Evoluindo como CAD Designer- Girando um objeto baseado em inclinação existente

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Dizer que existem inúmeras formas de executar a mesma tarefa no AutoCAD já não é nenhuma novidade. Desenhar paredes, alinhar objetos no CAD, criar seções e tudo mais é comum para um CAD designer, desde o mais iniciante até o mais avançado. Ver como é incrível a ferramenta com a qual trabalhamos e conhecer os comandos CAD envolvidos para que o desenho seja executado e depois impresso e saber que tudo isso é executado por CAD designer. Bom hoje demonstraremos um recurso simples que irá ajudar os iniciantes e até mesmo um ou outro CAD designer mais experiente na hora de executar seus desenhos.

Venha participar do nosso grupo exclusivo do WhatsApp. Nós disponibilizamos conteúdos que só são divulgados lá no grupo.

Aproveite pois as vagas são limitadas....

Clique para se tornar membro do Grupo do DesenCAD.com

Caso você prefira o Telegram temos um grupo lá também.

Basta Clicar aqui para participar do grupo DesenCAD.com no Telegram

Bom, o interessante do AutoCAD e o que o faz diferente frente aos outros softwares CAD free do mercado é que os recursos do AutoCAD nunca são eliminados, então mesmo com a evolução da ferramenta, recursos mais antigos e conhecido dos usuários continuam presentes. Mas ter todos os recursos antigos as vezes atrapalha a nossa evolução como CAD Designer, nos tornando um pouco preguiçosos na hora de estudar e aprender novas técnicas CAD, que só foram possíveis com a ajuda da evolução dos softwares. Não entendam que sou um defensor dos softwares proprietários, pois também sou desenvolvedor e o domínio de uma única ferramenta no mercado é ruim para todos, mas temos que concordar que o AutoCAD ainda está longe de ser alcançado, até mesmo por outros softwares proprietários. Mas agora falando como um CAD Designer, temos inúmeras ferramentas sendo desenvolvidas e isso faz com que a Autodesk busque melhorar ainda mais o AutoCAD, trazendo para nós CAD Desingers ainda mais recursos.

Hoje aprenderemos como alinhar, ou girar um objeto no AutoCAD baseando-o em outro objeto do desenho. Isso é muito útil quando temos que alinhar uma pia a uma parede e até mesmo o vaso sanitário em relação a tubulação de saída/entrada de água. Então vamos logo ao que interessa, siga abaixo o passo a passo de como executar esse comando super útil ao dia a dia do CAD Designer.

Evoluindo como CAD Designer – Girando um objeto baseado objetos existentes no Desenho CAD

Passo 1 – Na linha de comando, digite “ROTATE”. Veja:

Passo 2 – Selecione o ponto de Base do objeto que pretende rotacionar.
(No exemplo a seguir, o ângulo na esquerda é de 23 graus, e o ângulo da direita é de 0 graus.). Veja:

autocad-girando-um-objeto-baseado-em-inclinacao-existente-1

Passo 3 – Digite ref (Referência) e selecione o ponto final da linha que pretende rotacionar. Veja:

 

cad-designer-autocad-girando-um-objeto-baseado-em-inclinacao-existente-2

 

Passo 4 – Para especificar o novo ângulo de rotação do objeto, selecione o primeiro e segundo pontos do objeto cujo ângulo você deseja rotacionar seu objeto e pressione Enter. Veja:

autocad-girando-um-objeto-baseado-em-inclinacao-existente-3

Passo 5 –  Observe agora que o objeto foi rotacionado na mesma inclinação do objeto que você usou como referência, Veja:

autocad-girando-um-objeto-baseado-em-inclinacao-existente-4

Incrível esse recurso não é mesmo? As vezes ficamos tentando igualar uma angulação e temos um pouco de dificuldade, então esse recurso nos traz mais uma evolução se tratando de ser um CAD designer, nos tornando um pouco mais experiente e adicionando um poco de bagagem em nossa trajetória.

Bom galera é isso, espero que o artigo tenha ajudado e que esse recurso facilite ainda mais o seu dia a dia como CAD Designer. Caso haja alguma dúvida ou sugestão, não exite em deixar nos comentários, uma boa discussão sempre traz maiores conhecimentos.

 

Grande Abraço e até a próxima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *