Área de Trabalho clássica no AutoCAD 2018

Tempo de leitura: 5 minutos

workspace classic autocad 2018 - Área de Trabalho clássica no AutoCAD 2018

Você já passou por isso com o AutoCAD 2018?

Abriu o AutoCAD 2018 e sentiu como se estivesse em outro software?

Percebeu que nada do que precisava, gostaria e estava acostumado está a nível dos seus olhos agora.

A interface do AutoCAD, já há algum tempo mudou, mas ele ainda manteve sua antiga interface a apenas um clique de distância. Quem nunca usou o Workspace Classic nas versões mais novas do AutoCAD?

Mesmo sendo uma prática que eu discordo, pois acredito que devemos pelo menos testar as mudanças antes de ignorá-las. A utilização da interface clássica é uma constante nos escritórios de projeto.

Só que com o AutoCAD 2018, este recurso desapareceu. Tenho certeza que tem muitos agora incrivelmente desesperados, não é? Mas calma, fique comigo que iremos resolver o seu problema.

Olha, eu preparei um outro conteúdo que complementa esse assunto. Clique aqui e aprenda mais.

Interface gráfica clássica não esta presente no AutoCAD 2018

Como dito anteriormente o AutoCAD 2018 não apresenta a opção de interface clássica, que era comum em outras versões do AutoCAD. Em minha opinião –  vejam bem, é só uma opinião – os usuários de qualquer que seja uma ferramenta deve evoluir juntamente com a mesma. O AutoCAD 2018 traz algumas melhorias na interface, que também estão presentes em versões anteriores, que agilizam o trabalho. E isso tem uma influencia gigante na produtividade do usuário.

Eu sei que mudar de uma hora pra outra não é tão fácil assim, mas temos que tomar alguma atitude pra que as coisas comecem a caminhar pra essa mudança. Veja, logo em seguida, o porque de evoluir junto com sua ferramenta…

Mudança no AutoCAD 2018, e agora??

Bom, só que desta vez quem tomou a atitude pelos os usuários foi a Autodesk. Ela eliminou o recurso que deixava a interface gráfica clássica, e fez com que muita gente  ficasse de cabelo em pé. O recurso que era um dos primeiros comandos para alguns usuários quando abriam o AutoCAD pela primeira vez, simplesmente não existe mais.

Mas, se você ainda não se convenceu que o melhor caminho é a evolução, daremos a você uma forma de ainda usar a interface clássica no AutoCAD 2018.

Workspace Classic no AutoCAD 2018

Nessa parte irei dar o passo a passo de como deixar sua Workspace do AutoCAD 2018 clássica.

Passo 1: Barra de menus AutoCAD 2018

Para exibirmos a clássica barra de menus no AutoCAD 2018, devemos ir até o menu suspenso Customize Quick Access Toolbar e ativar a opção Show Menu bar.

 

AutoCAD 2018 workspace classic - Área de Trabalho clássica no AutoCAD 2018
Mostrar barra de menus no AutoCAD 2018

Passo 2: Ocultar Faixa de opções (RIBBON)

Nesse passo vamos ocultar a faixa de opções (Ribbon), que foi uma das grandes mudanças no visual do AutoCAD depois da versão 2008 se não me engano.

Para ocultar a faixa de opções (RIBBON), clique no menu Tools > Palettes > Ribbon

AutoCAD 2018 workspace classic2 - Área de Trabalho clássica no AutoCAD 2018
Ocultar Ribbon

Nota: Certifique-se de que você tenha um desenho aberto para que o menu Ferramentas seja incluído.

Passo 3: Exibir as barras de ferramenta (Toolbars) que você deseja

Para exibir as barras de ferramenta que mais necessita, vá até Tools > Toolbars > AutoCAD e ative todas as Toolbars que desejar.

AutoCAD 2018 workspace classic3 - Área de Trabalho clássica no AutoCAD 2018
Exibindo as toolbars desejadas

Passo 4: Salvar Workspace para uso futuro

Já feita todas as modificações, o que você deve fazer agora é salvar essa Workspace pra utiliza-la sempre, até porque não faria muito sentido configura-la toda vez que você iniciasse o AutoCAD 2018. Isso seria trabalhoso e uma perda de tempo, lembra do meu lema? Projete o dobro em metade do tempo. Esse é o nosso objetivo.

Para salvar sua Workspace vá até Tools > Workspaces > Save Current As.

AutoCAD 2018 workspace classic4 - Área de Trabalho clássica no AutoCAD 2018
Salvar Workspace

Na caixa de diálogo que vai se apresentar digite um nome para sua Workspace, eu indicaria AutoCAD Classic, mas isso fica a gosto do freguês. E clique em Save.

 

AutoCAD 2018 workspace classic5 - Área de Trabalho clássica no AutoCAD 2018
Salvando Workspace.

Agora que já temos nossa Workspace do AutoCAD Classic no AutoCAD 2018. Já que estamos falando muito sobre evolução e como produzir o dobro  em menos tempo, tenho aqui um E-book de minha autoria que mostra recursos incríveis do AutoCAD, e melhor ele é totalmente gratuito basta clicar e Baixar aqui .

Conclusão…

A interface do AutoCAD vem evoluindo junto com os seus recursos. A experiência de usuário deu passos enormes e tem trazido grandes surpresas agradáveis e algumas desagradáveis aos olhos de alguns. Mas uma coisa é certa, o placar está favorável para Autodesk, em minha opinião ela vem acertando em suas inovações.

Eu sei que para os usuários de velha guarda, que utilizam o AutoCAD desde a época que todos os comandos eram digitados e não havia botões para quase nada, como no AutoCAD R14, mudar é difícil. Mas eu lhe convido a tentar. Tenho certeza de que você irá gostar dessa nova forma. Basta abrir a mente. E para os que ainda não querem usar a nova interface fica nossa dica de como mudar a Workspace do AutoCAD 2018 para classic.

Obrigado por me fazer companhia, e caso você ainda tenha alguma dúvida ou queira dar alguma sugestão deixe seu comentário que irei lhe responder o mais rápido possível.

Grande Abraço.

P.S.: Eu tenho um outro conteúdo complementar bastante interessante. Clique aqui e aprenda mais, acredito que seja interessante pra você.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *