAD e pressione “ENTER”. Veja:

autocad perda de seleção quando comando e executado 1 1024x347 - AutoCAD - Perda de seleção quando comando é executado

Passo 2 – Para que a seleção volte a ser como antes, ou seja para que não se perca a seleção quando algum comando é executado o valor dessa variável deve ser “1”. Então digite “1” e pressione “ENTER”. Veja:

autocad perda de seleção quando comando e executado 2 - AutoCAD - Perda de seleção quando comando é executado

Prontinho, agora você já terá as funcionalidades normais no AutoCAD e poderá selecionar os objetos antes de executar um comando.

 

É isso meus amigos, espero que eu tenha sido claro na minha explanação. Acho que esse assunto é de muita valia para qualquer cadista ou projetista que utilize o AutoCAD, pois saber como solucionar problemas é super importante para se ter um dia mais calmo e eficaz. Caso ainda haja alguma dúvida ou sugestão deixe nos comentários, para podermos ter uma discussão saudável sobre o assunto.

 

Grande abraço a todos e até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *